Carros de brincar antigos

Como fazer brinquedos antigos

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer brinquedos antigos
Imagem: artelary.blogspot.com

Os brinquedos são intemporais e fazem as delícias de pequenos e graúdos! Que as crianças adoram, todo o mundo sabe, mas quem é o adulto que não gosta de, de vez em quando, matar saudade de um brinquedo da sua infância?

Até porque, na verdade, os brinquedos antigos eram super engraçados e bem pensados e convidavam mais à partilha com amigos e à brincadeira na rua! Além de poder fazer brinquedos com materiais reciclados, pode projetá-los desde o início com materiais muito baratos.

Se você gostaria de matar saudade dos seus brinquedos de infância ou, quem sabe, dar oportunidade ao seu filho de experimentar aquele brinquedo legal que fez você tão feliz, veja nesse artigo de umComo.com.br como fazer brinquedos antigos.

Passos a seguir:
1

Faça um cavalo de pau, é super simples e bem divertido!

Encontre um molde de cabeça de cavalo e desenhe-o em goma eva ou em papel-cartão. Faça dois exemplares. Recorte-os e cole-os o interior virado para dentro, deixando a cabeça do cavalo visível para ambos os lados.

Deixe cerca de 1 cm de distância da parte inferior da cabeça e faça furos com um furador, deixando a parte central sem furos e, aqui, colocar o pau de vassoura. Depois de ter o pau bem colocado, una os furos entre si com lã para prender bem a cabeça do cavalo.

Faça uma crina com fios de lã e cole-a na cabeça do cavalo! Agora é só montar e se divertir bastante fazendo corridas.

Como fazer brinquedos antigos - Passo 1
Imagem: artesanatopassoapassoja.com.br
2

Faça um pé de lata para se equilibrar em cima dele, segurando na corda!

Você só precisa encontrar duas latas iguais, com um diâmetro razoavelmente grande (como uma lata de leite em pó, por exemplo).

Faça dois furos na parte de baixo da lata, paralelos um ao outro, bem juntinho à extremidade (faça o mesmo nas duas latas) e, de seguida, passe uma corda de náilon pelo primeiro furo e coloque a outra ponta da corda no outro furo. Dentro da lata dê um nó bem forte na corda para que fique bem presa.

Coloque a tampa da lata e decore-a a gosto!

Como fazer brinquedos antigos - Passo 2
Imagem: artesanatoculturamix.com
3

Quem nunca dançou ao ritmo de um bambolê? O arco mágico que não pode cair no chão nem descer abaixo da cintura... veja só como é fácil conseguir um!

Corte cerca de 1.5 m de mangueira grossa e una as pontas com um pouco de fita adesiva ou papel autocolante. Decore com uma cor bem alegre e já está! Se quiser, pode colocar pedrinhas ou guizos dentro da mangueira para que ela produza som enquanto é rodada!

Como fazer brinquedos antigos - Passo 3
Imagem: balaozinhomagico.com.br
4

Ainda lembra do diabolô? Foi a maior loucura entre os mais pequenos! Depois de aprender a usar, tentar todos aqueles truques que é possível fazer com esse brinquedo... que maravilha! Veja só como fazer um bem barato e com pouco trabalho!

Corte a parte superior de duas garrafas pet, com cerca de 15 cm de comprimento até ao gargalo. Em uma das garrafas, corte o gargalo e deite fora. Lixe bem as extremidades e encaixe uma na outra, tampando de seguida com a tampa da garrafa, de forma a uni-las.

Encontre duas varetas com 25 cm de comprimento e 1 m de barbante. Faça um furo nas extremidades das varetas e passe o barbante por ele, dando um nó para que fique bem preso.

Como fazer brinquedos antigos - Passo 4
Imagem: gifyts.com.br
5

Use a imaginação e recrie carros e bonecos com embalagens de detergente, garrafas pet, garrafões de água, etc. Quer fazer um carrinho com aquela embalagem de detergente usada? Super fácil... é só lavar bem a embalagem, remover o rótulo, pintá-la bem bonita pregar 4 tampinhas de garrafa pet na parte debaixo da embalagem!

Como fazer brinquedos antigos - Passo 5
Imagem: blogdatitiavera.blogspot.com
6

Faça um vai-e-vem com garrafa pet! Esse jogo era delicioso... ainda lembra?

Você só precisa lavar bem 2 garrafas pet e cortá-las a meio, separando as duas partes da garrafa. Agora una as duas partes de cima de cada uma das garrafas, encaixando uma dentro da outra. Cole com fita adesiva colorida e decore com a fita a sua garrafa, para que não se perceba a junção.

Faça passar dois fios com o mesmo comprimento por dentro da garrafa e amarre uma argola de plástico em cada uma das pontas dos fios, dando um nó. E está prontinho o seu vai-e-vem!

Como fazer brinquedos antigos - Passo 6
Imagem: ccjuve.prefeitura.sp.gov.br
7

Brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças, mas depois de brincar é muito importante arrumar tudo, e neste caso tem uma excelente oportunidade para ensinar os valores da organização, ou seja, deve ensinar a criança a arrumar e guardar todos os seus brinquedos depois de brincar com eles.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer brinquedos antigos, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
maria eduarda
eu tenho 11 anos eu quero quero um brinquedo que fose de guardar canetas..............
Gabriela
Muito obrigada,preciso fazer um desses pra brincar na minha escola !!! Irei fazer o diabolô ! Parece MUITO legal,e barato ! Simplesmente obrigada ! Abraços...
Editor umComo.com.br
Oi Gabriela, espero que você consiga! Muito obrigada ;)
Fernanda
Olá ,tenho 11 anos e acho as crianças de antigamente (que agora são adultos) muito criativas . Elas usavam pedaços de legumes,panos e o que mais estivesse pela frente para fazer brinquedos . Eu daria minha infância para viver na de antigamente !
Ana Caseiro
Olá Fernanda, é verdade agora tudo é bem diferente! Obrigada pelo comentário e continue a seguir-nos :)
Imagem: artelary.blogspot.com
Imagem: artesanatopassoapassoja.com.br
Imagem: artesanatoculturamix.com
Imagem: balaozinhomagico.com.br
Imagem: gifyts.com.br
Imagem: blogdatitiavera.blogspot.com
Imagem: ccjuve.prefeitura.sp.gov.br
1 de 7
Como fazer brinquedos antigos