Outros Outros jogos

Brincadeiras com água

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 22 junho 2023
Brincadeiras com água

Morar perto da praia ou ter uma piscina em casa facilita o alívio às altas temperaturas do verão. Tomar banho de mar ou ficar na piscina é o recurso perfeito para se refrescar, mas nem todos têm a sorte de poder nadar em um desses lugares. Por isso, é importante buscar outras formas de se refrescar e, nesse sentido, as brincadeiras com água são grandes aliadas.

É que com elas você consegue duas coisas: que as crianças da casa se divirtam jogando e, enquanto isso, se refresquem. Em casas com jardim ou em qualquer parque você pode brincar desses jogos fáceis de organizar e que exigem poucos materiais. Para descobrir brincadeiras com água, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Brincadeiras com palavras

Índice

  1. Pinhata de verão
  2. Batata-fria
  3. Lenço d'água
  4. Revezamento de garrafa de água
  5. Pés na água
  6. Pintar com gelo
  7. Sapatos na água
  8. Pescar copos
  9. Jogo de esponjas
  10. Prancha deslizante
Ver mais >>

1. Pinhata de verão

Fazer pinhatas refrescantes é uma ótima maneira de brincar com os pequenos. Doces embrulhados e alguns pequenos brinquedos que podem ser colocados em grandes balões serão suficientes; você vai precisar de alguns balões. Uns deles contendo surpresas e água e outros apenas água fria para tornar a pinhata o mais refrescante possível.

Arrume os balões grandes em um barbante como se estivesse estendendo as roupas. Se as crianças quiserem receber recompensas, terão que se molhar: deverão furar os balões para ganhar os brindes.

Brincadeiras com água - 1. Pinhata de verão

2. Batata-fria

Outra das atividades na água envolvendo balões é esta! Alguns balões são os únicos itens que você precisa para brincar deste jogo. Deve enchê-los com água fria e, formando um círculo, se passam entre as crianças tentando não deixá-los cair no chão. No momento em que eles furarem, quem estiver com o balão nas mãos ficará molhado e refrescado.

É a versão da batata-quente, só que fria!

Brincadeiras com água - 2. Batata-fria

3. Lenço d'água

É o clássico jogo do lenço mas com uma variante interessante para o verão. Formam-se duas equipes e, no meio de ambas, é colocado um balde cheio de balões de água em vez de um lenço. Ao ouvir seu número, os participantes devem se aproximar do balde, pegar um balão e acertar os participantes do time oposto.

A equipe que soma mais pontos é aquela que conseguir pegar o balão de água primeiro e acertar o rival, molhando-o. Se você busca por brincadeiras com água que exijam velocidade, habilidade e pontaria, esta é a sua escolha.

Brincadeiras com água - 3. Lenço d'água

4. Revezamento de garrafa de água

São formadas duas ou mais equipes, cada uma com dois baldes de água e uma garrafa plástica. As crianças são dispostas em duas filas e, a uma distância razoável, é colocado um segundo balde vazio. O jogo consiste nas crianças carregarem a garrafa cheia de água fria em suas cabeças até o segundo balde para despejar o máximo de água possível nele.

Cada jogador deve fazer este percurso até que o segundo balde seja preenchido e a equipe que o encher primeiro, vence. A capacidade de manter a água na garrafa sem derramar até chegar ao segundo balde definirá o futuro do jogo.

Brincadeiras com água - 4. Revezamento de garrafa de água

5. Pés na água

Neste jogo com água você vai precisar de 4 baldes de água e 2 esponjas grandes. Divida as crianças em duas equipes, em fila e deitadas de costas, com os joelhos dobrados e as solas dos pés no chão. Os pés do parceiro atrás, tocarão a cabeça da criança que estiver à frente.

O jogo consiste em o primeiro jogador da fila pegar a esponja do balde com os pés e passá-la para os pés do parceiro que estiver atrás. Assim, a água vai cair por todo o corpo e ajudar a equipe a se refrescar. É essencial se apressar porque a primeira equipe a levar a esponja até a outra ponta será a vencedora.

Brincadeiras com água - 5. Pés na água

6. Pintar com gelo

Este é um jogo refrescante e criativo. Um pouco de gelo colorido deve ser preparado com antecedência: coloque água e têmpera em seu balde de gelo. Quando o gelo estiver feito, use um rolo de papel para pegá-lo e pinte com esse gelo colorido.

Esta é uma das atividades com água ideal para fazer na escola, já que as crianças não se molham muito, ao mesmo tempo que se refrescam e se divertem.

Brincadeiras com água - 6. Pintar com gelo

7. Sapatos na água

Cada criança deve usar sapatos que possam molhar. Uma bacia cheia de água é colocada e os participantes ficam a 5 metros dela e de costas. Nesta posição, eles devem jogar o sapato na bacia. O jogo terminará quando todas as crianças conseguirem acertá-lo na água.

A brincadeira pode se tornar uma competição entre duas equipes. O time mais rápido a acertar os sapatos na bacia de água, vence.

8. Pescar copos

Coloque alguns copos de plástico leves em um recipiente grande ou bacia cheia de água. Crie uma vara de pescar com um pedaço de madeira, barbante e clipe para pescar os copos. É um jogo que tem muitas variáveis, pois em vez dos copos você pode colocar outro objeto que seja fácil de pegar com o clipe.

9. Jogo de esponjas

Toda criança precisa de um balde e uma esponja. O participante molha a esponja na água e a joga no ar para que os outros companheiros a peguem. Como a esponja voará encharcada de água, ela respingará e os jogadores desfrutarão de um banho refrescante.

10. Prancha deslizante

Neste jogo você precisa de um plástico grosso (material de piscina) de bastante comprimento. Coloque-o no chão adicionando um pouco de sabão e água para transformar o plástico em uma prancha muito escorregadia. As crianças podem cair, mas vão achar muito divertido e refrescante.

Se você quer conhecer mais brincadeiras com água para se refrescar no verão, recomendamos esses outros artigos do umCOMO sobre Brincadeiras na praia e Brincadeiras para fazer na piscina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras com água, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Brincadeiras com água