menu
Partilhar

Como fazer um jantar temático

 
Por Ana Luiza Aguiar. 12 agosto 2021
Como fazer um jantar temático

Você vai receber amigos para um jantar em casa e não sabe o que preparar? Quer sair da rotina pipoca e Netflix com seu mozão e fazer algo diferente? Por que não apostar em um jantar temático? Essa é sempre uma ótima opção para quando se deseja ter uma noite divertida, desfrutar de boas companhias e comer bem. Dessa forma, neste artigo do umCOMO iremos te apresentar várias opções de temas e te ensinaremos como fazer um jantar temático para diferentes situações.

Também lhe pode interessar: Como preparar um piquenique

Como fazer um jantar temático

O planejamento é essencial para garantir o sucesso da maioria das coisas que fazemos. Se você quer saber como fazer um jantar temático memorável, isso é essencial, você precisa se planejar para que tudo corra bem. Não precisa ser um planejamento detalhado, mas é necessário considerar aspectos como: qual vai ser o tema do jantar? Você vai precisar decorar o ambiente? A comida a ser preparada é fácil de ser encontrada no mercado ou você precisará dedicar mais tempo a essa busca? Quem serão as pessoas convidadas? Há necessidade de vestir-se à caráter? Considere todos esses pontos para planejar jantares temáticos.

Portanto, te ensinaremos por meio das seguintes dicas como fazer um jantar temático:

  • Escolha um tema que tenha alguma conexão com a sua história e a de quem for participar do jantar com você, assim, tanto a decoração do ambiente como as comidas e as músicas poderão ser escolhidas de acordo com a ocasião. Aposte em temáticas divertidas, como uma cena de um filme que tenham assistido juntos/as ou a simulação de um lugar pra onde vocês já tenham ido e dado muita risada. Quem sabe até vocês podem ir vestidos à caráter? Isso deixaria a noite mais alegre ainda. Neste outro artigo do umCOMO ensinamos Como se fantasiar de Darth Vader, caso o tema escolhido seja Star Wars.
  • Já decidiu o tema? Ótimo, agora mãos à obra para trabalhar na decoração. Não é necessário que se gaste muito nesta etapa que, embora seja importante para ajudar a criar o clima temático, não é tão importante quanto os comes e bebes. Neste artigo do umCOMO você aprende a Como reaproveitar garrafas na decoração, um item reciclado e sustentável. Veja também Como fazer decoração de carnaval, para estimular a sua criatividade, caso esse seja o tema escolhido.
  • Atenção ao preparo das comidas! Certifique-se de que as pessoas que serão convidadas não têm restrições alimentares para não estragar a festa. Capriche também na apresentação dos pratos. Se, por exemplo, seu tema for Dia dos Mortos, experimente oferecer arroz mexicano e enviar este outro artigo para os/as convidados/as chegarem preparados: Como fazer uma fantasia de caveira mexicana.
  • Depois que tudo já estiver planejado, você só precisa convidar as pessoas e aproveitar seu jantar.

A seguir, te apresentaremos ideias de jantar temático para fazer à dois, entre amigos e até mesmo com a família, siga lendo.

Jantar temático para casal

Tem alguma data comemorativa chegando ou você deseja apenas surpreender a pessoa amada? Um jantar temático é uma ótima forma de sair da rotina. Preparar o jantar à dois também pode ser uma ótima forma de aproximar mais o casal. Dessa forma, te oferecemos 5 dicas de jantares temáticos para casal.

Flashback do primeiro encontro

Por que não reviver o primeiro encontro de vocês? Ou o primeiro beijo? Decore o ambiente com peças que se relacionem com o ambiente na qual viveram essas experiências, cozinhe aquilo que comeram ou, caso não tenham comido, algo que vocês gostem de comer juntos/as e a surpresa está pronta! Não tem como não se apaixonar por um jantar desses, né?

Cena de série ou filme que vocês gostem

Independente de quanto tempo vocês têm de relacionamento, existe algo que viram juntos e se tornou algum bordão do casal. Por que não fazer um jantar temático recriando uma cena de série ou filme? Assim vocês podem deixar a criatividade rolar solta e criar boas lembranças.

Comida preferida

Vocês tem um tipo de comida favorita? Por que não fazer um jantar árabe, por exemplo? Podem se inspirar na decoração de algum restaurante que já foram juntos/as e apreciar a comida que gostam no conforto de casa, mas com o mesmo clima agradável de um jantar fora.

Viagem na sala de casa

Uma viagem sem sair de casa também é uma opção! Vocês podem apostar em usar objetos, músicas e roupas que remetam ao lugar para onde querem ir, além de preparar os pratos típicos daquele lugar, assim, com a ajuda da imaginação poderão se transportar para o destino em questão sem nem sair de casa e gastando pouco.

Datas comemorativas

Se existir alguma data comemorativa que o outro goste muito, como o Natal e as festas juninas, por exemplo, por que não surpreender fazendo dessas ocasiões um dos temas para jantar temático surpresa? Você pode preparar os pratos preferidos da pessoa e decorar o lugar seguindo as dicas destes artigos: Como fazer decoração de Natal gastando pouco e Como fazer decoração para Festa Junina.

Jantar temático em família

Passar tempo de qualidade com a família é sempre bom e garante boas risadas. No entanto, às vezes o encontro acaba se tornando repetitivo. Dessa forma, trouxemos 3 ideias de jantares temáticos em família.

Jantar dos descendentes

Qual é a descendência da sua família? Esse pode ser um ótimo tema, assim vocês podem voltar às origens e celebrar com uma comida típica do lugar de onde seus ancestrais vieram, com direito a trajes e músicas temáticas.

Décadas passadas

Que tal um jantar temático dos anos 70, 80 ou 90? A depender da preferência da sua família, essa pode ser uma boa opção para que os mais velhos se divirtam e os mais novos conheçam um pouco mais a história da família e da cultura.

Olha o passarinho!

Recriar o cenário de uma foto importante para a família também pode funcionar, por exemplo: seus avós tem uma foto muito bonita juntos e estão completando 40 anos de casados, que tal recriar esse cenário e transformar a ocasião em um tema para jantar temático em família? Assim vocês comemoram essa união de um jeito diferente e emocionante ao mesmo tempo!

Jantar temático entre amigos

Entre amigos o clima de descontração e intimidade pede que o tema do jantar seja descontraído e divertido. Aqui te apresentaremos 3 dicas de jantar temático com amigos.

Volta às aulas

Se vocês são amigos/as desde os tempos de escola, o tema do jantar de vocês pode ser justamente esse. Recriem um cenário que lembre alguma ocasião engraçada e marcante que vocês tenham vivido na época ou até mesmo o restaurante onde costumavam almoçar e relembrem de suas experiências juntos/as.

Bem-vindo ao RU

Se vocês são amigos/as de faculdade, podem fazer parecido, mas por que não reviver um jantar no restaurante universitário ou em algum bar que costumavam ir? Pode ser divertido e trazer ótimas lembranças.

À fantasia

Vocês também podem escolher como tema algum interesse em comum, como um jogo, um filme, uma banda, uma série ou até um livro. Assim, vocês podem se fantasiar de algum dos personagens, por exemplo, e viver um jantar temático inesquecível!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jantar temático, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um jantar temático
Como fazer um jantar temático

Voltar ao topo da página