Outras atividades recreativas ao ar livre

Como descobrir um hobby

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 10 maio 2021
Como descobrir um hobby

Descobrir o que realmente nos apaixona e nos move pode ser uma tarefa difícil. Com o trabalho e a correria do dia a dia, às vezes esquecemos de olhar para dentro, de praticar o nosso autoconhecimento, para, assim, saber o que gostamos de fazer no nosso tempo livre e que hobby gostaríamos de ter.

O que significa hobby? Hobby é uma atividade exercida exclusivamente como forma de lazer, de distração, um passatempo. Por isso, por mais que o seu trabalho te apaixone e você o adore, ele não pode ser considerado como seu hobby.

Se você tem dificuldade para saber o que você gosta de fazer no tempo livre e tem sentido uma necessidade de encontrar algo para se distrair e aliviar a tensão diária, não se preocupe. No umCOMO vamos te ajudar a como descobrir um hobby para que você encontre um passatempo agradável e tenha mais satisfação pessoal.

Também lhe pode interessar: Como criar um hábito

Como descobrir um hobby

Ultimamente muito tem se falado sobre autoconhecimento, autocuidado e autoestima, os três As que são extremamente importantes para a nossa saúde mental. Ter um hobby faz parte de cuidar de si mesmo - autocuidado - fortalece a autoestima, porque você estará realizando uma atividade que você gosta e para descobri-lo é preciso autoconhecimento para saber o que você gosta de fazer ou não.

Muitos dizem que praticar esportes radicais é um hobby sensacional, mas se você tem pavor de adrenalina e não gosta de se arriscar, isso para você será o contrário de um hobby já que, como dissemos antes, um hobby é uma atividade que deve ser agradável, uma distração.

Agora se você não sabe se gostaria ou não de praticar esportes radicais é diferente, e para isso você tem que experimentar e essa é nossa primeira dica para como descobrir um hobby. Vamos a elas:

Estar aberto(a) a experimentar coisas novas

Se a gente não sabe muito bem o que gosta, um dos primeiros passos para descobrir um hobby é estar aberto(a) a experimentar coisas que nunca fizemos antes e que, talvez, nem sonhamos que vai nos interessar. Eu mesma nunca imaginei que iria gostar de stand up paddle, mas experimentar com meu pai me fez perceber que é uma ótima atividade para o tempo livre, que trabalha o corpo e a mente. E essa experiência nos leva a segunda dica...

"Qual é o seu hobby?"

Assim como eu descobri o stand up paddle com meu pai, porque é, na verdade, o hobby dele, você também pode descobrir hobbies que sejam dos seus amigos e familiares e que possam te agradar também. Por isso, pergunte às pessoas ao seu redor: "qual é o seu hobby?" e descubra o que elas fazem para se divertir no tempo livre.

Além de te ajudar a descobrir algo que te agrade, você tambémpode criar grandes memórias com seus amigos e família. Imagina que legal experimentar uma aula de dança com a sua melhor amiga? Ou uma aula de violão com a sua mãe? Ainda que daí você não descubra seu hobby, conhecerá um monte de coisas novas ao lado das pessoas que mais importam para você.

Você também pode perguntar aos amigos e familiares o que eles acham que você gosta de fazer. Às vezes, sob uma perspectiva de fora, eles podem ter uma visão sobre algo que você curta, mas nunca tenha se atentado.

Faça pequenos cursos

Os cursos rápidos são outra maneira de descobrir um hobby. A internet oferece cursos em todas as áreas que você pode imaginar - e que você pode não imaginar também! Muitos deles são, inclusive, grátis, caso você não queira fazer um investimento de cara em algo que não sabe se vai gostar.

Acesse sites que têm esse serviço e veja que cursos eles têm a oferecer. Selecione aquele que você imagina que possa gostar e mãos à obra! Atenção: não se renda à tentação de fazer algo em sua área de trabalho, porque, do contrário, você não vai encontrar seu hobby.

Como descobrir um hobby - Como descobrir um hobby

O que você faria se não precisasse de dinheiro?

Pode parecer filosofia barata de bar, mas se você realmente parar pensar nisso, pode descobrir grandes coisas sobre você e, até, a sua verdadeira paixão. Além disso, pensar no que você tem habilidade também pode te ajudar a descobrir um hobby.

É ótima(o) organizando as festas do seu filho(a)? Por que não decorar festas pequenas no tempo livre? É um(a) exímio cantor(a) de chuveiro? Que tal uma vez por semana frequentar um karaokê para soltar a voz?

É verdade que existem pessoas que acabam transformando seus hobbies em profissões, mas também não é problema algum em manter um trabalho em uma área que você gosta e realizar aquilo que te apaixona no tempo livre.

Observe o seu dia a dia

Todos nós sabemos, em menor ou maior grau, o que fazemos para relaxar ou atividades que fazemos sem a intenção de relaxar, mas que acabam nos relaxando. A observação das nossas atividades do dia a dia pode ser uma ótima maneira de como descobrir um hobby.

Consertar roupas que estão com defeito te relaxa? Costurar pode ser um hobby! Quando você tem um dia muito cansativo, mesmo assim tem energia par fazer um prato elaborado na cozinha? Cozinhar pode ser um hobby e você, inclusive, pode elaborar um pouco mais com um curso de culinária específico que sempre quis aprender: japonesa, italiana, baiana...

Como descobrir um hobby -

Lembre-se da sua infância

O que você quer ser quando crescer? Quem nunca ouviu essa frase quando é criança? Mas, você se lembra das suas respostas? Nós vamos descobrindo gostos ao longo da nossa vida, mas desde os nossos primeiros anos de vida já temos atividades pelas quais nos atraímos mais ou menos e isso tem tudo a ver com a nossa personalidade!

Procure resgatar essas memórias, pois elas podem de dizer grandes coisas quando o assunto é como descobrir um hobby. Também existem muitas atividades que fazemos quando criança e adolescente e que depois temos que abandonar pelas obrigações da vida, mas é possível que você arranje um buraquinho na agenda para não abandoná-la por completo.

Gaste algumas horas no YouTube

O YouTube é um universo quando se trata de conteúdo variado, tem de tudo por ali e pode ser uma ótima fonte de pesquisa para saber como descobrir um hobby. Maquiagem, música, literatura, tunar carros... sabe como eu sei que existe um canal sobre tunar carros? Porque é o hobby de um amigo!

Pense nas coisas nas quais você se interessa e vá buscando vídeos sobre o tema na barra de busca do site. Quem sabe você não vira um(a) exímio(a) mãe/pai de plantas?! Ou o/a chef da galera?! Sugerimos o Tudo Receitas, caso você queira das os primeiros passos como chef nas horas vagas.

Como descobrir um hobby -

Encontre um nicho dentro do amplo

Por exemplo, você pode gostar de assistir a filmes, mas isso é muito amplo, certo? Você pode encontrar um tipo de filme que goste muito e tirar seus dias para assistir somente a filmes desse tipo. Isso é uma atividade que além de ser prazerosa, ocupará bastante o seu tempo. Por exemplo: assistir a filmes sobre moda.

Você terá que gastar tempo buscando esses filmes, listando, depois encontrando no catálogo, assistindo, trocando ideias com pessoas que gostam do mesmo tipo de filme, resenhando, pode até criar um grupo com pessoas que tenham os mesmos interesses que você!

Faça trabalho voluntário

Muitas vezes ouvimos histórias de alguém que conseguiu transformar o hobby em trabalho, mas e transformar trabalho em hobby? Isso é possível com o trabalho voluntário. Busque uma causa em que você acredite. Além de passar tempo fazendo o que ama, estará usando seu tempo livre para fazer o bem.

Se você ama animais e não pode ter um em casa por não poder cuidar dele como ele merece, procure uma ONG de animais que você possa ajudar. Assim terá contato com os bichinhos e ao mesmo tempo ajudará a causa.

Relaxe!

Pode parecer bobagem dizer isso, mas se você está tentando saber como descobrir um hobby, se estressar nessa busca não vai te fazer encontrá-lo mais rápido. Até porque estresse e distração não tem nada a ver. Seguindo as dicas do post, eventualmente, você encontrará o que te apaixona.

Por isso, aproveite a busca para ganhar autoconhecimento, passar tempo com amigos e família, se distrair mesmo que errando no hobby. Afinal, fazer uma aula de culinária que seja um grande fracasso pode ser, no mínimo, divertido e uma história para contar depois. Lembre-se que o que importa não é a chegada, sim, o caminho!

Como descobrir um hobby -

Lista de hobbies

Até aqui te damos dicas de como descobrir um hobby, visto que, como explicamos, é muito relativo e pessoal. Porém, se você está sem tempo de testar várias coisas ou quer mais praticidade para começar agora com algo que acha que possa gostar, deixamos abaixo uma lista de hobbies para que você escolha o que mais combina com você:

  • Pintar;
  • Dançar;
  • Plantar;
  • Bordar;
  • Fazer algum esporte;
  • Yoga;
  • Ler;
  • Assistir a filmes;
  • Pescar;
  • Maquiar;
  • Escrever;
  • Organizar - casa, armário, gavetas;
  • Fazer trilhas;
  • Cozinhar;
  • Costurar;
  • Jogar cartas;
  • Ensinar outras pessoas algo que você saiba fazer bem;
  • Escalar;
  • Andar de bicicleta;
  • Colecionar algo;
  • Velejar;
  • Ter um blog;
  • Fotografar;
  • Ser voluntário em uma causa que acredite;
  • Aprender um idioma;
  • Meditar;
  • Correr;
  • Caminhar;
  • Acampar;
  • Escrever um diário;
  • Cantar;
  • Tocar um instrumento.

E aí? Conte para a gente nos comentários qual vai ser o seu!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir um hobby, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como descobrir um hobby