Crie seus próprios jogos

Como fazer uma tela de projeção com lençol

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 3 dezembro 2020
Como fazer uma tela de projeção com lençol

Os projetores são aqueles aparelhos usados para reproduzir imagens em telas, assim como acontece em cinema e por vezes em salas de aula. Apesar de serem comumente e principalmente utilizados em situações nas quais há um grande público como salas de cinema, é também possível adquirirmos projetores para utilizar em casa e conseguirmos vez filmes e programas de TV. O único problema que costumamos encontrar quando resolvemos fazer uso desse aparelho em casa é que, para conseguir reproduzir vídeos com qualidade e estabilidade, precisamos de uma superfície branca e plana na qual as imagens possam ser tranquilamente projetadas, o que por vezes não temos em casa. Para resolver esse problema, é possível utilizar um lençol branco, que funcionará como tela.

Se você tem um projetor e precisa de um local onde possa reproduzir seus filmes, veja aqui nesse artigo do umCOMO como fazer uma tela de projeção com lençol.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma caixa registadora para brincar

Como fazer uma tela de projeção com lençol

Os projetores são aparelhos bastante práticos, pois são pequenos e leves que podem ser carregados para qualquer lugar, o que nos permite assistir filmes e séries onde quer que estejamos. Para isso, basta que tenhamos uma superfície plana onde possamos reproduzir as imagens. O ideal para o uso desse tipo de tecnologia é também adquirir uma tela própria para a reprodução de imagens. Entretanto, as telas podem ser caras, por isso vale mais a pena improvisar uma tela de projeção grande com um lençol.

A ideia aqui será aprender como fazer uma tela de projeção tensionada, ou seja, bastante esticada que permita que a imagem sem ondulações para proporcionar uma sessão de cinema bastante divertida e confortável de assistir. Para isso te contamos os passos que você deve seguir.

Passe o lençol

O primeiro passo de como fazer uma tela de projeção com lençol é passá-lo. Quando compramos um lençol ou quando o lavamos, o tecido fica inevitavelmente amassado e isso irá atrapalhar a projeção. Pegue seu ferro de passar e deixe-o sem rugas ou vincos.

Como fazer uma tela de projeção com lençol - Como fazer uma tela de projeção com lençol

Preste atenção à espessura do tecido

Os lençóis não são feitos originalmente para servir de tela para projetor, por isso, precisamos adaptar algumas de suas características a fim de contornar as diferenças. Se seu tecido for fino e permitir a passagem de luz, dobre-o ou utilize dois lençóis.

Como fazer uma tela de projeção com lençol -

Meça o tamanho da sua tela de projeção com lençol

Sua tela ficará presa em uma parede, por isso, é necessário pensar no tamanho que deseja que a tela tenha para garantir que a parede escolhida será adequada para seu fim. Marque os pontos onde estarão as quatro extremidades da tela.

Selecione a parede adequada para projetar

Apesar de utilizarmos o lençol como tela em vez da própria parede, o lençol precisará ficar preso em algum lugar para ter estabilidade e a opção mais simples é de utilizar uma parede. A parede escolhida pode ser de qualquer cor e até mesmo ter enfeites, o que importa é que nada interfira no quão reto o tecido ficará para a imagem reproduzida não ter interferências.

Como fazer uma tela de projeção com lençol -

Prenda a tela de projeção com lençol usando pregos

Assim que a parede e a localização da tela for demarcada, você deverá pegar as pontas do lençol e martelar os pregos com o tecido, prendendo-o da forma mais esticada que você puder, garantindo assim uma imagem de qualidade.

Ainda que seja algo improvisado, as telas de projetor feitas com lençol costumam ser bastante eficazes e resolver nosso problema de forma simples e barata.

Qual o melhor tecido para fazer uma tela de projeção

Sempre que vamos improvisar algo, independente do que for, é necessário primeiro entendermos como se dá o funcionamento do produto original para, assim, entendermos o que precisamos para poder adaptá-lo. No caso da tela de projeção com lençol o primeiro detalhe ao qual devemos nos atentar é em relação à cor.

Afinal, é estritamente necessário que o lençol utilizado seja, acima de tudo, liso, ou seja, sem estampas e que, além disso, seja branco ou o mais próximo do branco que você conseguir encontrar. Se você não encontrar em casa um lençol que seja absolutamente branco e não puder comprar um que seja, é válido improvisar com um tom off-white, ou seja, em um tom quase branco.

Além das cores, devemos também nos preocupar com o tipo de tecido escolhido, pois existem alguns materiais mais brilhosos e que poderão atrapalhar a projeção, fazendo com que a qualidade da imagem se perca. Para garantir que você terá uma imagem o mais nítida possível, opte por tecidos foscos, ou seja, que não reflitam, e que sejam também opacos, ou seja, que não deixem a luz passar.

Tela de projeção para ambientes claros

A opacidade do tecido deve ser uma preocupação maior caso você estiver procurando tela de projeção para ambientes claros. Afinal, a luz do ambiente poderá atrapalhar a exibição. O melhor tecido para se fazer uma tela de projeção, pois se encaixa em todas as categorias citadas, e, além de tudo, tem um preço acessível, é o algodão. Caso você tenha lençóis de algodão um pouco finos e que deixem a claridade passar, é válido colocar um em cima do outro de forma a fortalecer a barreira e melhorar a qualidade da imagem.

Para além do tipo de tecido, também devemos nos preocupar com o tipo de lençol, evitando fazer uso aqueles com elástico para garantir que a imagem ficará plana. O último detalhe ao qual devemos nos atentar na hora de escolher o lençol também não tem exatamente ligação com o tipo tecido e é algo mais relacionado ao tamanho do tecido. É possível controlar o tamanho que você deseja que as imagens sejam reproduzidas na sua tela de forma que podemos utilizar tanto uma tela pequena quanto uma grande. Se você quer ter a sensação de sala de cinema em casa, uma boa opção será utilizar um lençol de casal.

Apesar do algodão ser ideal, você pode escolher outros tecidos, basta que se encaixem em todas as dicas explicadas acima. Quanto mais próximo do descrito o lençol utilizado for, melhor será a qualidade da imagem.

Agora que está tudo pronto, que tal ver como fazer uma sessão de cinema para crianças? E para deixar o programa ainda mais saboroso, não deixe de provar as pipocas de chocolate!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma tela de projeção com lençol, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como fazer uma tela de projeção com lençol