Outros jogos de mesa

Como jogar jogo da velha

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. Atualizado: 27 outubro 2020
Como jogar jogo da velha

Brincar é muito importante já que é uma atividade que serve para que os participantes disfrutem do tempo livre e se divirtam. Existem muitos tipos de jogos e brincadeiras, que variam de acordo com o número de participantes, com a atividade que se realiza, que podem exigir mais fisicamente ou mentalmente, e ser mais simples ou mais complexas. No caso do jogo da velha, só é necessário lápis, papel, um acompanhante e um pouquinho de estratégia. Neste artigo do umCOMO, te explicaremos como jogar jogo da velha, qual é o pulo do gato para vencer sempre - ou quase - e maneiras de animar o jogo.

Também lhe pode interessar: Como jogar ao Dominó

Índice

  1. Como jogar jogo da velha
  2. Manha para não perder o jogo da velha
  3. Jogo da velha online
  4. Como animar o jogo da velha

Como jogar jogo da velha

Para jogar o jogo da velha você vai precisar de um papel, um lápis ou uma caneta e desenhar uma tabela em forma de jogo da velha como você pode ver na imagem. A ideia deste jogo é que cada participante vá marcando X ou O, alternadamente nos espaços do papel até que alguém marque três casinhas consecutivas, horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente.

Então, suponhamos que você é o X (xis) e seu companheiro de jogo é a O (bola). Decidam quem vai começar pelo critério que escolherem, pode ser par ou ímpar, por exemplo, e comecem a jogar:

  1. Se você ganhou no par ou ímpar, marque o X na casinha que desejar;
  2. Em seguida, é a vez do seu companheiro marcar a O onde ele quiser;
  3. E, assim, sucessivamente. Cada um vai marcando um símbolo na vez que corresponde a jogada;
  4. A intenção é fazer três casas consecutivas e, além disso, impedir que seu companheiro complete as dele. Então, depois que ele marcar, tente embarreirar o jogo dele preenchendo onde ele não possa completar;
  5. Vence quem completar a linha diagonal, horizontal ou vertical primeiro. E se ninguém conseguir dá velha!

Se vocês forem jogar mais de uma partida, só é necessário fazer o par ou ímpar para decidir quem começa a próxima rodada quando der velha. Caso um dos dois ganhe, quem começa a partida seguinte é o vencedor da anterior. E assim segue até vocês cansarem de jogar...

Como jogar jogo da velha - Como jogar jogo da velha

Manha para não perder o jogo da velha

Você deve estar se perguntando se existe alguma manha, ou algum macete, para evitar perder o jogo da velha. E a resposta é: sim! Se você for o primeiro a jogar, evite marcar primeiro o meio, como mostra a imagem. Se você faz isso, existem grandes chances de dar velha!

Para ganhar, vá pelas beiradas, literalmente! Marcando uma esquina em cima ou embaixo, você aumenta as chances de ganhar o jogo, porque deixa você com dupla chance de completar as casinhas e o seu oponente encurralado para te embarreirar. Mas isso só acontece quando você começa o jogo. Na próxima vez que você iniciar o jogo da velha, tente esta estratégia e veja o que acontece!

Como jogar jogo da velha - Manha para não perder o jogo da velha

Jogo da velha online

Se você não tem papel e caneta à mão, não tem um companheiro de jogo ou, simplesmente, prefere usar o computador, você pode jogar jogo da velha online.

Se você usa o Google Chrome, ou quer passar a usar só para dar aquela pausinha jogando jogo da velha online, faça o seguinte:

  1. Acesse o Google Chrome;
  2. Na barra de pesquisas digite: jogo da velha;
  3. Aparecerá uma tabela e você pode começar a jogar contra um bot, um robô do Google;
  4. Você pode selecionar o nível de dificuldade para se desafiar um pouco mais;
  5. Divirta-se o tempo que quiser!

Se quiser mais detalhes sobre como jogar no computador não deixe de acessar nosso post sobre como jogar jogo da velha online usando o Google. E se estiver à toa na rua, lembre-se que dá para fazer também pelo celular. Depois dessa descoberta a espera na fila do banco ou no consultório médico não será mais a mesma.

Mas, se a sua preferência for pelo tradicional e você gostar mesmo do jogo com o bom e velho papel e lápis saiba que existem muitas outras possibilidades de passar o tempo de maneira divertida com esses dois objetos simples. Aqui no umCOMO te damos algumas sugestões como as que estão logo aqui embaixo. Se quiser descobrir como jogar, não deixe de conferir o artigo:

  • Detetive;
  • Imagem e ação com desenhos;
  • Batalha naval;
  • Adivinhe quem é;
  • História sem fim.

Como animar o jogo da velha

O jogo da velha é um ótimo passatempo porque pode ser jogado basicamente em qualquer lugar que você tiver um papel, nem que seja um guardanapo, e uma caneta, ou nem sempre, à mão. Mas, às vezes, ele pode se tornar um pouco entediante depois das primeiras partidas. Então, o que fazer para animar o jogo da velha?

Bom, eu disse caneta, nem sempre, porque você pode animar o jogo da velha com... copos! Sim, de shot, de cerveja, de vinho... e por aí vai. Aqui no umCOMO te ensinamos a como fazer um jogo da velha com copos. Boa opção para animar a reunião de amigos com um jogo etílico.

Outros jogos etílicos

E aproveitando o tema, além do jogo da velha, existem muitos outros jogos que podem ser animados usando álcool. Te damos outras sugestões de jogos etílicos (+18):

  • Eu nunca - inclusive, não deixe de ver nossas sugestões para jogar um eu nunca pesadão;
  • Beer pong, a mistrura de ping-pong e cerveja;
  • C ou S - aqui a regra é falar palavras do mesmo grupo, exemplo: animais, sendo que nenhuma delas pode começar com C ou S, quem errar, bebe!;
  • Uno - na hora que saírem as cartas especiais tipo +4, inverter, pular, trocar de cor, estabeleça uma regra de número de shots e quem esquecer de falar uno, vira!;
  • Truco - que for pego blefando, bebe, ou seja, prepare-se;
  • Jogo do sete - faça uma roda de amigos, cada um da roda tem que falar um número em ordem crescente começando do 0, PORÉM, não pode falar sete, números que terminam com sete ou múltiplos de sete, quem errar, adivinha? Bebe;
  • Tapão com shot. Sabe o jogo que vamos jogando cartas um cada vez falando A, 2, 3, 4 e na hora que aparece o número certo temos que dar um tapa, pois é. Às vezes o cérebro engana e batemos na hora errada. Quem bater errado já sabe...

Como você pode ver, além do jogo da velha e todos os outros citados aqui, existem vários jogos que podem virar jogos etílicos para dar aquela animada. Pense nos jogos que você mais gosta, como pode adaptá-lo e boa diversão!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como jogar jogo da velha, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como jogar jogo da velha