Partilhar

Como limpar moedas

Como limpar moedas

As moedas são objetos expostos a muitas situações e como passam por muitas mãos ficam sujas, oxidam e deterioram-se com o passar do tempo. Fazer uma limpeza destes objetos não é uma coisa normal com as moedas correntes, mas pode ser útil para aqueles aficionados da numismática que colecionam moedas. Ainda assim, não é recomendável limpar as moedas de grande valor, porque pode desvalorizá-las. Mas se nenhum destes for o seu caso e quer que as suas moedas brilhem mais, em umComo.com.br contamos-lhe passo a passo como limpar moedas.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como saber o valor de moedas antigas
Passos a seguir:
1

Antes de começar a limpar moedas, deverá certificar-se que as moedas que pretende limpar não têm grande valor, porque então estaria a desvalorizar a moeda. Pode fazê-lo consultando livros de numismática ou indo a um especialista na matéria.

2

Também é recomendável o uso de luvas de látex para limpar as moedas sem danificá-las, uma vez que as nossas mãos contêm gorduras e sujidades que podem deixar marcas nas moedas.

3

Tendo em contas estas considerações, lave a moeda com água fria.

4

Para proteger a moeda, não deverá esfregá-la, deixe-a debaixo de água durante um minuto, quanto maior for a pressão da água, melhor.

Como limpar moedas - Passo 4
Imagem: shop-detect.ru
5

A seguir mergulhe a moeda em vinagre para eliminar a ferrugem solta, a sujidade, ou outras manchas que a moeda tenha.

Como limpar moedas - Passo 5
Imagem: smkcoins.blogspot.pt
6

O próximo passo será enxaguar novamente a moeda com água corrente, mas desta vez com água quente.

7

Quando a moeda estiver bem limpa, deve secá-la com um pano macio que não solte pelos. Mas lembre-se que não deve esfregá-la.

8

Se conhece o material de que é feita a moeda, pode ter em conta o seguinte:

  • Para limpar moedas de ouro, o melhor é uma imersão em água com sabão muito quente.
  • As moedas antigas devem deixar-se imersas em vinagre pelo menos um dia inteiro.
  • Se a moeda for de bronze (as muito antigas), convém deixá-la em água destilada ou imersa em azeite por várias semanas.
  • Para moedas de prata, um banho de 6 minutos em sumo de limão é uma boa solução.
9

E se gosta de magia, com certeza que irá gostar dos nossos artigos com o truque de fazer desaparecer a moeda na mão e o truque de fazer desaparecer uma moeda com um copo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar moedas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário sobre Como limpar moedas

5 comentários
A sua avaliação:
Hermínia Gomes de Brito
Eu estava mesmo procurando isto. Eu queria saber onde eu poderia vender algumas moedas e notas de dinheiro, mas também precisava disto. Amei, porque encontrei todas as informações que eu precisava aqui. Muito obrigada!
ELIETE SOARES DA SILVA MACHADO
gostei das dicas . tenho algumas moedas antigas. 1000 Reis -1927- amarela . 500 Reis- 1928 - amarela e 200 Reis -1889- prata. Gostaria de vende-las.
alfredo kravicz
gostaria de saber telefone de algum colecionador tenho vairias moedas antigas tenho uma do ano de 1361 ou algum lugar que avalie.valor das moedas
yvete bertucci
foi muito útil as explicações agradeço
Editor umComo.com.br
Oi Yvette! Que bom que as dicas ajudaram. Continue acompanhando nossos artigos :)
GENIVALDO SOUZA MOTA
diversas moedas que estou procurando nen na relaçao de vc saiu exemplo:moedas de 400 reis de l940;moedas de 400 reis de 1901;moedas de 100 reis de 1901;medas de 200 reis de 1901(inscrito em algarismo romano (MCMI)
maria
tenho uma de 400 réis MCMI, uma de 200 réis mcmi e uma de 300 reis de 1938
Vilma Dias
Tenho 3 moeda as de 400 reis ..1de 300 reis.e 1 de 200 reis...

Como limpar moedas
Imagem: shop-detect.ru
Imagem: smkcoins.blogspot.pt
1 de 3
Como limpar moedas

Voltar ao topo da página