Partilhar

Como limpar moedas

Como limpar moedas

As moedas são objetos expostos a muitas situações e como passam por muitas mãos ficam sujas, oxidam e deterioram-se com o passar do tempo. Fazer uma limpeza destes objetos não é uma coisa normal com as moedas correntes, mas pode ser útil para aqueles aficionados da numismática que colecionam moedas. Ainda assim, não é recomendável limpar as moedas de grande valor, porque isso pode desvalorizá-las. Se nenhum destes for o seu caso e quer que as suas moedas brilhem mais, neste post do umCOMO explicamos como limpar moedas com 5 truques úteis para cada tipo. Prepare as luvas e ao trabalho!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como saber o valor de moedas antigas

Como limpar moedas antigas

Antes de começar a limpar moedas, deverá certificar-se que as moedas que pretende limpar não têm grande valor, porque então estaria a desvalorizar a moeda. Você pode fazer consultando livros de numismática ou indo a um especialista na matéria. Também damos algumas dicas no post que explica como saber o valor de moedas antigas.

Também é recomendável o uso de luvas de látex para limpar as moedas sem danificá-las, já que as nossas mãos contêm gorduras e sujidades que podem deixar marcas nas moedas.

Decidiu limpar as moedas antigas mesmo assim? Então prepare um como com vinagre, um pano seco e uma colher (de chá) de sal. Então, siga o passo a passo:

  1. Antes de começar, coloque as moedas sujas debaixo da torneira para remover a sujeira mais superficial com água fria;
  2. Adicione uma colher de chá de sal dentro do copo de vinagre e misture bem;
  3. Mergulhe as moedas que estão enferrujadas e sujas no vidro;
  4. Aguarde pelo menos 30 minutos antes de retirar as moedas;
  5. Lave as moedas novamente com água morna e finalmente seque-as com um pano seco sem esfregar muito forte.

Para limpar moedas enferrujadas, saiba que o vinagre é um produto infalível. Essa tonalidade que as moedas antigas adquirem podem ser combatido com um ácido como o vinagre. O ácido acético ataca diretamente a ferrugem, enquanto o sal melhora suas propriedades e as faz agir muito mais rapidamente.

Se você não tem sal, mergulhe-as em vinagre e deixe-as de molho por um mínimo de 4 horas. O processo será mais lento, mas seu dinheiro ficará igualmente brilhante. Neste outro artigo sobre como limpar com vinagre explicamos os incríveis usos deste produto para sua casa.

Como limpar moedas de cobre

O vinagre também é uma solução potente para limpar moedas de cobre, no entanto, existem alguns truques mais eficazes para remover completamente a sujeira desses tipos de moedas e fazê-las brilhar novamente. Para o primeiro truque você só precisará de um pano seco, álcool e amoníaco em partes iguais. Siga este passo a passo:

  1. Misture os produtos em um pequeno recipiente;
  2. Molhe a ponta de um pano completamente seco e depois limpe cuidadosamente a moeda;
  3. Esfregue suavemente até a moeda brilhar novamente;
  4. Enxágue a moeda com água morna.

Limpar moedas com ketchup

Se você não tiver nenhum desses produtos você vai adorar o seguinte truque, pois só vai precisar de uma escova de dentes velha (ou uma escova de unhas) e ketchup. Este ingrediente é um poderoso limpador ácido para superfícies metálicas: basta aplicá-lo sobre a escova e esfregar a moeda por alguns minutos antes de enxaguá-la com água.

Para outros truques para limpar objetos de cobre, sugerimos que você dê uma olhada neste outro artigo.

Como limpar moedas - Como limpar moedas de cobre

Como limpar moedas de prata

Estes tipos de moedas são geralmente muito claras e brilhantes, então se você está se perguntando como limpar moedas de 1 real ou de prata, é melhor usar um método de limão e bicarbonato de limão. Os ingredientes que você precisará preparar são:

  • O suco de meio limão;
  • Uma escova de dentes que você não usa mais;
  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Água quente;
  • Um palito.

Então, basta seguir o passo a passo para limpar as moedas:

  1. Antes de começar, recomendamos que você lave as moedas com água quente da torneira;
  2. Em seguida, use um palito para remover a sujeira das bordas;
  3. Esprema o suco de meio limão sobre a moeda e deixe as propriedades antioxidantes e branqueadoras do limão surtirem efeito por 3 minutos, não mais que isso;
  4. Esfregue a moeda com uma escova de dentes que você não vai mais usar;
  5. Enxágue a moeda com água quente, depois coloque meia colher de sopa de bicarbonato de sódio em cima da moeda;
  6. Esfregue novamente como antes por cerca de 3 minutos;
  7. Lave as moedas com água quente e deixe-as secar naturalmente.

Para mais dicas sobre os usos do limão, sugerimos o post que explica como limpar com limão.

Como limpar moedas com água e sabão

Outro método para limpar moedas de prata é lavá-las apenas com água e sabão. Se suas moedas não estiverem muito sujas, recomendamos que você misture água destilada ou água quente com um pouco de sabão líquido para as mãos em um copo. Deixe as moedas de molho por algumas horas e, após esse tempo, esfregue a sujeira com uma escova de cerdas macias. Mergulhe as moedas por mais 20 minutos (agora só com água) e finalmente seque-as com um pano macio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar moedas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário sobre Como limpar moedas

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Hermínia Gomes de Brito
Eu estava mesmo procurando isto. Eu queria saber onde eu poderia vender algumas moedas e notas de dinheiro, mas também precisava disto. Amei, porque encontrei todas as informações que eu precisava aqui. Muito obrigada!
ELIETE SOARES DA SILVA MACHADO
gostei das dicas . tenho algumas moedas antigas. 1000 Reis -1927- amarela . 500 Reis- 1928 - amarela e 200 Reis -1889- prata. Gostaria de vende-las.
alfredo kravicz
gostaria de saber telefone de algum colecionador tenho vairias moedas antigas tenho uma do ano de 1361 ou algum lugar que avalie.valor das moedas
yvete bertucci
foi muito útil as explicações agradeço
Editor umComo.com.br
Oi Yvette! Que bom que as dicas ajudaram. Continue acompanhando nossos artigos :)
GENIVALDO SOUZA MOTA
diversas moedas que estou procurando nen na relaçao de vc saiu exemplo:moedas de 400 reis de l940;moedas de 400 reis de 1901;moedas de 100 reis de 1901;medas de 200 reis de 1901(inscrito em algarismo romano (MCMI)
maria
tenho uma de 400 réis MCMI, uma de 200 réis mcmi e uma de 300 reis de 1938
Vilma Dias
Tenho 3 moeda as de 400 reis ..1de 300 reis.e 1 de 200 reis...

Como limpar moedas
1 de 2
Como limpar moedas

Voltar ao topo da página