Partilhar

Como saber o valor de moedas antigas

Como saber o valor de moedas antigas

Colecionar moedas é um dos passatempos mais populares em todo o mundo. Os numismatas criam coleções de moedas para lucrarem rapidamente, para criarem um investimento com retorno futuro ou apenas para se divertirem. Existem vários fatores que ajudam a perceber quanto uma moeda vale. Se você coleciona ou quer começar a colecionar moedas, conseguir determinar o seu valor pode ser uma aptidão muito útil para ganhar dinheiro ou conhecer melhor sua coleção. Descubra como saber o valor de moedas antigas lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como vender moedas antigas
Passos a seguir:
1

Conheça a sua moeda.A data e o país de origem são os primeiros fatores que você deve determinar para saber o valor da sua moeda antiga. Normalmente, quanto mais velha a moeda, mais valiosa ela é.

Algumas moedas não estão datadas. Quando se avaliam moedas estrangeiras, podem ser encontradas peças datadas de acordo com um calendário alternativo. Se a data da sua moeda pertence a um calendário não gregoriano, use um conversor de datas para achar o ano correspondente. As datas de cunhagem também podem ser diferentes das datas inscritas na moeda, por isso tome atenção a isso.

O país em que a moeda foi emitida também é determinante no processo. A sua proeminência histórica ou a habilidade para cunhar moedas podem influenciar o valor da sua peça.

Dica: Pesquise o nome do país no idioma local para saber a origem de uma inscrição em idioma desconhecido.

Como saber o valor de moedas antigas - Passo 1
Imagem: coisas.com
2

Avalie a procura da moeda. A quantidade existente de cada tipo de moeda determina o quão rara é. Normalmente, o valor da moeda sobe com a sua raridade. Para saber quão rara sua moeda é, tenha em conta os seguintes fatores:

  • A quantidade de moedas iguais produzidas;
  • O local onde a moeda foi cunhada;
  • As alterações no design da moeda;
  • As alterações na composição da moeda;
  • O facto de ter sido retirada de circulação;
  • A existência de erros de cunhagem.

Pesquise o interesse de outros colecionadores pela moeda.

Nota: A procura pode variar de acordo com o local de residência de um colecionador.

3

Avalie o estado de conservação da moeda. Quanto mais bem conservada sua moeda estiver, mais dinheiro um colecionador pode pagar por ela.

Utilize a Escala de Sheldon para classificar o estado em que sua moeda se encontra. Nesta escala, o grau de conservação da peça varia entre um e setenta. Apesar de ser usada universalmente, alguns colecionadores preferem usar adjetivos para descrever a conservação da moeda.

Dica: Visite esse artigo do umComo para aprender a limpar moedas e melhorar o aspeto da sua peça.

Imagem: imagestack.com
4

Consulte um catálogo de moedas antigas. Além de ser um bom aliado na identificação da sua moeda, o catálogo pode conter também alguma informação sobre o seu valor.

Nota: Procure um catálogo atualizado pois os valores mudam todos os anos.

Imagem: preciolandia.com
5

Procure um avaliador oficial. Alguns colecionadores possuem formação em avaliação de moedas. Entre em contacto com um negociante de moedas antigas e peça informação sobre avaliadores credenciados. O serviço de um avaliador é pago, por isso não espere uma avaliação gratuita.

Dicas: Conheça os termos usados por numismatas. Mostrar conhecimento sobre esta ciência pode ser vantajoso em negociações e avaliações com profissionais experientes. Para aprender técnicas de venda de peças antigas, consulte esse artigo que explica como vender moedas antigas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o valor de moedas antigas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Tenha atenção a falsificações de moedas raras pois elas são muito comuns.

Escrever comentário

18 comentários
A sua avaliação:
irani fraga
o valor de uma moeda de 1000 reis 1822-1922 comemoração ao centenario da independencia
A sua avaliação:
Arlindo Tavares Miranda
Olá, chamo me Arlindo, moro em st etienne, França, tenho muitas moedas antigas, e raras, quero conhecer um colecionador para avaliarmos as minhas peças de moedas, porque sei que valem um dinheirão, tenho até de 1432 e por aí fora, portanto quero ver se faço negócio com isso.
Valdemar Antonio Dallagnol
Aquilo que se tratar de moedas brasileiras tenho interesse. Aguardo seus comentários/informações.
A sua avaliação:
Araujos
como negociar com colecionadores notas e moedas antigas
Valdemar Antonio Dallagnol
Tenho interesse em compra, aguardo seus comentários
A sua avaliação:
tiago barbosa
eu tenho dinheiro antigo se alguem se enteresa so entra em contato no wast
A sua avaliação:
Maria lusia Ferreira da Silva
Tenho umas sedulas do tempo do cruzado! Será que tem algum valor? E quanto vale?
A sua avaliação:
Ana Araújo
Tenho uma moeda de 10 cruzados 1988...Quanto vale?
Maria Aparecida
Eu tenho uma moeda pra vendê
Carlos Eduardo
Tenho algumas moedas antigas e, gostaria de saber o valor de cada uma delas.
A sua avaliação:
Nilde santos
Tenho uma moeda de 2 cruzeiros de 1947 quanto vale e 50 centavos de 1947 e de 1000 reis de 1939 de 5 centavos de 1969 de 2 centavos de 1967 e tenho outras moedas aqui de outros países e cédulas de dinheiro velhos também se interessarem meu telefone e 033988482972
Liliane
Tenho várias quero saber o valor de cada uma e quero vender
Emilio Martoni Filho
tenho varias cedulas como faço para avaliar e vender

Como saber o valor de moedas antigas
Imagem: coisas.com
Imagem: imagestack.com
Imagem: preciolandia.com
1 de 4
Como saber o valor de moedas antigas

Voltar ao topo da página