Partilhar

Como vender dinheiro antigo

Como vender dinheiro antigo

O tempo foi passando e o dinheiro foi mudando. Os seus avós foram acumulando e nunca trocaram o dinheiro no banco. No final acabaram dando uma série de cédulas antigas e outra moedas que foram guardando. Tirando o valor sentimental que pode ter, elas assim não valem de muito no entanto, se forem vistas por um especialista até podem valer umas boas coroas, e já que é de dinheiro que estamos falando, um extra é sempre bom. Neste artigo do umCOMO te explicamos como vender dinheiro antigo.

Também lhe pode interessar: Como vender moedas antigas

Analisando o dinheiro antigo

O primeiro passo para saber se esse dinheiro antigo tem valor, quem sabe uma pequena fortuna, é mandar avaliar as cédulas antigas e as moedas. Pode acontecer ter alguma raridade e conseguir vender por um bom dinheiro. Algumas cédulas por terem sido impressas em menor número ou por terem algum defeito ou mesmo um pormenor raro como uma assinatura, ou um número de série diferente, algum erro tipográfico que passou sem ser visto podem valer até quase 4 mil reais.

Quanto vale dinheiro antigo?

Para saber o valor do dinheiro antigo você deve ir a um especialista ou consultar um catálogo de numismática, que não é uma tabela de preço de dinheiro antigo, especificamente, mas pode te ajudar a ter uma ideia de quão rara é essa cédula ou moeda antiga.

Se você entende de economia e quer calcular quanto vale o dinheiro antigo por conta própria, consulte o histórico de moedas brasileiras e considere atualizações monetárias na hora de calcular.

Dinheiro antigo do Brasil

Morando no Brasil, o mais comum é que você tenha dinheiro antigo do Brasil. Um bom caminho para analisar o dinheiro antigo do Brasil e ter uma noção de quanto ele valia no passado, ou simplesmente por curiosidade, é consultar a página do Banco Central do Brasil[1] , mais especificamente na categoria de cédulas e moedas brasileiras. Essa lista com cédulas antigas do Brasil traz informações sobre todas as cédulas brasileiras que já estiveram em circulação desde 1942, ano em que o Cruzeiro entrou em circulação, antes eram os réis [2].

Se ela for bastante velha provavelmente vai necessitar de uma restauração. Mas isso é o menos preocupante. Se você consultar um especialista e ele confirmar a raridade das cédulas, pode até mesmo vender para ele ou então ele pode indicar quem compra dinheiro antigo, alguém que possa estar interessado.

Leitura complementar: Como saber o valor de moedas antigas

Como vender dinheiro antigo - Analisando o dinheiro antigo

Essa matéria divulgada pela UPFTV explica como ter uma ideia de quanto vale o dinheiro antigo para colecionadores e interessados:

Como vender dinheiro antigo

Agora que já sabemos o valor do nosso pequeno "tesouro" está na altura de rentabilizar esse dinheiro antigo que os nossos avós nos deixaram. Esqueça o entregar o dinheiro no banco porque eles simplesmente não vão dar o devido valor às notas de dinheiro antigas. Aqui o importante é encontrar um colecionador de dinheiro antigo excêntrico (venda privada), ou então propor negócio numa casa de leilões.

Como vender dinheiro antigo em um leilão

Tanto no caso de moedas antigas ou cédulas, elas terão de ser analisada pelo especialista da casa de leilão. Se for aceito eles irão colocar o dinheiro antigo no catálogo do leilão e apresentar online para o melhor comprador. Você pode definir com eles o preço mínimo que está disposto a vender o dinheiro antigo, se correr bem até pode receber bem mais do que inicialmente pretendia. Você poderá confirmar se a venda do dinheiro antigo foi feita, via telefone ou online, a empresa de leilões irá depositar o dinheiro na sua conta dentro de um par de semanas. Se realmente não for vendida pode sempre pagar a comissão para adicionar o dinheiro antigo no próximo catálogo.

Como vender dinheiro antigo - Como vender dinheiro antigo

Vender dinheiro antigo para colecionador

Os colecionadores de dinheiro antigo são quem mais podem se interessar. Mesmo assim, é importante que seja um comprador de confiança ou que o dinheiro antigo já tenha passado por um especialista para que você tenha ideia do seu verdadeiro valor.

Uma vez que você tenha esse valor do dinheiro antigo estabelecido, é hora de começar a sua busca para vender dinheiro antigo para colecionador. Começando pela sua cidade, informe-se sobre lojas e feirinhas de antiguidades e museus. Estes são bons pontos de partida para encontrar colecionadores de dinheiro antigo.

Vender dinheiro antigo para colecionador pela internet

Os próprios grupos de Facebook ou páginas especializadas também são uma boa maneira de encontrar colecionadores de dinheiro antigo interessados em aumentarem a sua coleção. Informe-se sobre esses nichos virtuais e a negociação para vender dinheiro antigo para colecionador pode começar a partir daí. Nesses casos, é importante estabelecer um processo de vendas seguro para evitar cair em fraudes e golpes. Se possível, tenha referências sobre a pessoa que vai comprar dinheiro antigo.

Como vender dinheiro antigo pela internet

Outra hipótese para vender dinheiro antigo para colecionadores outros interessados será utilizar websites como o E-Bay, OLX ou o Mercado Livre para conseguir um dinheiro rápido. Certifique-se que coloca boas imagens para que possam ser vistos os pormenores que conferem a raridade do seu dinheiro antigo. Por último, você pode sempre tentar um revendedor, o problema aqui é que pode acontecer receber um preço bem inferior do que inicialmente pretendia sabendo quanto vale o dinheiro antigo, porque o revendedor vai sempre cobrar a sua comissão.

Leia também: Como vender moedas antigas

Como vender dinheiro antigo - Como vender dinheiro antigo pela internet

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como vender dinheiro antigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Referências
  1. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Cédulas e moedas brasileiras. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fhtms%2FMuseu-espacos%2Fcedulabc.asp%3Fidpai%3DCEDMOEBR/>. Acesso em 19 de setembro de 2019.
  2. GAZETA DO POVO. Diego Antonelli. Do Pau Brasil ao Real. Disponível em <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/do-pau-brasil-ao-real-ckjkxrlg1f4cnzv9p4bg0qpfy/>. Acesso em 18 de setembro de 2019.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
196 comentários
A sua avaliação:
Djalma
tenho varias notas de "1, 5, 10, 1oo, e 200 mil reis e de cruzeiro quero vender
A sua avaliação:
Suely Cardoso Gomes
Tenho cédulas antigas quero vender se alguém tiver interesse manda no meu email
A sua avaliação:
wilson dornelas
TENHO 07 NOTAS DE 1000TAUSEND DE 1902, SE ALGUEM SE INTERESSAR É SÓ ENTRAR NO MEU EMAIL.
A sua avaliação:
Pedro Barbosa Dias
Tenho notas e moedas antigas de 10 cruzeiro um cruzado novo 5000 cruzeiro 0,50 1994 0,1 centavo 1997. 100 Réis como faço para vender essas moedas?
A sua avaliação:
eliege
quantos reias vale uma nota de 10000 cruzeros
A sua avaliação:
Katia Aparecida dos Santos
Tenho várias notas de dinheiro antigas e moedas como encontrar um especialista pra ver o valor pra mim
A sua avaliação:
adriano
Tenho uma nota de 500 Quinhentos Cruzeiros
A sua avaliação:
fernando rego
tenho varias cedulas de : CRUZADOS/CRUZEIROS/CRUZEIROS REAIS/CRUZADOS NOVOS
Preciso de veder, procuro pessoas que se enteresse.
A sua avaliação:
Fabio GOMES PESSOA
Tenho notas brasileiras raras e com um otimo estado de conservação
A sua avaliação:
dulcineia massa
como saber quao antigo e o dinheiro para ser vendido

Como vender dinheiro antigo
1 de 4
Como vender dinheiro antigo

Voltar ao topo da página