Partilhar

Como organizar uma gincana para adultos

Como organizar uma gincana para adultos
Fonte: facebook.com

As gincanas são uma das formas mais divertidas de realizar atividades em grupo. Ideais para reuniões empresariais ou simplesmente para passar um momento único entre amigos, as gincanas levam a competição à sua máxima expressão, misturando agilidade, destreza e bom humor em diversas provas que podem ir desde o mais simples até aos desafios mais complexos. Gostava de planejar uma competição deste tipo? Então em umComo.com.br explicamos como organizar uma gincana para adultos e fazer com que todos desfrutem ao máximo.

Também lhe pode interessar: Como organizar uma gincana na cidade
Passos a seguir:
1

As gincanas são atividades que requerem um número de participantes razoável para que sejam realmente divertidas, por isso recomenda-se contar com pelo menos 20 pessoas para realizar esta atividade. Se o número for superior a 20, melhor ainda, o máximo recomendável são 100 participantes.

2

Como é uma atividade que requer muito espaço, recomenda-se realizá-la em um lugar ao ar livre onde possam ser realizadas todas as provas com total comodidade. As provas devem ser escolhidas levando em conta o espaço para realizar o evento.

Os participantes deverão dividir-se em grupos com a mesma quantidade de participantes, e escolher quem será o líder do mesmo.

3

Para organizar uma gincana para adultos com sucesso, é importante contar com um júri que avalie constantemente o desempenho dos participantes e grupos e, finalmente, anuncie os vencedores. Por isso, recomenda-se estabelecer quem serão os responsáveis desta tarefa antes de realizar a competição, levando em conta que o maior número de participantes deverá ser o júri, pois é necessário um juiz para cada equipe.

4

O lado bom das gincanas é que o número de provas e sua dificuldade pode variar segundo os organizadores e o espaço disponível. Porém, é conveniente levar em conta algumas sugestões no momento do planejamento:

  • Você deve estabelecer o tempo que durará a competição, uma hora, hora e meia, etc. Os participantes deverão superar todas as provas nesse período.
  • Você pode apostar em provas físicas e também em jogos de papel e caneta, por exemplo.
  • Cada prova superada conta com uma pontuação, a equipe que consiga superar todas as provas no menor tempo possível será a vencedora. Mas se nenhuma equipe consegue chegar à meta, ganhará a equipe que tiver mais pontos até ao momento final da gincana.
  • É conveniente que as provas tenham diferentes pontuações segundo a dificuldade, assim os participantes se sentirão realmente premiados ao superar uma prova difícil.
  • O júri de cada equipe é o responsável por contabilizar os pontos, por isso é conveniente que se trate de alguém imparcial.
  • O grupo ou os participantes que usem armadilha ou sabotem seus competidores serão eliminados de forma automática, por isso, o júri também deve prestar atenção a estes detalhes.

Dica: Se está buscando as melhores perguntas para gincanas, dê uma olhada nesse artigo.

5

Para fazer com que a gincana para adultos seja realmente divertida, pense em atividades que todos possam realizar, pois a meta final é que todos os participantes se divirtam e participem. Crie uma gincana com provas de agilidade, destreza, conhecimento, habilidade, observação, fantasias, etc, que envolvam todos os participantes de forma igual.

Cada prova deve ter tantos desafios como grupos participativos e os mesmos devem ter sempre o mesmo grau de dificuldade. Por exemplo, se em uma prova pretende-se avaliar o conhecimento a respeito da história, cada grupo deverá enfrentar uma pergunta do mesmo nível, assim todos contarão com a mesma igualdade de condições.

6

Pense em atividades que todos possam realizar, pois a meta final é que todos os participantes se divirtam.

7

No final da gincana deve haver um prêmio para os vencedores do primeiro lugar e outro para os vencedores que chegarem em segundo lugar. Se tiver orçamento também pode oferecer um prêmio de consolo a todos os participantes.

8

Lembre-se de que em uma gincana para adultos, a meta é se divertir, por isso escolha provas divertidas que façam com que os demais soltem uma gargalhada e sejam geniais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar uma gincana para adultos, recomendamos que entre na nossa categoria de Brinquedos e Jogos.

Escrever comentário sobre Como organizar uma gincana para adultos

3 comentários
Rosa Almeida
Passarei a trabalhar Educação Física neste ano letivo. A ideia de trabalhar gincana parece ótima
André
Muito úteis suas informações!
Editor umComo.com.br
Oi André! Que bom que gostou das dicas! Continue acompanhando os artigos do umCOMO e obrigado pelo comentário :)
deize
gostaria de saber mais como organizar a gincana para adultos e se tem mais idéias de brincadeira

Como organizar uma gincana para adultos
Fonte: facebook.com
Como organizar uma gincana para adultos

Voltar ao topo da página