Jogos ao ar livre

Como organizar uma gincana na cidade

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 setembro 2019
Como organizar uma gincana na cidade

Quem disse que as gincanas eram só para as crianças? Em qualquer idade, é possível divertir-se superando provas por equipes com o objetivo de conseguir fazer todas no mínimo de tempo possível. Podemos organizá-las em recintos fechados, sendo que as mais divertidas são as gincanas ao ar livre com ótimos resultados nas ruas de sua cidade. Seja qual for o motivo para fazer a gincana: aniversário, despedida de solteiro/a, eventos corporativos... Em umComo, explicamos detalhadamente como organizar uma gincana na cidade.

Também lhe pode interessar: As melhores perguntas para gincanas
Passos a seguir:
1

Uma das primeiras coisas que deve ser definida na hora de organizar uma gincana na cidade é o itinerário ou percurso onde serão realizadas as provas e atividades. Por conseguinte, o mais recomendável será limitar uma determinada área da cidade. Pode ser um bairro ou determinadas ruas, ou pode ser montado uma espécie de circuito fechado em um recinto aberto, como um parque. Deste modo, será mais fácil para os participantes irem de uma prova para a outra para superar a gincana por completo.

Como organizar uma gincana na cidade - Passo 1
2

Do mesmo modo, você deverá determinar os grupos que irão participar da gincana para que sejam o mais equitativos possível. Por conseguinte, todos os participantes terão que formar pelo menos dois grupos para competir entre si, se forem muitos, podem ser formadas mais equipes.

Quanto ao nome do capitão/a de cada grupo, será oportuno que sejam escolhidos por eles/as mesmos para assim fomentar também a criatividade e escolher quem considerem mais apropriado para liderar a equipe.

Como organizar uma gincana na cidade - Passo 2
3

Por outro lado, pode ser muito divertido criar uma história ou especificar uma temática para centrar as atividades da gincana na cidade, por exemplo, você pode inventar um personagem misterioso que explique o que devem fazer para ganhar, ou usar alguma lenda do lugar como fio condutor. Desta forma, será mais simples procurar provas onde os participantes deverão demonstrar a sua habilidade e talento.

Veja também: 20 brincadeiras para gincana infantil

Como organizar uma gincana na cidade - Passo 3
4

Na hora de propor as provas concretas, devemos recordar que o objetivo é que todos os integrantes da equipe participem e, sobretudo, que o façam bem. Por isso, proponha atividades de diversos níveis de dificuldade e que demonstrem diferentes habilidades, não só físicas, como também mentais. Aproveite o fator equipe, isto é, que a colaboração entre os membros seja fundamental para superar a atividade.

Dica: Se está buscando as melhores perguntas para gincanas, dê uma olhada nesse artigo.

Como organizar uma gincana na cidade - Passo 4
5

Além disso, terá que determinar quem supervisionará o circuito de atividades, ou seja, precisará de um júri que certificará que as provas foram superadas e quantos pontos recebe cada equipe.

Por este mesmo motivo, estabeleça uma tabela de pontuações e tempos máximos para superar cada prova, já que a equipe vencedora será aquela que conseguir realizar todas, em menor tempo e com a maior pontuação. Não se esqueça também de usar com um cronômetro, um aplicativo em seu smartphone com esta funcionalidade ou um despertador com segundos que permita medir o tempo com exatidão.

Veja também: Perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais

Como organizar uma gincana na cidade - Passo 5
6

Também será uma boa ideia instituir um prêmio para o grupo que conseguir os melhores resultados; não é necessário uma grande recompensa, pode ser algo meramente simbólico. Ao mesmo tempo, escolha entre revelar o prêmio antes de começar a gincana na cidade para que sirva como incentivo para ganhar, ou só revelá-lo no final como surpresa, porque o importante é participar e, sobretudo, passar esse momento em grande.

Leitura complementar: Os melhores nomes para equipes de gincanas

Como organizar uma gincana na cidade - Passo 6
7

Nestes outros artigos poderá encontrar mais dicas para organizar uma gincana para adultos, gincana para jovens e uma gincana infantil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar uma gincana na cidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como organizar uma gincana na cidade