Sudoku

Como resolver um SUDOKU

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como resolver um SUDOKU

Quem completa um Sudoku, com certeza tenta novamente. Sem dúvida alguma esse passatempo genial japonês vicia. A fascinação por este passatempo genial surgiu no Japão. Nesse país se vendem todos os meses 600.000 cadernos de Sudoku. Japão é a terra dos quebra-cabeças numéricos por excelência, já que a escritura japonesa não é apta para realizar palavras cruzadas. No entanto, não se descobriu no Japão, já que foi o brilhante matemático suíço Leonhard Euler, que viveu no século XVIII. De seguida, em umComo vamos explicar para você como resolver um Sudoku.

Também lhe pode interessar: Como preparar um narguile
Passos a seguir:
1

Em japonês "su" significa "número" e "doku", "só". Traduzido, o nome significa algo como "os números devem estar sozinhos".

2

O tabuleiro deste passatempo consiste em uma grade formada por nove subquadrículos dispostos em forma de 3x3 denominadas "caixas", "regiões" ou "blocos".

Como resolver um SUDOKU - Passo 2
3

O objetivo do jogo é preencher todos os espaços brancos de cada caixa com os números de 1 a 9.Os dígitos de 1 ao 9 devem aparecer:- em todas as filas;- em todas as colunas;- em todas as caixas;- somente uma vez.

Como resolver um SUDOKU - Passo 3
4

O sudoku se estruturade tal forma que exista uma única solução correta. Se um número é colocado no lugar errado, o quebra-cabeças já não pode ser terminado com êxito.

5

Geralmente, quantos mais números pré-determinados tiver nas caixas, mais fácil é resolver o sudoku, ainda que nem por isso se tire a diversão do jogo. O nível de dificuldade de cada sudoku vem determinado principalmente por sua estrutura lógica.

6

As regras do sudoku são bastante fáceis, e resolver este passatempo divertido pode ser muito divertido. Além disso, este jogo manterá a mente do jogador em forma.

7

Existem diversos métodos para resolvê-los, o mais simples é esquadrinhar com a vista as filas, colunas e caixas para averiguar qual é o número entre o 1 e o 9 que falta.

8

Desta maneira se comprova, por exemplo, quais números ficam excluídos para uma lacuna vazia de uma fila determinada tendo em conta os que aparecem na mesma coluna ou na caixa onde está situada a caixa.

9

Trata-se de um procedimento de eliminação através do qual se revisam de forma sistemática os números do 1 ao 9 de cada uma das filas, as colunas e as caixas para responder a uma pergunta: que número descarto? Ou, qual é o número que fica?

10

Ao começar o jogo é sempre mais fácil posicionar alguns dos números. A dificuldade aumenta quando, uma vez realizado o procedimento de eliminação, em uma mesma caixa encaixam vários números. Nestes casos, é de grande ajuda escrever a lápis os números muito pequenos na caixa em questão ou anotar na margem e seguir em frente. À medida que o jogo avança, convém ir riscando ou apagando os números que forem descartados.

11

Para resolver o sudoku, devem sempre se revisar os nove números desde o princípio e verificar de maneira sistemática todas as possibilidades. Ainda que existam diversas opções por caixa, os dígitos vão se eliminando um depois do outro, é só uma questão de testar.

12

Os jogadores mais espertos rapidamente se darão conta de que, às vezes, dois números podem ser intercambiáveis em uma fila, coluna ou caixa. Ainda que não esteja claro em que posição devam ser escritos a princípio, no final se descarta uma ou outra opção por eliminação.

13

Um sudoku não se resolve através de procedimentos fixos nem métodos claramente definidos, mas para completá-los devem ser combinadas diversas técnicas, o que sem dúvida traz diversão ao jogo. Logo cada jogador descobre sua própria forma de conseguir o objetivo. Resolver cada sudoku que caia em suas mãos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resolver um SUDOKU, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como resolver um SUDOKU