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Jogos de cartas para duas pessoas

 
Por Letícia Lima. 29 julho 2021
Jogos de cartas para duas pessoas

Não se sabe ao certo como surgiu o baralho, a principal ferramenta dos jogos de cartas. Historiadores levantam hipóteses de que as cartas teriam chegado em terras europeias entre os séculos XIV e XV por influência árabe ou chinesa.

Atualmente, os principais jogos são feitos com baralhos de 32 ou 52 cartas, dividas em quatro naipes: paus, copas, ouro e espadas. Uma vez que baralhos são baratos e acessíveis, diversos jogos de baralho se tornaram muito populares ao longo dos anos, e podem ser jogados em grupos grandes ou até mesmo sozinho(a). Neste artigo do umCOMO iremos sugerir algumas ideias de jogos de cartas para duas pessoas.

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Como jogar burro com baralho

As regras do burro funcionam da seguinte forma:

  • Os participantes de uma partida irão receber 5 cartas cada - as demais cartas deverão ser empilhadas no centro da mesa;
  • O jogador que não distribuiu as cartas começa o jogo;
  • O outro jogador tem que jogar uma carta do mesmo naipe (paus, copas, ouro ou espadas). Caso não tenha, é preciso comprar da pilha do centro da mesa;
  • Quem jogar a carta mais valiosa tem direito de fazer a próxima jogada;
  • O jogo termina quando um dos jogadores não tiver mais cartas à mão.

De certa forma, o burro se assemelha muito ao jogo Uno. Confira nosso artigo sobre como jogar Uno.

Como jogar canastra

Também chamada popularmente de biriba ou buraco, a depender da região do país, a canastra é um jogo de baralho muito divertido.

No nosso outro artigo sobre jogos com cartas você encontra todas as regras e como jogar buraco.

Jogo de baralho crapô

Qual o objetivo do crapô? Ficar com as mãos livres de cartas o mais rápido possível! Você vai precisar de dois jogadores e de dois baralhos de 52 cartas cada para jogar uma partida de crapô. Vamos as regras conforme o estabelecido pelos estudiosos da Universidade dos Açores[1]:

  • Inicialmente misturam-se os dois baralhos e distribuem-se as cartas, uma a uma pelos dois jogadores;
  • Cada um deve voltar a embaralhar as cartas, “parti-las” e formar o seu monte crapô que é constituído por treze cartas;
  • A última carta fica virada para cima;
  • O jogador que tiver a carta mais baixa, sobre o crapô, inicia o jogo;
  • No caso de as cartas terem o mesmo valor, a décima quarta carta vai decidir quem começa;
  • Em seguida, coloca-se essa carta no meio do monte;
  • O monte do crapô será colocado à esquerda, enquanto o monte principal ficará à frente do jogador;
  • A partir deste momento, cada um dos montes passa a ser designado, respectivamente, de crapô e monte;
  • Em seguida, cada um dos jogadores coloca quatro cartas sobre a mesa, à sua esquerda e alinhadas na vertical, formando desta forma duas colunas laterais e paralelas entre si;
  • Entre essas duas colunas deve ficar um espaço (de duas cartas), onde vão ficar as pilhas dos Ases, que são 8 na totalidade;
  • As cartas só podem entrar no jogo exposto, ou seja, nas colunas, em sequência descendente de cor de naipe alternada;
  • As cartas devem ser dispostas de forma a que a carta que fique por cima cubra apenas metade da carta anterior;
  • As pilhas dos Ases têm como base um Ás e sobre qualquer um desses Ases pode colocar-se um 2, depois um 3 e assim sucessivamente até ao rei, mas sempre do mesmo naipe;
  • Estas cartas não poderão ser removidas até ao final do jogo;
  • Não é obrigatório colocar na mesa uma carta que tenha entrado no jogo exposto;
  • Primeiro utilizam-se as cartas do monte crapô e só depois destas se esgotarem é que se podem utilizar as do monte reverso, para preencher as casas vazias;
  • As cartas das extremidades podem deslocar-se para as casas abertas, ou para outras filas desde que se forme uma sequência descendente de cor diferente;
  • Quando se abre uma casa pode manipular-se um par de cartas expostas;
  • Carrega-se, batendo o monte reverso ou o crapô do adversário com uma carta do mesmo naipe imediatamente inferior ou superior à carta exposta que se bate;
  • Um crapô só pode ser carregado se o jogador a quem pertence já o tiver utilizado;
  • Só se houver uma casa aberta é que podem entrar cartas para a mesa, exceto se for um Ás ou se se tratar de uma carta que entre na sequência dos montes dos Ases;
  • Antes de cada jogada, o jogador pode mover a carta destapada do seu monte;
  • Quando as cartas do monte acabam, volta-se o monte reverso e o processo inicial recomeça;
  • O jogo termina quando um dos jogadores ficar sem cartas ou quando ambos decidirem que o jogo está empatado.

Peixinho

Ao jogar peixinho busca-se agrupar 4 cartas de naipes distintos, mas de mesmo valor. Para isso, é preciso um baralho de 52 cartas. Vamos as regras desse jogo de cartas para jogar a dois:

  • 7 cartas são distribuídas para cada jogador e as demais ficam num monte no centro;
  • O jogador A pede ao jogador B uma carta de determinado valor (é importante que o jogador A tenha uma carta com o valor solicitado em mãos);
  • O jogador B deve entregar todas as cartas que tiver no valor pedido pelo jogador A. Caso não tenha, é dever do jogador B pedir ao jogador A para "pescar" uma nova carta do monte;
  • O jogador que tiver em mãos 4 cartas do mesmo valor e de diferentes naipes deve gritar "peixinho!";
  • A partida termina quando já tiverem sido formados os grupos de peixinhos e não houver mais cartas para "pescar".

Jogo de guerra com cartas

Entre as opções de jogos com cartas para duas pessoas, sem dúvida guerra é um dos mais divertidos. Confira:

  • Um dos jogadores fica responsável por embaralhar as cartas e distribuí-las igualmente para ambos os jogadores, de forma alternada;
  • Ambos os jogadores colocam suas cartas viradas para baixo e, ao mesmo tempo, escolhem uma aleatoriamente. O jogador que tiver a carta mais valiosa leva a carta do adversário;
  • O jogo prossegue até que o jogador que tiver mais cartas na mão vença.

Esperamos que você divirta-se com esses jogos de cartas para dois.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Jogos de cartas para duas pessoas, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Referências
  1. PACHECO, Nádia; FELICIANO, Raquel. Catálogo de Atividades e de Jogos com Cartas. 2013. Disponível em: <http://sites.uac.pt/mea/files/2014/01/am-13-14-13A.pdf>. Acesso em 27 de julho de 2021.
Bibliografia
  • SOARES, Kamyla Lemes. A iconografia das cartas de baralho. Projetica, v. 7, n. 1, p. 25-36, 2016. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/21134>. Acesso em 27 de julho de 2021.

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