Meteorologia

Por que o céu fica laranja

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 3 abril 2023
Por que o céu fica laranja

Assistir o pôr do sol é uma das cenas mais bonitas que podemos ver no nosso dia a dia. É inspirador, rende belas fotos das pessoas e esquenta o coração, passando tranquilidade com uma breve visão de prazer.

Porém, nem todo mundo sabe os motivos que levam o céu, que geralmente é da cor azul, ter essa tonalidade alaranjada. Aqui no umCOMO, vamos te mostrar os motivos do por que o céu fica laranja. Vamos falar de tudo que há por trás, para que não fique nenhuma dúvida na sua cabeça. Vem com a gente e entenda tudo que está procurando aqui!

Também lhe pode interessar: Quais são as cores que formam o arco-íris

Índice

  1. Por que o céu muda de cor
  2. Céu laranja: outras razões
  3. E o que leva o céu a ficar alaranjado de noite?
  4. Por que o céu fica rosa

Por que o céu muda de cor

O céu laranja é um fenômeno que ocorre quando a cor do céu muda de azul para laranja, geralmente durante o nascer ou pôr do sol. Essa mudança de cor pode ser vista em todo o mundo, e muitas pessoas acham o céu laranja incrivelmente bonito e fascinante. Mas o que causa essa mudança de cor e por que ela ocorre?

Para entender por que o céu fica laranja, é preciso primeiro saber como a luz se propaga na atmosfera: ela é composta por todas as cores do arco-íris : vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta - que juntas formam e criam uma luz de cor branca. Quando a luz do sol entra na atmosfera, ela é espalhada em todas as direções pelas partículas presentes no ar, como poeira, gotículas de água e moléculas de ar.

A quantidade do que é espalhado por aí é uma variável, porque depende do comprimento da onda da luz. Explicamos: como de fato a luz vermelha têm um tamanho maior e mais longo que a azul, ela é espalhada menos na atmosfera, o que significa que a luz vermelha tem uma tendência a seguir um caminho mais reto do sol direto para os nossos olhos.

Por outro lado, a luz azul tem um comprimento de onda mais curto e é espalhada com mais frequência, o que significa que essa luminosidade tem uma tendência a a se espalhar por todo o céu.

Pôr do sol laranja

Durante o nascer ou pôr do sol, quando o sol está baixo no horizonte, a luz do sol deve percorrer uma distância maior na atmosfera para chegar aos nossos olhos.

À medida que a luz viaja por meio da atmosfera, mais luz azul é espalhada por aí, o que significa que menos dela chega até os nossos olhos. Isso faz com que o céu pareça mais laranja ou vermelho, porque a luz vermelha é a cor que ainda chega aos nossos olhos com mais facilidade.

Esse é o principal ponto que leva o céu a ter essa com alaranjada, mas existem também outros fatores, como veremos abaixo, que também leva o horizonte que está sob nossas cabeças ter essa coloração.

Céu laranja: outras razões

Por exemplo, a atmosfera também pode conter partículas de poeira ou poluição que podem afetar a cor do céu durante o nascer ou pôr do sol. Essas partículas podem espalhar a luz de maneira diferente, o que pode levar a cores totalmente diferentes no céu. Dessa maneira, se houver muita poeira na atmosfera, o céu pode parecer mais acinzentado ou marrom em vez de laranja ou vermelho. Curioso, não é mesmo?

Embora o céu laranja seja um fenômeno natural e bonito, em alguns casos, a mudança de cor pode indicar uma situação perigosa.

Por exemplo, em algumas áreas, o céu pode ficar laranja ou vermelho quando há incêndios florestais ou urbanos. A fumaça e as partículas na atmosfera podem causar uma mudança na cor do céu, tornando-o laranja ou vermelho. Nessas situações, a mudança de cor pode ser um sinal de alerta para as pessoas se prepararem para evacuar ou ficar em segurança em casa.

Além disso, não é bem o caso do Brasil e da maioria das suas regiões, mas o céu também pode ficar laranja devido a tempestades de areia, especialmente em áreas desérticas, podem criar a visão de um céu mais alaranjado ou até mesmo amarelo. A areia em suspensão, aquela que não está de fato no chão e acaba ficando na frente da nossa visão do sol, tende a filtrar a luz que chega nossos olhos, criando essa aparência de cor alaranjada.

E o que leva o céu a ficar alaranjado de noite?

A causa mais provável para isso é a chamada poluição luminosa, que é quando em lugares que utilizam iluminação artificial de noite criam a impressão que o céu está mais laranja, mas é de fato um efeito do excesso de luz não-natural.

Além disso, a luz artificial em áreas urbanas também tem a tendência de refletir na atmosfera, criando uma aparência laranja no céu. Isso é muito comum, principalmente durante a hora do crepúsculo, que é quando o sol está nascendo ou se pondo, e até mesmo depois, quando a luz artificial é bem mais visível.

De fato, a noite não está ficando mais laranja, é como nós vemos, do local em que estamos, as luzes artificiais dando essa impressão. Entretanto, a lua também tem um brilho lindo e, se quiser saber porque isso acontece, temos um artigo aqui do umCOMO contando mais sobre isso!

Por que o céu fica rosa

Se um céu alaranjado já uma visão linda, então imagina ele ficando rosa, consegue imaginar? Bem, na ilha de Tonga essa cena saiu do imaginário das pessoas para uma visão real!

Isso aconteceu porque um vulcão subaquático entrou em erupção e diversas partículas foram lançadas ao céu, dando a clara visão de um céu rosa por um certo período. Inclusive, há relatos que essas partículas chegaram a ser vistas até em cidades brasileiras, como a grande e populosa São Paulo e o Rio de Janeiro.

E aí, conseguiu entender bem por que o céu fica laranja? São diversas situações que levam a essa coloração, cada uma contribuindo de uma maneira diferente. Se você gostou do que acabou de aprender, fique sabendo que aqui no umCOMO é possível ler muitos outros artigos interessantes como este, feitos para te ajudar em qualquer momento do dia a dia. Use nossa barra de buscas e conheça outros de nossos conteúdos incríveis.

Por que o céu fica laranja - Por que o céu fica rosa
Imagem: Reprodução/ClimaTempo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que o céu fica laranja, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Referências

§ Terra/O que faz o céu fica laranja no pôr do sol/ Disponível em <https://www.terra.com.br/byte/o-que-faz-o-ceu-ficar-laranja-no-por-do-sol,21b558db6c2c15fc41ca08fec48e188ahyzepujz.html > Acesso em 30 de março de 2023

§ Treinamento24/Qual é a hora do crepúsculo/ Disponível em https://treinamento24.com/library/lecture/read/139489-qual-e-a-hora-do-crepusculo/ Acesso em 30 de março de 2023

§ Summitagrp/Porque o céu fica rosa? / Disponível em /Acesso em 30 de março de 2023

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/ClimaTempo
1 de 2
Por que o céu fica laranja