Tripular em um barco

Quais são as partes de um barco

Quais são as partes de um barco

Se pensa em fazer uma viagem por mar, terá de saber quais são e o que significam algumas das palavras mais típicas do mundo marítimo. A seguir explicamos muitos desses termos do mundo do mar que você ouviu alguma vez na vida, mas que não sabe o que significam.

Também lhe pode interessar: Como fazer um nó de azelha

Índice

  1. Bombordo e Estibordo
  2. Balanço e balanço lateral
  3. Partes do barco
  4. Linha de flutuação do barco
  5. Manobra
  6. Nó ou nós de velocidade
  7. Proa e popa
  8. Ponte de comando e pontes

Bombordo e Estibordo

Bombordo é o lado esquerdo do barco, olhando para a proa e de costas para a popa. Estibordo é o contrário de bombordo, o lado direito do barco, olhando para a proa e de costas para a popa.

Quais são as partes de um barco - Bombordo e Estibordo

Balanço e balanço lateral

O balanço é o movimento que o barco faz por causa das ondas. Sobe e desce alternativamente. O balanço lateral é o movimento de oscilação provocado pelas ondas quando o barco está parado.

Partes do barco

  • Porão: Parte interior do barco onde se coloca a carga.
  • Costado: É a parede lateral do barco, que vai desde a linha de flutuação até a borda superior do navio.
  • Escotilha: Abertura retangular que se encontra sobre a ponte dos barcos para poder baixar ao interior.
  • Despensa; lugar onde se guardam os víveres.

Linha de flutuação do barco

Linha que separa a parte submersa do casco da parte que se encontra fora do água, quando o barco está com carga plena. A parte do casco que se encontra submersa denomina-se carena.

Manobra

São cordas pertencentes aos mastros. Algumas são usadas para fixar bandeiras e outras para subi-las e baixá-las segundo a direção do vento e da direção que se queira levar.

Nó ou nós de velocidade

É a relação espaço-tempo que equivale ao espaço de uma milha marinha por hora e serve para indicar a velocidade de um barco. Pode-se dizer portanto que um barco que faz 20 nós faz 20 milhas por hora. É um erro dizer 20 nós por hora.

Proa e popa

  • Popa: a parte posterior do barco onde se encontra a pá do timão e a bandeira.
  • Proa: A parte anterior do barco, que durante a navegação corta a água.

Ponte de comando e pontes

Uma das áreas mais importantes do barco. A ponte de comando é um lugar em que o comandante dá as ordens. A área de pontes são duas: a ponte superior que está descoberta e se chama coberta, e outra parte interior que compreende todas as divisões interiores do barco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as partes de um barco, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Mmarcelos
Qual a função da parte bojuda, abaixo da linha d'agua, na proa dos grandes navios..?
Marcos
Em complementação segue a explicação abaixo devido a confusão n Brasil de se usar estibordo e boreste: Isso pode levar a confusões tão prejudiciais que fez a Marinha Brasileira redesenhar uma palavra tradicional para evitar problemas em suas operações; se não estou enganado, isso se deu por volta da Guerra do Paraguai. A antiga distinção entre bombordo (o lado esquerdo da embarcação) e estibordo (o lado direito) mostrou-se inoperante em situações de batalha, uma vez que as ordens gritadas no meio da fuzilaria e da canhonada deixavam ouvir apenas a tônica, que é BOR em ambos os casos. Considerando a importância de que os maquinistas e timoneiros entendessem as ordens dadas, nossa Marinha sabiamente inovou: pegou estibordo, reordenou seus elementos e saiu-se com um boreste, agora funcional, porque as duas tônicas se bastam para distingui-las (bomBORdo, boRESte).
Marcos
No Brasil se usa bombordo e boreste, estibordo é utilizado no português de Portugal
1 de 2
Quais são as partes de um barco