Erosão do solo

Como encontrar pedras preciosas

Como encontrar pedras preciosas

As pedras preciosas são dos tesouros mais procurados desde a antiguidade, o que ocorre tanta pela beleza e quanto pelo valor comercial que possuem. Outro fator que faz com que tais pedras sejam tão valorizadas é que não seriam um tesouro se fossem comuns, ou seja, não basta escavar para instantaneamente encontrar pedras preciosas. Na verdade, a formação de pedras preciosas é algo muito complexo e que demora milhares de anos, havendo três formas: através da solidificação de magma (formação magmática), por sedimentação de rochas (formação sedimentar) ou devido a alterações químicas e físicas de rochas que as cristalizam (formação metamórfica)[1].

É necessário um longo processo para a formação de pedras preciosas e que não é ao acaso que essas se formam, é preciso haver condições muito específicas na natureza para que isso aconteça. Dada a especificidade dos contextos nos quais esse tipo de formação rochosa acontece, alguns lugares na Terra são mais propensos a originar pedras preciosas que outros. Se você quer saber quais são esses lugares, continue lendo este artigo do umCOMO em que te daremos algumas dicas para encontrar pedras preciosas.

Também lhe pode interessar: Como encontrar a estrela polar

Índice

  1. Conheça as pedras preciosas
  2. Pedras preciosas ao redor do mundo
  3. Pedras preciosas no Brasil
  4. Onde encontrar pedras preciosas na natureza
  5. Encontrar pedras preciosas de forma fácil

Conheça as pedras preciosas

Não importa se você quer saber como encontrar pedras preciosas no solo, em riachos ou então se sua intenção é unicamente aprender a diferenciar pedras já lapidadas, o passo mais importante será focar em uma ou mais tipos de pedra que você deseja encontrar e, então, estudar seus detalhes. A lógica é bastante simples: para encontrar algo, primeiro você precisa de saber o que procura.

Um fato bastante importante de se saber, principalmente se vamos procurar pedras em sua forma natural, é que nós geralmente conhecemos as pedras preciosas no seu formato lapidado e aplicado na joalheria, no entanto elas não se apresentam assim na natureza. Existem pedra preciosa dentro de outra pedra, ou seja, pedras que apenas são encontradas dentro de outras e que nos obriga a aprender a diferenciar esse casco que a cobre, afinal, imagine a dificuldade de, por exemplo, reconhecer um diamante dentro da pedra sem ter visto e estudado a pedra previamente. Além disso, existem alguns tipos de pedra que, na natureza, têm até mesmo uma cor diferente de quando lapidada. Tendo em mente todas as possíveis diferenças entre a pedra natural e lapidada e a dificuldade que isso pode nos causar na hora de encontrá-las, você deverá aprender primeiro como identificar pedras preciosas na natureza.

Como encontrar pedras preciosas - Conheça as pedras preciosas

Pedras preciosas ao redor do mundo

Não existe uma resposta correta para onde encontrar pedras preciosas na natureza, afinal, as gemas podem ser encontradas um pouco por todo o mundo, no entanto em alguns locais existe uma maior concentração. É o caso do Brasil, Austrália, África do Sul, sudeste da Ásia e regiões montanhosas dos Estados Unidos. As pedras preciosas tanto se podem encontrar no solo, subsolo ou debaixo de água, devido à movimentação de placas tectônicas que trazem ao de cima ou levam para baixo as camadas de rocha que guardam essas pedras. Mais especificamente, pedras preciosas e semipreciosas podem ser encontradas em depósitos de calcário ou cobre, aluviões e leitos de rios que fluem a partir de aluviões.

Se você encontrou uma pedra que parece preciosa e quer saber como identificar uma pedra de diamante para ter certeza de que se trata de um, veja também 6 maneiras de identificar um diamante bruto.

Como encontrar pedras preciosas - Pedras preciosas ao redor do mundo

Pedras preciosas no Brasil

Se você quer saber onde encontrar pedras preciosas no Brasil, saiba primeiramente que o Brasil sempre foi muito rico em pedras preciosas e um pouco por todo o país é possível encontrar garimpos, locais de exploração no solo de forma manual.

No Piauí, por exemplo, mais especificamente na região da Serra dos Matões, é possível encontrar opalas[2]. Em Carnaíba, na Bahia, existe a maior exploração de garimpo de esmeralda, o que também ocorre em Santa Terezinha de Goiás[3]. Nos anos 70, a alexandrita foi encontrada no município de Malacacheta, em Minas Gerais, também sendo encontrada em menor quantidade no Espírito Santo e na Bahia[4]. A ametista já deu nome a uma localidade do Rio Grande do Sul, Ametista do Sul, devido à grande quantidade desta pedra preciosa que lá é encontrada[5].

Além das pedras citadas, também é possível encontrar citrino, topázio, ágata e turmalina um pouco por todo o lado e em grande quantidade no território nacional. A variedade e quantidade de pedras preciosas no Brasil é tamanha que temos até mesmo um estado chamado Minas Gerais, ou seja, se você estiver procurando especificamente onde encontrar pedras preciosas em Minas Gerais e procurar por um mapa de pedras preciosas no Brasil, descobrirá que não faltará lugar e que será necessário procurar por locais específicos de acordo com a região do estado onde você se encontra.

Como encontrar pedras preciosas - Pedras preciosas no Brasil

Onde encontrar pedras preciosas na natureza

Pedras preciosas em grande quantidade são encontradas em minas, mas se você é um amador nesta área e se não tem um grande grupo de pessoas a quem se juntar para procurar as pedras, é melhor começar procurando em riachos, mas como encontrar pedras preciosas em riachos?

Pense no local onde gostaria de começar e peça permissão ao dono se o local for privado. Para dar início aos trabalhos, você deverá reunir um manual ou guia de pedras preciosas, pá, balde, recipiente para as guardar, peneira, água limpa, panos e botas de borracha. Também

Desloque-se até ao riacho com as botas calçadas e cave terra com rochas do rio para dentro do balde, depois pegue um pouco dela e coloque na peneira. Agite a peneira de forma a eliminar a terra e vá adicionando água limpa até que restem apenas pedras e rochas. Coloque as pedras no pano e, com a ajuda do manual, avalie-as percebendo se encontrou alguma preciosa, se sim, coloque-as dentro do recipiente. Repita o processo as vezes que achar necessário para concluir se esse terreno é fértil em gemas ou não. No entanto, se perto de sua casa existir um túnel ou ferrovia, também pode começar a procura por lá, e para isso leve também uma picareta consigo. Agora que você já sabe como encontrar pedras preciosas em riachos, boa aventura e boa sorte!

Se você encontrar algo e quiser saber como registrar pedras preciosas, terá que levar até um gemólogo, ou seja, em um especialista em pedras preciosas, que irá analisar a pedra para poder classificá-la.

Encontrar pedras preciosas de forma fácil

Se você não quer saber como encontrar pedras preciosas em riachos, rios e matas e pretende já adquiri-las prontas, não se importante em pagar por isso, fique sabendo que existem vários sites que as vendem em leilão ou não, como o caso do Mercado Livre. Por vezes em vendas de garagem e lojas de penhora também poderá encontrar pedras preciosas que os donos desvalorizam ou simplesmente desconhecem que têm.

Caso você for adquirir pedras assim, primeiramente estude bastante o tipo de pedra que irá comprar para conseguir identificá-la assim que chegar, visando não ser enganado por jóias falsas. Comprando qualquer produto em sites como o Mercado Livre você tem o direito de pedir devolução de qualquer produto em até 7 dias corridos de forma que poderá realizar suas compras com tranquilidade sem o medo de ser enganado e de acabar gastando dinheiro com algo de pouco valor, além disso, o prazo te dará tempo suficiente para conseguir analisar as pedras com clareza.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como encontrar pedras preciosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Referências
  1. CARNEIRO, C. D. R.; GONÇALVES, P. W.; LOPES, O. R. O Ciclo das Rochas na Natureza. Terrae Didatica, Vol. 5, Nº 1, p. 50-62, 2009. Disponível em: https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v5/pdf-v5/TD_V-a5.pdf. Acesso em: 31/10/2020.
  2. LIMA, I. M. de M. F.; GUERRA, A. J. T. Ambiente montanhoso e turismo em Pedro II, Piauí. Geosul, Vol. 35, Nº 74, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/1982-5153.2020v35n74p518. Acesso em: 31/10/2020.
  3. LARIUCCI, C.; LEITE, C. R.; SANTOS, R. H. de A. Gênese e inclusões das esmeraldas de Santa Terezinha de Goiás - GO. Revista Brasileira de Geociências. Vol. 20, Nº 1-4, p. 25-31, 1990. Disponível em: http://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/rbg/article/viewFile/11791/11331. Acesso em: 31/10/2020.
  4. BASílio, M. S.; PEDROSA-SOARES, A. C.; JORDT-EVANGELISTA, H. Depósitos e alexandrita em Malacacheta, Minas Gerais. Geonomos, Vol. 8, Nº 1, p. 47-54. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistageonomos/article/view/11581/8319. Acesso em: 31/10/2020.
  5. SANTOS, E. P. dos; FIOREZE, M.; BENATTI, M. E. Composição química e potencialidade do uso de resíduo de extração de pedra ametista como fertilizante agrícola. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Vol. 20, Nº 1, p. 515-523, Santa Maria, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/download/19705/pdf. Aceso em: 31/10/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
71 comentários
A sua avaliação:
Eliane Braga da Silva
Achei uma pedra grande verde escuro gostaria de algum contato q análise pra saber q pedra e
A sua avaliação:
Eliane Monteiro
Tenho ums cristais de Quartzo e gostaria de vendelas e tenho ums rosas.
Ricardo de Almeida Pereira
que ferramentas posso dispor para encontrar pedras preciosas, existe algum paíz que eu possa exportar?
sebastiao
conheço um lugar onde se encontra pedras verdes e raramente pedras lilazes,em corrego, misturadas a cascalhos, gostaria de saber se sao esmeraldas, sao pedras pequenas, muito verdes,opacas,parecem pequenas britas.
Cristiano Alves Pereira
Tenho umas pedras aqui comigo e eu gostaria de saber o nome delas e também. Valores
Hélio de Souza
Quando se percebe que uma pedra de tamanho iguais, é mais pesada cascuda e tem pontinhos que brilha pode ser de qualidade preciosa e de valores
antonio cleilson de araujo
como faco para encomntra pedras manuais .
A sua avaliação:
jose arildo tavares bentes
gostaria de conhecer as pedras com seu nome. obrigado

A sua avaliação:
Luiz Eduardo
Interessante para aprendiz. No RS existe alguma região com possibilidade de encontrar pedras preciosas?
frederico
É possível encontrar pedras preciosas em nascente de rios na zona montanhosa?
RONEI RAMOS
Gostaria de saber, quem devo procurar para fazer uma analise uma terra da família, onde se encontra um depósito natural de calcário e pedras?
jose carlos
tenho umas. pedra quero sa que pedra e essas se tem valor .mande resposta ;
Dionisio chile de souza
Sou um artrsaos, e tem como vcs conseguir mini cascalho de pedra, turquesa, ametista, ônix, todas pedra de cor forte, para fazer Brinco de mosaico, eu fico grato, ou se tem como indicar peso as que pode fornecer estas pedras obrigado, aguardo
Paulo Costa
É possível encontrar pedras preciosas Ex: Diamante em rochas a beira mar.
roberto
quero aprender a localizar e encontrar pedra preciosas
A sua avaliação:
osvaldo massago
Se é possivel encontra pedras preciosas no país de origem vulcânica, quais são os metudo de pesquisa e que tipo de rocha a mais probabelidade de encotra pedras preciosas?
A sua avaliação:
canarinho garimpeiro
sou mestre em escoramentos,e linha de frente em qualquer garimpo,precisando avaliar um terreno ou barranco estou aqui
A sua avaliação:
ENILZACOSTA
PRECISO DE ALGUEM QUE POSSA FAZER UMA AVALIAÇÃO EM MEU TERRENO ENCONTREI VARIAS PEDRAS BRUTAS DE AMETISTA, VARIOS TAMANHOS POR TODO O TERRENO. OBS: TENHO RIACHO NA PROPRIEDADE.
canarinho garimpeiro
e nesessario avaliar qual e o tipo de ametista se ela corar e aveludar com cristalizaçao e firmesa pode ser boa
Anonimo
Me manda umas pedras dessas : D
A sua avaliação:
sançao lira damacena
olha gostaria de saber como façao para encontrar bicos de ametistas prontos para lapidar e qual eo valor?
A sua avaliação:
Daiana
Estou com algumas pedras e gostaria de saber se e preciosa ou semipreciosa !! Tenho imagem dela. Gostaria que me responde-se
Antonio de Andrade
mande seu zap, que adiciono
1 de 4
Como encontrar pedras preciosas