Partilhar

Como identificar pedras preciosas na natureza

Fonte: preciolandia.com

As pedras preciosas são um tipo de tesouro extremamente raro. Não é em qualquer lugar que se consegue encontrar esta preciosidade e isso levou a que, durante vários anos, homens escavassem minas em vão na procura de pedras preciosas que teimavam em aparecer. A verdade é que a maioria das pedras preciosas não estão presentes na natureza tal como nós as conhecemos, lapidadas e brilhantes. A maioria delas apresenta-se em bruto, passando praticamente despercebidas no meio de rochas vulgares, e só pessoas com conhecimentos de gemologia conseguem identificá-las com precisão. No entanto não é preciso ser formado nessa ciência para saber como identificar pedras preciosas na natureza, e neste artigo de umComo.com.br lhe damos algumas orientações para que também você possa encontrar gemas.

Também lhe pode interessar: Que atividades fazer com crianças na praia
Passos a seguir:
1

A forma mais fácil de um iniciante aprender a identificar pedras preciosas, é escolher um determinado tipo de pedra preciosa e começar a estudá-la, recorrendo a manuais de mineralogia. Existem várias pedras preciosas e semipreciosas e se você tentar aprender a identificá-las todas de uma vez só, o mais provável é que acabe confundindo.

2

Assim sendo, imaginemos que você escolhe a pedra esmeralda. Logo à partida sabe que ela tem uma tonalidade verde, mas na natureza a cor da pedra poderá não ser a que conhecemos. Por essa razão é importante que estude acerca desta pedra, procure imagens e se familiarize com o aspeto dela em bruto.

Fonte: minerart.com
3

Se tiver oportunidade, visite também museus geológicos e exposições de pedras preciosas e semipreciosas. Nesses locais encontrará fotografias e documentos referentes ao estudo e identificação de pedras preciosas, que o irão elucidar. Solicite também a ajuda das guias turísticas presentes no museu, pois elas saberão responder à maioria das suas questões relacionadas com este tema.

4

Tendo já reunido a teoria, poderá passar à prática, procurando pedras preciosas no terreno. Procure saber qual a área onde se encontra a pedra preciosa que você está procurando. Isso poderá ser difícil porque o mais certo é que ela se localize noutro país ou continente, por isso recomendamos que comece por procurar outras gemas que sejam comuns no local onde você se encontra.

Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
5

Irá necessitar de alguns instrumentos próprios para identificar pedras preciosas e semipreciosas. Tente reunir o máximo deles:

  • Algum tipo de lâmina de aço (pode ser um canivete);
  • Pequena placa de porcelana branca não esmaltada;
  • Ímã;
  • Lupa que aumente 10x;
  • Frasco com ácido clorídrico diluído em 90% de água;
  • Lâmpada de luz ultravioleta;
  • Algumas pedras semipreciosas.
6

As pedras preciosas mais fáceis de encontrar são aquelas que dão para identificar pela cor. Você sabe que o rubi é vermelho, que o diamante é branco/transparente e por aí em diante. No entanto, tal como já referido, na natureza a pedra pode não apresentar a mesma cor, sendo chamada de mineral alocromático, que é o caso do quartzo. Para tirar as dúvidas, a solução é partir a pedra e observar a cor no interior dela.

Fonte: fotos.fot.br
7

Outra forma de detetar uma pedra preciosa é conhecendo a dureza dos minerais segundo a escala de Mosh. O diamante, por exemplo, é a rocha com maior dureza, de 10, risca qualquer outra e nunca é riscada, a não ser por outro diamante. Já o topázio tem uma dureza de 8, o que significa que pode ser riscado por uma pedra de dureza maior mas nunca de dureza inferior. Enquanto estiver no terreno procurando pedras preciosas, sirva-se das semipreciosas que levou consigo e faça o teste.

8

Alguns minerais mantêm determinadas formas na natureza que lhes são caraterísticas, chamadas de hábito, o que permite identificá-los rapidamente ou, pelo menos, saber que estamos na presença de uma pedra peculiar. O quartzo, por exemplo, costuma apresentar-se sobre a forma de prisma, já a pirita mantém um formato cúbico, como se pode ver na imagem ao lado, ainda que não perfeito.

Fonte: praticasalternativas.com
9

Com o auxílio da lâmpada de luz ultravioleta também poderá identificar pedras preciosas, devido à sua fluorescência e fosforescência. Estes conceitos estão relacionados com a luminosidade que o mineral emite quando está sob uma radiação invisível, neste caso os raios ultravioletas. Procure saber como determinada pedra preciosa reage a este tipo de luz para mais facilmente a identificar.

10

É também possível identificar uma pedra preciosa através do magnetismo, é por essa razão que deverá transportar um ímã consigo quando estiver procurando gemas. Ate o ímã a um fio e aproxime-o da pedra. Algumas delas são atraídas pelo poder do ímã, como o caso da magnetita e da pirrotita.

Fonte: zjmineracao.com.br
11

Existem outras formas práticas de identificar pedras preciosas que você poderá pôr em prática em campo, utilizando os restantes materiais referidos acima e para os quais você encontrará um uso consultando manuais específicos, como o Introdução à Mineralogia Prática. Vale a pena dedicar algum tempo ao estudo, pois tendo conhecimento acerca da morfologia das pedras torna-se mais fácil identificar pedras preciosas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar pedras preciosas na natureza, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário sobre Como identificar pedras preciosas na natureza

202 comentários
EDNALDO ALMEIDA DO CARMO
Mais uns dois anos e virá minha aposentadoria. Me Imagino morando numa Cidadezinha no interior do estado e adquirir os equipamentos de lapidação e ali desenvolver essa atividade como hobby. É claro que com algum conhecimento em pedras preciosas e semipreciosas irei agregar valores ao meu lazer e consequentemente gerar uma renda extra. Conto, desde já, com o apoio dos senhores.

Ozenilton
Boa noite eu gostaria de saber qual o caminho para em deificar como Diamantes esmeraldas Rubim etc..
João Miápia
Muito bom dia e felicidades para vocês. Gostei muito da vossa publicação, tenho intenções de se tornar num explorador de diamantes e vou precisar muito da vossa cooperação. Sucessos para vocês e forte abraço.
Editor umComo.com.br
Oi João! Muito obrigado pelo seu comentário. Tudo de bom para você e seu objetivo, continue acompanhando o umCOMO :)
Geovane
Olá boa noite! Eu encontrei algumas pedras roxas e transparentes,possivelmente pode ser amentista e cristal,como saber se são valiosas?
Belerophontes
como encontrar pedra preciosas na natureza?
A sua avaliação:
Noely santana da cruz
Oi boa tarde eu achei uma pedra transparente na natureza na selva eu coloquei no fogo por 45 minutos e ela partiu mais não tudo mais ficou linda todos os brilhos como saber si é um diamante se eu fiz a forma correta
Elizangela
Achei uma pedra como posso saber se ela e quartzo ou nao e quartzo?
cachimo
que tipo de argila ou regiao pode encontrar rubi ou turmalinas? que cor apresenta argila que tem rubi? sera que terra ou argila vermelha pode se encontrar rubi ou pedras preciosas? como posso testar se na minha fazenda ou machamba tem pedras preciosas?
Robson Falcão Moreira
Como saber se uma pedra preciosa é um diamante..? Tenho duas pedras encontradas em area devolutas e muito brilhantes, na cor Rosa.
edemilsom bispo da cunha
eu tenho uma pedra rubinita vermelha de 148 grama de dureza 9 qual o valor da grama e assi aguardo retorno são carlos 06 02 2018

Fonte: preciolandia.com
Fonte: minerart.com
Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
Fonte: fotos.fot.br
Fonte: praticasalternativas.com
Fonte: zjmineracao.com.br
1 de 6
Voltar ao topo da página