Partilhar
Partilhar em:

Como identificar pedras preciosas na natureza

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (1289 votos)
134 comentários
112 vezes partilhado
 
Fonte: preciolandia.com

As pedras preciosas são um tipo de tesouro extremamente raro. Não é em qualquer lugar que se consegue encontrar esta preciosidade e isso levou a que, durante vários anos, homens escavassem minas em vão na procura de pedras preciosas que teimavam em aparecer. A verdade é que a maioria das pedras preciosas não estão presentes na natureza tal como nós as conhecemos, lapidadas e brilhantes. A maioria delas apresenta-se em bruto, passando praticamente despercebidas no meio de rochas vulgares, e só pessoas com conhecimentos de gemologia conseguem identificá-las com precisão. No entanto não é preciso ser formado nessa ciência para saber como identificar pedras preciosas na natureza, e neste artigo de umComo.com.br lhe damos algumas orientações para que também você possa encontrar gemas.

Instruções:
1

A forma mais fácil de um iniciante aprender a identificar pedras preciosas, é escolher um determinado tipo de pedra preciosa e começar a estudá-la, recorrendo a manuais de mineralogia. Existem várias pedras preciosas e semipreciosas e se você tentar aprender a identificá-las todas de uma vez só, o mais provável é que acabe confundindo.

2

Assim sendo, imaginemos que você escolhe a pedra esmeralda. Logo à partida sabe que ela tem uma tonalidade verde, mas na natureza a cor da pedra poderá não ser a que conhecemos. Por essa razão é importante que estude acerca desta pedra, procure imagens e se familiarize com o aspeto dela em bruto.

Fonte: minerart.com
3

Se tiver oportunidade, visite também museus geológicos e exposições de pedras preciosas e semipreciosas. Nesses locais encontrará fotografias e documentos referentes ao estudo e identificação de pedras preciosas, que o irão elucidar. Solicite também a ajuda das guias turísticas presentes no museu, pois elas saberão responder à maioria das suas questões relacionadas com este tema.

4

Tendo já reunido a teoria, poderá passar à prática, procurando pedras preciosas no terreno. Procure saber qual a área onde se encontra a pedra preciosa que você está procurando. Isso poderá ser difícil porque o mais certo é que ela se localize noutro país ou continente, por isso recomendamos que comece por procurar outras gemas que sejam comuns no local onde você se encontra.

Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
5

Irá necessitar de alguns instrumentos próprios para identificar pedras preciosas e semipreciosas. Tente reunir o máximo deles:

  • Algum tipo de lâmina de aço (pode ser um canivete);
  • Pequena placa de porcelana branca não esmaltada;
  • Ímã;
  • Lupa que aumente 10x;
  • Frasco com ácido clorídrico diluído em 90% de água;
  • Lâmpada de luz ultravioleta;
  • Algumas pedras semipreciosas.
6

As pedras preciosas mais fáceis de encontrar são aquelas que dão para identificar pela cor. Você sabe que o rubi é vermelho, que o diamante é branco/transparente e por aí em diante. No entanto, tal como já referido, na natureza a pedra pode não apresentar a mesma cor, sendo chamada de mineral alocromático, que é o caso do quartzo. Para tirar as dúvidas, a solução é partir a pedra e observar a cor no interior dela.

Fonte: fotos.fot.br
7

Outra forma de detetar uma pedra preciosa é conhecendo a dureza dos minerais segundo a escala de Mosh. O diamante, por exemplo, é a rocha com maior dureza, de 10, risca qualquer outra e nunca é riscada, a não ser por outro diamante. Já o topázio tem uma dureza de 8, o que significa que pode ser riscado por uma pedra de dureza maior mas nunca de dureza inferior. Enquanto estiver no terreno procurando pedras preciosas, sirva-se das semipreciosas que levou consigo e faça o teste.

8

Alguns minerais mantêm determinadas formas na natureza que lhes são caraterísticas, chamadas de hábito, o que permite identificá-los rapidamente ou, pelo menos, saber que estamos na presença de uma pedra peculiar. O quartzo, por exemplo, costuma apresentar-se sobre a forma de prisma, já a pirita mantém um formato cúbico, como se pode ver na imagem ao lado, ainda que não perfeito.

Fonte: praticasalternativas.com
9

Com o auxílio da lâmpada de luz ultravioleta também poderá identificar pedras preciosas, devido à sua fluorescência e fosforescência. Estes conceitos estão relacionados com a luminosidade que o mineral emite quando está sob uma radiação invisível, neste caso os raios ultravioletas. Procure saber como determinada pedra preciosa reage a este tipo de luz para mais facilmente a identificar.

10

É também possível identificar uma pedra preciosa através do magnetismo, é por essa razão que deverá transportar um ímã consigo quando estiver procurando gemas. Ate o ímã a um fio e aproxime-o da pedra. Algumas delas são atraídas pelo poder do ímã, como o caso da magnetita e da pirrotita.

Fonte: zjmineracao.com.br
11

Existem outras formas práticas de identificar pedras preciosas que você poderá pôr em prática em campo, utilizando os restantes materiais referidos acima e para os quais você encontrará um uso consultando manuais específicos, como o Introdução à Mineralogia Prática. Vale a pena dedicar algum tempo ao estudo, pois tendo conhecimento acerca da morfologia das pedras torna-se mais fácil identificar pedras preciosas.

12

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como identificar pedras preciosas na natureza, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Comentários (134)

Escrever comentário sobre Como identificar pedras preciosas na natureza

134 comentários
A sua avaliação:
Genival Medeiros dde aquino
Lindas gostaria muito de consegui um catalogo com todas as pedras preciosas e semi preciosas brasileira
A sua avaliação:
Luiz Yamamoto Junior
Onde encontro pessoas capacitadas para avaliar umas pedras encontradas em um rio na cidade de meu parente???
A sua avaliação:
Fagner
Boa tarde tenho uma pedra cor azul por dentro e por fora queria saber se tem algum valor.
A sua avaliação:
Wander
Muito interessante as matérias, parabéns!
Editor umComo.com.br
Oi Wander! Que bom saber que as informações foram do seu interesse. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
oziel
oi tem umas pedras aqui.quero saber si tem algum valor?
A sua avaliação:
arlindo
Boa noite!Encontrei uma pedra cor de rosa transparente numa ilha dentro de agua e gostaria de saber que pedra é esta.obrigado
A sua avaliação:
edma
pedra preciosa , pode-se ver facilmente letras do outro lado quando colocado a luz sobre a letra e transparente ?
A sua avaliação:
renato elias milani
fui em um rio aqui de minha cidade com muitas pedras e cachoeira e garimpando por brincadeira acebei encontrando pedras brancas transparentes como diamantes . como consigo identificar se tem algum valor
Renato
Boa noite, isso é muito sério, vc precisa de um especialista de confiança ou de equipamentos especiais, se puder me mande fotos por email ok XXX@XXX.XXX
A sua avaliação:
Valdemir de souza guimaraes
quero saber como endentificar pedras preciosas
A sua avaliação:
Ricardo
Gostei. Gracias!!
Editor umComo.com.br
Oi Ricardo! Que bom saber que o conteúdo foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Fonte: preciolandia.com
Fonte: minerart.com
Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
Fonte: fotos.fot.br
Fonte: praticasalternativas.com
Fonte: zjmineracao.com.br
1 de 6