Partilhar
Partilhar em:

Como identificar pedras preciosas na natureza

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (1291 votos)
142 comentários
112 vezes partilhado
 
Como identificar pedras preciosas na natureza
Fonte: preciolandia.com

As pedras preciosas são um tipo de tesouro extremamente raro. Não é em qualquer lugar que se consegue encontrar esta preciosidade e isso levou a que, durante vários anos, homens escavassem minas em vão na procura de pedras preciosas que teimavam em aparecer. A verdade é que a maioria das pedras preciosas não estão presentes na natureza tal como nós as conhecemos, lapidadas e brilhantes. A maioria delas apresenta-se em bruto, passando praticamente despercebidas no meio de rochas vulgares, e só pessoas com conhecimentos de gemologia conseguem identificá-las com precisão. No entanto não é preciso ser formado nessa ciência para saber como identificar pedras preciosas na natureza, e neste artigo de umComo.com.br lhe damos algumas orientações para que também você possa encontrar gemas.

Instruções:
1

A forma mais fácil de um iniciante aprender a identificar pedras preciosas, é escolher um determinado tipo de pedra preciosa e começar a estudá-la, recorrendo a manuais de mineralogia. Existem várias pedras preciosas e semipreciosas e se você tentar aprender a identificá-las todas de uma vez só, o mais provável é que acabe confundindo.

2

Assim sendo, imaginemos que você escolhe a pedra esmeralda. Logo à partida sabe que ela tem uma tonalidade verde, mas na natureza a cor da pedra poderá não ser a que conhecemos. Por essa razão é importante que estude acerca desta pedra, procure imagens e se familiarize com o aspeto dela em bruto.

Fonte: minerart.com
3

Se tiver oportunidade, visite também museus geológicos e exposições de pedras preciosas e semipreciosas. Nesses locais encontrará fotografias e documentos referentes ao estudo e identificação de pedras preciosas, que o irão elucidar. Solicite também a ajuda das guias turísticas presentes no museu, pois elas saberão responder à maioria das suas questões relacionadas com este tema.

4

Tendo já reunido a teoria, poderá passar à prática, procurando pedras preciosas no terreno. Procure saber qual a área onde se encontra a pedra preciosa que você está procurando. Isso poderá ser difícil porque o mais certo é que ela se localize noutro país ou continente, por isso recomendamos que comece por procurar outras gemas que sejam comuns no local onde você se encontra.

Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
5

Irá necessitar de alguns instrumentos próprios para identificar pedras preciosas e semipreciosas. Tente reunir o máximo deles:

  • Algum tipo de lâmina de aço (pode ser um canivete);
  • Pequena placa de porcelana branca não esmaltada;
  • Ímã;
  • Lupa que aumente 10x;
  • Frasco com ácido clorídrico diluído em 90% de água;
  • Lâmpada de luz ultravioleta;
  • Algumas pedras semipreciosas.
6

As pedras preciosas mais fáceis de encontrar são aquelas que dão para identificar pela cor. Você sabe que o rubi é vermelho, que o diamante é branco/transparente e por aí em diante. No entanto, tal como já referido, na natureza a pedra pode não apresentar a mesma cor, sendo chamada de mineral alocromático, que é o caso do quartzo. Para tirar as dúvidas, a solução é partir a pedra e observar a cor no interior dela.

Fonte: fotos.fot.br
7

Outra forma de detetar uma pedra preciosa é conhecendo a dureza dos minerais segundo a escala de Mosh. O diamante, por exemplo, é a rocha com maior dureza, de 10, risca qualquer outra e nunca é riscada, a não ser por outro diamante. Já o topázio tem uma dureza de 8, o que significa que pode ser riscado por uma pedra de dureza maior mas nunca de dureza inferior. Enquanto estiver no terreno procurando pedras preciosas, sirva-se das semipreciosas que levou consigo e faça o teste.

8

Alguns minerais mantêm determinadas formas na natureza que lhes são caraterísticas, chamadas de hábito, o que permite identificá-los rapidamente ou, pelo menos, saber que estamos na presença de uma pedra peculiar. O quartzo, por exemplo, costuma apresentar-se sobre a forma de prisma, já a pirita mantém um formato cúbico, como se pode ver na imagem ao lado, ainda que não perfeito.

Fonte: praticasalternativas.com
9

Com o auxílio da lâmpada de luz ultravioleta também poderá identificar pedras preciosas, devido à sua fluorescência e fosforescência. Estes conceitos estão relacionados com a luminosidade que o mineral emite quando está sob uma radiação invisível, neste caso os raios ultravioletas. Procure saber como determinada pedra preciosa reage a este tipo de luz para mais facilmente a identificar.

10

É também possível identificar uma pedra preciosa através do magnetismo, é por essa razão que deverá transportar um ímã consigo quando estiver procurando gemas. Ate o ímã a um fio e aproxime-o da pedra. Algumas delas são atraídas pelo poder do ímã, como o caso da magnetita e da pirrotita.

Fonte: zjmineracao.com.br
11

Existem outras formas práticas de identificar pedras preciosas que você poderá pôr em prática em campo, utilizando os restantes materiais referidos acima e para os quais você encontrará um uso consultando manuais específicos, como o Introdução à Mineralogia Prática. Vale a pena dedicar algum tempo ao estudo, pois tendo conhecimento acerca da morfologia das pedras torna-se mais fácil identificar pedras preciosas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como identificar pedras preciosas na natureza, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Comentários (142)

Escrever comentário sobre Como identificar pedras preciosas na natureza

O que lhe pareceu o artigo?
142 comentários
cosme carvalho soares
eu trabalho aréa de garimpo na guyanne francesa mas so com ouro eu queria saber indentifica outros minerio como o diamante
Luiz Carlos Brumm
Com alguns sinais de pedras preciosas como a ametista,como identificar que naquele local de visualização,temos certezas de que ha possibilidade de que ali esta a própria?(Ametista).
marcos
tenho varias pedras como cristais e amarelo com laranja caraquenta por cima tem valor ?
A sua avaliação:
valdir alvarenga dos santos
Quero receber mais informações como identificar pedras preciosas e semi-preciosas na natureza.
helena faustino medeiros
qual os tipos de pedras preciosas que pode ser encotrada no mato grosso .tem algum mapa que possa horientar , onde econtrar e qual o tipo das pedras .que pode ser encontradas ,e que ainda não estão sendo estraidas.
José Carlos
Tenho uma mineração, estou dragando a 7 m de profundidade, estou encontrando um material que gostaria que fosse analisado, voces teriam algum contato no qual pudesse mandar uma foto desse material?
clodoaldo souza bueloni
achei uma pedra quero saber tem algum valor ,ela e meu amarelada ..
A sua avaliação:
gilmar matias
costei muito
Editor umComo.com.br
Oi Gilmar! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Genival Medeiros dde aquino
Lindas gostaria muito de consegui um catalogo com todas as pedras preciosas e semi preciosas brasileira
A sua avaliação:
Luiz Yamamoto Junior
Onde encontro pessoas capacitadas para avaliar umas pedras encontradas em um rio na cidade de meu parente???

Como identificar pedras preciosas na natureza
Fonte: preciolandia.com
Fonte: minerart.com
Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
Fonte: fotos.fot.br
Fonte: praticasalternativas.com
Fonte: zjmineracao.com.br
1 de 6
Como identificar pedras preciosas na natureza