Atividades no campo

Como identificar pedras preciosas na natureza

Como identificar pedras preciosas na natureza

As pedras preciosas são um tipo de tesouro extremamente raro e não é em qualquer lugar que se consegue encontrar minerais do tipo. A raridades de tais minerais levou o homem durante vários anos a escavar minas em vão na procura dessas que teimavam em aparecer. A verdade é que a maioria das pedras preciosas não estão presentes na natureza tal como nós as conhecemos, lapidadas e brilhantes. A maioria delas apresenta-se em bruto, passando praticamente despercebidas no meio de rochas vulgares, e só pessoas com conhecimentos de gemologia conseguem identificá-las com precisão.

Para saber como identificar pedras preciosas na natureza não é preciso ser formado nessa ciência. Se você quer aprender sobre o assunto, leia esse artigo do umCOMO e te daremos algumas orientações para que você possa encontrar gemas.

Também lhe pode interessar: Como identificar cogumelos venenosos

Índice

  1. Onde encontrar pedras preciosas na natureza?
  2. Como identificar pedras preciosas na natureza
  3. Como identificar pedras preciosas pela aparência
  4. Como identificar pedras preciosas

Onde encontrar pedras preciosas na natureza?

O primeiro passo para aumentar suas chances de encontrar algo é saber onde procurar. Quando se trata de minerais, é possível saber onde encontrar pedras preciosas na natureza pesquisando acerca da presença de pedras do tipo nas proximidades de onde você se encontra ou no local onde você pretende fazer a busca. Saber sobre a formação do terreno onde você irá procurar pedras também pode ser útil pois você poderá saber quais são os minerais disponíveis na região e focar em um ou alguns poucos tipos específicos, dedicando seus estudos e exploração de forma mais direta.

Caso você esteja procurando um diamante e queira saber onde encontrar diamantes na natureza, saiba que tais pedras são encontradas em terrenos com ao menos 1,5 bilhão de anos[1], o que significa que será impossível encontrá-los em terrenos recentes. Além da idade das pedras, ainda devemos considerar que alguns dos minerais preciosos são encontrados em locais específicos, o que diminui as chances de que você confunda algo encontrado com uma pedra preciosa que pode ser encontrada no terreno vasculhado.

Um fator importante e que deve ser considerado é que a mineração é uma atividade insustentável que explora materiais não renováveis e que acaba tendo como consequência a decadência socio-econômica da região explorada[2], além de fatores como perda da vegetação, remoção da camada de solo superficial - o que gera processos erosivos -, poluição do ar e as águas e destruição do ecossistema local.[3] Os danos citados são inevitáveis e agravados quando a mineração é feita sem estudo prévio e sem precauções que visem a preservação do estado natural da área explorada, a exemplo das minerações ilegais.

Como identificar pedras preciosas na natureza

Existem várias pedras preciosas e semipreciosas e se você tentar aprender a identificá-las todas de uma vez só, o mais provável é que você acabe confundindo-as pela falta de experiência. Uma dica importante para um iniciante aprender a encontrar e identificar pedras preciosas é escolher um determinado tipo de pedra e começar a estudá-la, recorrendo a manuais de mineralogia, preferencialmente do tipo que contenha ao menos uma tabela de identificação de pedras preciosas. Com tabelas e guias do tipo você poderá aprender mais sobre como cada pedra é encontrada na natureza, já que costumamos vê-las já lapidadas e sua aparência será bastante distinta em estado natural.

Exemplificando a diferença entre pedra lapidada e em estado natural e como podemos nos confundir, imaginemos que você escolhe a pedra esmeralda. Logo de partida, o que se sabe é que minerais do tipo têm uma tonalidade verde mas a verdade é que, na natureza, a cor da pedra poderá não ser a que conhecemos. Por essa razão é importante que você estude acerca desta pedra, procure imagens e se familiarize com o aspecto dela em forma bruta.

Se tiver oportunidade, você também pode expandir seus conhecimentos entrando em contato direto com pedras para saber exatamente o que esparar quando encontrá-las. Para isso, visite museus geológicos e exposições de pedras preciosas e semipreciosas. Nesses locais você encontrará também fotografias e documentos referentes ao estudo e identificação de pedras preciosas, o que poderá te guiar na busca. Solicite também a ajuda das guias turísticas presentes no museu, pois esses especialistas saberão responder suas questões relacionadas ao tema de forma que ninguém mais será capaz.

Na saída da museus é comum que encontremos lojas com produtos relacionados à exposição vista. Se for o caso, procure encartes e livros relacionados ao tema e que poderão te informar detalhes sobre pedras preciosas brasileiras que você poderá encontrar, afinal, existem infinitos tipos de pedras e grande parte nem ao menos pode ser encontrado em território brasileiro, tornando inútil que pesquisemos sobre.

Tendo já reunido a teoria, poderá passar à prática, procurando pedras preciosas no terreno. Procure saber qual a área onde se encontra a pedra preciosa que você está procurando. Isso poderá ser difícil porque o mais certo é que ela se localize noutro país ou continente, por isso recomendamos que comece por procurar outras gemas que sejam comuns no local onde você se encontra.

Como identificar pedras preciosas na natureza - Como identificar pedras preciosas na natureza
Imagem: minerart.com

Como identificar pedras preciosas pela aparência

Se você quer saber como encontrar pedras preciosas em riachos e em outros locais abertos, saiba que as pedras preciosas mais fáceis de encontrar são aquelas que dão para identificar pela cor. Você sabe que o rubi é vermelho, que o diamante é branco/transparente e por aí em diante, no entanto, tal como já referido, na natureza a pedra pode não apresentar a mesma cor, sendo chamada de mineral alocromático, que é o caso do quartzo.

Para tirar as dúvidas, a solução é partir a pedra e observar a cor no interior dela, sem se esquecer de procurar antes a tonalidade a ser esperada de acordo com cada pedra. O que acontece com pedras do tipo é que o material passa por oxidação assim que entra em contato com o oxigênio, de forma que sua parte exterior tem aparência alterada. É possível observar o interior das pedras e descobrir sua cor real utilizando uma lupa de aumento mínimo de 10 vezes.

Outra forma de detectar uma pedra preciosa é conhecendo a dureza dos minerais segundo a escala de Mosh. O diamante, por exemplo, é a rocha com maior dureza, de 10[1], o que significa que você pode riscá-la com qualquer outra e nunca obterá marcar, não ser que esteja utilizando outro diamante. Para descobrir como identificar um diamante na natureza de outras formas, veja como identificar um diamante bruto.

O topázio tem uma dureza de 8, o que significa que pode ser riscado por uma pedra de dureza maior mas nunca de dureza inferior. Enquanto estiver no terreno procurando pedras preciosas, sirva-se das semipreciosas que levou consigo e faça o teste.

Alguns minerais mantêm determinadas formas na natureza que lhes são caraterísticas, chamadas de hábito, o que permite identificá-los rapidamente ou, pelo menos, saber que estamos na presença de uma pedra peculiar. O quartzo, por exemplo, costuma apresentar-se sobre a forma de prisma, já a pirita mantém um formato cúbico, como se pode ver na imagem ao lado, ainda que não perfeito.

Como identificar pedras preciosas na natureza - Como identificar pedras preciosas pela aparência

Como identificar pedras preciosas

Os métodos de para identificar pedras preciosas são diversos e você precisará estar bem equipado para garantir que não deixará passar nenhuma raridade. Para tal, você irá necessitar de alguns instrumentos próprios para identificar pedras preciosas e semipreciosas. Tente reunir o máximo deles:

  • Algum tipo de lâmina de aço (pode ser um canivete);
  • Pequena placa de porcelana branca não esmaltada;
  • Ímã;
  • Frasco com ácido clorídrico diluído em 90% de água;
  • Lâmpada de luz ultravioleta;
  • Algumas pedras semipreciosas.

Com o auxílio da lâmpada de luz ultravioleta você poderá identificar pedras preciosas, devido à sua fluorescência e fosforescência. Estes conceitos estão relacionados com a luminosidade que o mineral emite quando está sob uma radiação invisível, neste caso os raios ultravioletas. Procure saber como determinada pedra preciosa reage a este tipo de luz para mais facilmente a identificar.

Se você for procurar minerais em locais de difícil acesso ou quiser encontrar pedras preciosas dentro de pedras, chamadas quimberlitos, é também possível identificar uma pedra preciosa através do magnetismo, é por essa razão que deverá transportar um ímã consigo quando estiver procurando gemas, então ate-o a um fio e aproxime-o da pedra. Algumas delas são atraídas pelo poder do ímã, como o caso da magnetita e da pirrotita.

Existem outras formas práticas de identificar pedras preciosas que você poderá pôr em prática em campo, utilizando os restantes materiais referidos acima e para os quais você encontrará um uso consultando manuais específicos, como o Introdução à Mineralogia Prática.

Agora que você já sabe como identificar pedras preciosas, se dedique bastante ao estudo pois tendo, conhecimento acerca da morfologia das pedras, torna-se mais fácil tento encontrá-las quando saber do que se trata quando forem avistadas na natureza.

Como identificar pedras preciosas na natureza - Como identificar pedras preciosas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar pedras preciosas na natureza, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Referências
  1. COSTA, M. J.; da LUZ, A. B. Diamante. Rochas e Minerais Industriais, Centro de Tecnologia Mineral, 2005. Disponível em: http://mineralis.cetem.gov.br/bitstream/cetem/1053/1/17.DIAMANTE.pdf. Acesso em: 13/04/2020.
  2. MILANEZ, B. Impactos da mineração. Le monde diplomatique Brasil, 2014. Disponível em: http://www.ufjf.br/poemas/files/2014/07/Milanez-2010-Impactos-da-minera%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 13/04/2020.
  3. SEPE, J.; SALVADOR, N. N. B. Impactos da mineração e conflitos pelo uso da água com as atividades agrícolas de pequenos porte. UNIARA, Araraquara, 2018. Disponível em: https://www.uniara.com.br/legado/nupedor/nupedor_2018/5/6_Josie_Sepe.pdf. Acesso em: 13/04/2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
230 comentários
A sua avaliação:
Cáudio Soares da Silva
ola!
tenho uma pedra e queria saber que tipo é, e se tem algum valor em real, qualquer coisa posso passar video ou fotos pelo whatsapp 84 XXXXX-XXXX
A sua avaliação:
Maycon
eu tenho uma de feijao carioca da uns 5 graos amarronzada..vale alguma coisa?
A sua avaliação:
Maycon
OLHA encontrei uma pedra grande no feijao carioca
A sua avaliação:
antonio manoel ferreira
como encontrar diamanti
A sua avaliação:
Gustavo Henrique
Jadeíta encontrei uma do tamanho da minha mão ✋ mais não sabia que era precisa 🥺😅😂
A sua avaliação:
Juliana Pelentir
Eu tenho uma pedra, ela é meia transparente, meia amarelada, seria possível por foto conseguir identificar, ela é grande pesa em torno de 2 a 3 kilos. Obrigada
A sua avaliação:
maria concençao bilijario silva
eu achei um diamante de 45 quilates e vendi por 1 milhal
A sua avaliação:
Valter Emilio Becker Grohs
Boa noite. Tenho algumas pedras e gostaria de ajuda para identifica las.
Seria possível? Aguardo retorno.
A sua avaliação:
Jóeci B S Lopes Miranda
Tenho uma pedrinha q ganhei a mais de 40 anos e sempre guardei como lembrança nunca tive curiosidade se ele tem algum valor material...pois sentimental pra mim é de grande importância...pela foto é possível identificar????
A sua avaliação:
Isaac Ferreira Leite safrestua@hotmail.com
Como posso ideias um diamante em bruto?
nilton
tenho cristais rocho parece quefoi lapidada achei nua regiao momtonhasa ela tava perto pissareira
A sua avaliação:
israel
Gostei das explicações!

Tenho algumas pedras, e os únicos que eu realmente sei é o quartzo leitoso e o quartzo as outras que tenho se distinguem pelos seus brilhos , porém ainda estou tentando aprender a identificar lembrando elas não são lapidada e estão do mesmo jeito natural apenas lavadas!
Roberto
Desde de garoto sempre me interessei por "Minerais, Gemas de toda natureza", e até possuía uma coleção variada de cristais de quartzo vindas de minas de pedras preciosas, e ainda tenho algumas, porém depois de ler esse artigo: (DESCUBRA AS 8 PEDRAS E CRISTAIS MAIS MORTAIS ENCONTRADOS NA NATUREZA)> do site [megacurios.com.br] fiquei um tanto preocupado!
Neusa
Tenho várias pedras,mais sou leiga no assunto gostaria de saber se elas têm algum valor no mercado.
Estão do jeito que peguei não mechi nelas só lavei
simone
tenho uma pedra como faco pra saber se ela tem valor?
A sua avaliação:
tenho muito interesse de aprender como identificar as pedras e gostei muito das informações 👍
Tenho algumas pedras que achei como vc mesmo falou quando achamos uma pedra diferenciada mesmo não. Conhecendo a guardamos e as vezes podemos pssar por cima ate de um diamante em estado bruto ou mesmo jogar no rio por nao saber o que estar dentro mande mais informações. Obrigado👍
Maria Edinete da silva
Tem uns umas pedras para ser examinada Preciso de alguém para fazer isso para mim alguém aí para examinar a minhas pedras telefone 98130-8424
Charles
Encontrei vários tipos de pedras no leito do rio e outros lugares preciso saber se tem alguma de valor obrigado
A sua avaliação:
Paulo César
Como registrar uma área que provavelmente tem pedras preciosas?

Quais os custos provenientes desse registro?

Quais porcentagens praticadas para quem estiver envolvido no garimpo, registro, venda, etc?
Abmael Fernandes
Quero notificações de pedras preciosas
Imagem: minerart.com
1 de 4
Como identificar pedras preciosas na natureza