Partilhar
Partilhar em:

Como identificar pedras preciosas na natureza

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (1291 votos)
150 comentários
112 vezes partilhado
 
Fonte: preciolandia.com

As pedras preciosas são um tipo de tesouro extremamente raro. Não é em qualquer lugar que se consegue encontrar esta preciosidade e isso levou a que, durante vários anos, homens escavassem minas em vão na procura de pedras preciosas que teimavam em aparecer. A verdade é que a maioria das pedras preciosas não estão presentes na natureza tal como nós as conhecemos, lapidadas e brilhantes. A maioria delas apresenta-se em bruto, passando praticamente despercebidas no meio de rochas vulgares, e só pessoas com conhecimentos de gemologia conseguem identificá-las com precisão. No entanto não é preciso ser formado nessa ciência para saber como identificar pedras preciosas na natureza, e neste artigo de umComo.com.br lhe damos algumas orientações para que também você possa encontrar gemas.

Instruções:
1

A forma mais fácil de um iniciante aprender a identificar pedras preciosas, é escolher um determinado tipo de pedra preciosa e começar a estudá-la, recorrendo a manuais de mineralogia. Existem várias pedras preciosas e semipreciosas e se você tentar aprender a identificá-las todas de uma vez só, o mais provável é que acabe confundindo.

2

Assim sendo, imaginemos que você escolhe a pedra esmeralda. Logo à partida sabe que ela tem uma tonalidade verde, mas na natureza a cor da pedra poderá não ser a que conhecemos. Por essa razão é importante que estude acerca desta pedra, procure imagens e se familiarize com o aspeto dela em bruto.

Fonte: minerart.com
3

Se tiver oportunidade, visite também museus geológicos e exposições de pedras preciosas e semipreciosas. Nesses locais encontrará fotografias e documentos referentes ao estudo e identificação de pedras preciosas, que o irão elucidar. Solicite também a ajuda das guias turísticas presentes no museu, pois elas saberão responder à maioria das suas questões relacionadas com este tema.

4

Tendo já reunido a teoria, poderá passar à prática, procurando pedras preciosas no terreno. Procure saber qual a área onde se encontra a pedra preciosa que você está procurando. Isso poderá ser difícil porque o mais certo é que ela se localize noutro país ou continente, por isso recomendamos que comece por procurar outras gemas que sejam comuns no local onde você se encontra.

Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
5

Irá necessitar de alguns instrumentos próprios para identificar pedras preciosas e semipreciosas. Tente reunir o máximo deles:

  • Algum tipo de lâmina de aço (pode ser um canivete);
  • Pequena placa de porcelana branca não esmaltada;
  • Ímã;
  • Lupa que aumente 10x;
  • Frasco com ácido clorídrico diluído em 90% de água;
  • Lâmpada de luz ultravioleta;
  • Algumas pedras semipreciosas.
6

As pedras preciosas mais fáceis de encontrar são aquelas que dão para identificar pela cor. Você sabe que o rubi é vermelho, que o diamante é branco/transparente e por aí em diante. No entanto, tal como já referido, na natureza a pedra pode não apresentar a mesma cor, sendo chamada de mineral alocromático, que é o caso do quartzo. Para tirar as dúvidas, a solução é partir a pedra e observar a cor no interior dela.

Fonte: fotos.fot.br
7

Outra forma de detetar uma pedra preciosa é conhecendo a dureza dos minerais segundo a escala de Mosh. O diamante, por exemplo, é a rocha com maior dureza, de 10, risca qualquer outra e nunca é riscada, a não ser por outro diamante. Já o topázio tem uma dureza de 8, o que significa que pode ser riscado por uma pedra de dureza maior mas nunca de dureza inferior. Enquanto estiver no terreno procurando pedras preciosas, sirva-se das semipreciosas que levou consigo e faça o teste.

8

Alguns minerais mantêm determinadas formas na natureza que lhes são caraterísticas, chamadas de hábito, o que permite identificá-los rapidamente ou, pelo menos, saber que estamos na presença de uma pedra peculiar. O quartzo, por exemplo, costuma apresentar-se sobre a forma de prisma, já a pirita mantém um formato cúbico, como se pode ver na imagem ao lado, ainda que não perfeito.

Fonte: praticasalternativas.com
9

Com o auxílio da lâmpada de luz ultravioleta também poderá identificar pedras preciosas, devido à sua fluorescência e fosforescência. Estes conceitos estão relacionados com a luminosidade que o mineral emite quando está sob uma radiação invisível, neste caso os raios ultravioletas. Procure saber como determinada pedra preciosa reage a este tipo de luz para mais facilmente a identificar.

10

É também possível identificar uma pedra preciosa através do magnetismo, é por essa razão que deverá transportar um ímã consigo quando estiver procurando gemas. Ate o ímã a um fio e aproxime-o da pedra. Algumas delas são atraídas pelo poder do ímã, como o caso da magnetita e da pirrotita.

Fonte: zjmineracao.com.br
11

Existem outras formas práticas de identificar pedras preciosas que você poderá pôr em prática em campo, utilizando os restantes materiais referidos acima e para os quais você encontrará um uso consultando manuais específicos, como o Introdução à Mineralogia Prática. Vale a pena dedicar algum tempo ao estudo, pois tendo conhecimento acerca da morfologia das pedras torna-se mais fácil identificar pedras preciosas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como identificar pedras preciosas na natureza, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Comentários (150)

Escrever comentário sobre Como identificar pedras preciosas na natureza

150 comentários
sieliton dos santos alves
EU GOSTARIA DE SABER COMO É QUE EU FACO PRA ENTRA EM CONTATO COM VC PARA AMSTRA UMAS PEDRAS MINHAS QUE EU ACHEI NA NATUREZA
sieliton dos santos alves
EU ACHEI UMA PEDRA NA FAZENDA DO MEU PAI EU QUERO SABER SE ELA TEM ALGUM VALOR
CLaudiomir
quero saber se a PEDRA QUE ACHEI é preciosa ou não ? Como faço??
gerson
gostaria de saber qual tipo de pedra tem no espirito santo qual /regiao em qual rio pode ter pedra preciosa
Marina do rosario
Coleciono pedras e quero estudar mais sobre como distinguir as preciosas das semi preciosa
Andryo Oliveira Flores
queria saber se algumas das minhas pedras sao semi-preciosas ou preciosas tenho milhares de pedras estranhas aqui e quero saber que raridade elas tem
adelar jung
se puder enviar imagens se estiver dentro do meu conhecimento lhe auxilio.
andre luis gonçalves janiques
QUAL É O LÍQUIDO QUE SE COLOCA EM CIMA DE UMA PEDRA QUALQUER VERDE, PARA SABER SE É PRECIOSA COMO A ESMERALDA? E OS VALORES DAS PEDRAS COMO SABEMOS? AGUARDO SEU CONTATO E MUITO OBRIGADO. ANDRE LUIS.
adelar jung
dependendo do tipo de pedra existem ácidos que destroem a mesma, dependendo da composição química dela então e melhor não ariscar, pois pode ser valiosa e você destrói ela, se puder me enviar uma foto, se conseguir idem ficar ela lhe aviso.
Mauro
Boa noite, Quais são as pedras preciosas que um ímã pode atrair? Muito obrigado.
Pescador
Achei uma pedra grande esverdeada escura dentro de um deslizamento provocado por uma erosão em frente a praia e gostaria muito de saber se é preciosa .. Ela mede aproximadamente 15x12x10 e pesa uns cinco quilos.
adelar jung
se tiver como me enviar uma foto se tiver conhecimento sobre ela poderei lhe ajudar, pois tenho amigos que lidam com garimpos a anos guando tenho duvidas entro em contato com eles, para esclarecimentos.
Pescador
Como faço pra te enviar?
cosme carvalho soares
eu trabalho aréa de garimpo na guyanne francesa mas so com ouro eu queria saber indentifica outros minerio como o diamante
adelar jung
se você encontrar pedras parecidas com o cristal de quartzo branco, mas com pequenas fraturas , ou uma forma aredondada piramidal ou duas piramides inversas uma para cima e outra para baixo, e a noite jogue uma luz na pedra, o diamante sempre vai concentrar a luz em um bico, ou seja como se fosse uma pedra de trés bicos e a luz sempre vai iluminar apenas em uma delas, se iluminar em todo ele é apenas um cristal de quartzo, ou água marinha ou topázio branco.

Fonte: preciolandia.com
Fonte: minerart.com
Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
Fonte: fotos.fot.br
Fonte: praticasalternativas.com
Fonte: zjmineracao.com.br
1 de 6