Partilhar
Partilhar em:

Como identificar pedras preciosas na natureza

Passo a passo
Avaliação: 4,6 (1288 votos)
133 comentários
112 vezes partilhado
 
Fonte: preciolandia.com

As pedras preciosas são um tipo de tesouro extremamente raro. Não é em qualquer lugar que se consegue encontrar esta preciosidade e isso levou a que, durante vários anos, homens escavassem minas em vão na procura de pedras preciosas que teimavam em aparecer. A verdade é que a maioria das pedras preciosas não estão presentes na natureza tal como nós as conhecemos, lapidadas e brilhantes. A maioria delas apresenta-se em bruto, passando praticamente despercebidas no meio de rochas vulgares, e só pessoas com conhecimentos de gemologia conseguem identificá-las com precisão. No entanto não é preciso ser formado nessa ciência para saber como identificar pedras preciosas na natureza, e neste artigo de umComo.com.br lhe damos algumas orientações para que também você possa encontrar gemas.

1

A forma mais fácil de um iniciante aprender a identificar pedras preciosas, é escolher um determinado tipo de pedra preciosa e começar a estudá-la, recorrendo a manuais de mineralogia. Existem várias pedras preciosas e semipreciosas e se você tentar aprender a identificá-las todas de uma vez só, o mais provável é que acabe confundindo.

2

Assim sendo, imaginemos que você escolhe a pedra esmeralda. Logo à partida sabe que ela tem uma tonalidade verde, mas na natureza a cor da pedra poderá não ser a que conhecemos. Por essa razão é importante que estude acerca desta pedra, procure imagens e se familiarize com o aspeto dela em bruto.

Fonte: minerart.com
3

Se tiver oportunidade, visite também museus geológicos e exposições de pedras preciosas e semipreciosas. Nesses locais encontrará fotografias e documentos referentes ao estudo e identificação de pedras preciosas, que o irão elucidar. Solicite também a ajuda das guias turísticas presentes no museu, pois elas saberão responder à maioria das suas questões relacionadas com este tema.

4

Tendo já reunido a teoria, poderá passar à prática, procurando pedras preciosas no terreno. Procure saber qual a área onde se encontra a pedra preciosa que você está procurando. Isso poderá ser difícil porque o mais certo é que ela se localize noutro país ou continente, por isso recomendamos que comece por procurar outras gemas que sejam comuns no local onde você se encontra.

Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
5

Irá necessitar de alguns instrumentos próprios para identificar pedras preciosas e semipreciosas. Tente reunir o máximo deles:

  • Algum tipo de lâmina de aço (pode ser um canivete);
  • Pequena placa de porcelana branca não esmaltada;
  • Ímã;
  • Lupa que aumente 10x;
  • Frasco com ácido clorídrico diluído em 90% de água;
  • Lâmpada de luz ultravioleta;
  • Algumas pedras semipreciosas.
6

As pedras preciosas mais fáceis de encontrar são aquelas que dão para identificar pela cor. Você sabe que o rubi é vermelho, que o diamante é branco/transparente e por aí em diante. No entanto, tal como já referido, na natureza a pedra pode não apresentar a mesma cor, sendo chamada de mineral alocromático, que é o caso do quartzo. Para tirar as dúvidas, a solução é partir a pedra e observar a cor no interior dela.

Fonte: fotos.fot.br
7

Outra forma de detetar uma pedra preciosa é conhecendo a dureza dos minerais segundo a escala de Mosh. O diamante, por exemplo, é a rocha com maior dureza, de 10, risca qualquer outra e nunca é riscada, a não ser por outro diamante. Já o topázio tem uma dureza de 8, o que significa que pode ser riscado por uma pedra de dureza maior mas nunca de dureza inferior. Enquanto estiver no terreno procurando pedras preciosas, sirva-se das semipreciosas que levou consigo e faça o teste.

8

Alguns minerais mantêm determinadas formas na natureza que lhes são caraterísticas, chamadas de hábito, o que permite identificá-los rapidamente ou, pelo menos, saber que estamos na presença de uma pedra peculiar. O quartzo, por exemplo, costuma apresentar-se sobre a forma de prisma, já a pirita mantém um formato cúbico, como se pode ver na imagem ao lado, ainda que não perfeito.

Fonte: praticasalternativas.com
9

Com o auxílio da lâmpada de luz ultravioleta também poderá identificar pedras preciosas, devido à sua fluorescência e fosforescência. Estes conceitos estão relacionados com a luminosidade que o mineral emite quando está sob uma radiação invisível, neste caso os raios ultravioletas. Procure saber como determinada pedra preciosa reage a este tipo de luz para mais facilmente a identificar.

10

É também possível identificar uma pedra preciosa através do magnetismo, é por essa razão que deverá transportar um ímã consigo quando estiver procurando gemas. Ate o ímã a um fio e aproxime-o da pedra. Algumas delas são atraídas pelo poder do ímã, como o caso da magnetita e da pirrotita.

Fonte: zjmineracao.com.br
11

Existem outras formas práticas de identificar pedras preciosas que você poderá pôr em prática em campo, utilizando os restantes materiais referidos acima e para os quais você encontrará um uso consultando manuais específicos, como o Introdução à Mineralogia Prática. Vale a pena dedicar algum tempo ao estudo, pois tendo conhecimento acerca da morfologia das pedras torna-se mais fácil identificar pedras preciosas.

12

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como identificar pedras preciosas na natureza, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Relacionados
Comentários (133)

Escrever comentário sobre Como identificar pedras preciosas na natureza

Muito útil
133 comentários
Luiz Yamamoto Junior
Sua avaliação:
Onde encontro pessoas capacitadas para avaliar umas pedras encontradas em um rio na cidade de meu parente???
Fagner
Sua avaliação:
Boa tarde tenho uma pedra cor azul por dentro e por fora queria saber se tem algum valor.
Wander
Sua avaliação:
Muito interessante as matérias, parabéns!
Editor umComo.com.br
Oi Wander! Que bom saber que as informações foram do seu interesse. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
oziel
Sua avaliação:
oi tem umas pedras aqui.quero saber si tem algum valor?
arlindo
Sua avaliação:
Boa noite!Encontrei uma pedra cor de rosa transparente numa ilha dentro de agua e gostaria de saber que pedra é esta.obrigado
edma
Sua avaliação:
pedra preciosa , pode-se ver facilmente letras do outro lado quando colocado a luz sobre a letra e transparente ?
renato elias milani
Sua avaliação:
fui em um rio aqui de minha cidade com muitas pedras e cachoeira e garimpando por brincadeira acebei encontrando pedras brancas transparentes como diamantes . como consigo identificar se tem algum valor
Renato
Boa noite, isso é muito sério, vc precisa de um especialista de confiança ou de equipamentos especiais, se puder me mande fotos por email ok XXX@XXX.XXX
Valdemir de souza guimaraes
Sua avaliação:
quero saber como endentificar pedras preciosas
Ricardo
Sua avaliação:
Gostei. Gracias!!
Editor umComo.com.br
Oi Ricardo! Que bom saber que o conteúdo foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
leir
Sua avaliação:
tenho uma area que tem bastante cristal se formando e provavel que ar predras preciosa nela ?
renato
qual sua região??

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Tratamentos de Pele
Nós de Gravatas
Jardinagem
Fonte: preciolandia.com
Fonte: minerart.com
Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
Fonte: fotos.fot.br
Fonte: praticasalternativas.com
Fonte: zjmineracao.com.br
1 de 6