Jogos de cartas para jogar sozinho

Como jogar paciência

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 30 julho 2019
Como jogar paciência
Imagem: alegauchomestre.wordpress.com

Poucos jogos de cartas podem ser disputados por uma única pessoa, por isso, paciência é uma das opções mais comuns quando se está só. Embora seja um jogo bastante conhecido pela sua versão virtual, também é possível saber como jogar paciência com as cartas do baralho. Para quem deseja aprender essa jogatina, o umComo.com.br vai mostrar o passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como jogar rouba-monte

Passos a seguir:

1

O primeiro passo para jogar paciência é ter em mãos as cartas do baralho tradicional e saber qual o objetivo do jogo: conseguir formar quatro pilhas, em ordem crescente, ou seja, de Às a Rei, uma com cada naipe. Depois de embaralhar as cartas, disponha 28 delas em sete colunas, sendo que a primeira deve ter uma carta apenas, a segunda coluna duas e assim sucessivamente. A primeira carta de cada coluna deve estar para cima e as outras para baixo.

Como jogar paciência - Passo 1
Imagem: blog.netcartas.com.br
2

A partir disso, o jogador deve começar a formar as quatro pilhas que são o seu objetivo final. A primeira carta de cada uma delas deve ser um ás e, por isso, é preciso buscá-lo nas colunas. Porém, se não houver nenhum virado para cima, é necessário mover as cartas entre colunas para achar. Para esses movimentos, existem regras, que consistem em trocar as cartas de lugar desde que seja na ordem decrescente, do rei ao ás.

3

Dessa forma, se houver um nove para cima é possível colocar uma carta 10 sobre ele, mas apenas se for com a cor de naipe diferente. Ou seja, os naipes pretos e vermelhos devem ser postos de modo intercalado. Quando uma carta que está para cima em uma coluna é removida, o jogador pode desvirar a que está embaixo e usar nas suas pilhas e, se não for útil, movê-la para outras colunas, seguindo as regras.

4

Jogar paciência consiste ainda em saber que é possível mover grupos de cartas que estão viradas para cima na mesma coluna para outra coluna, desde que a menor carta (a mais embaixo) possa se combinar com a carta de outra coluna. Isto é, com uma carta que seja menor e tenha cor de naipe diferente.

5

Quando todas as cartas possíveis de serem mexidas entre as colunas já foram trocadas e o jogador não tem mais o que fazer, chega a hora de tirar as cartas do baralho (as que sobraram e devem estar em uma pilha separada), até que se encontre uma que seja útil. Depois que ela for encontrada e usada é preciso continuar movimentando apenas as cartas das colunas novamente e voltar apenas às cartas restantes se, mais uma vez, não houver o que fazer.

Como jogar paciência - Passo 5
Imagem: youtube.com
6

No computador também é possível jogar paciência, sendo que basta acessar o jogo para encontrar na tela todas as cartas dispostas, em pilhas e colunas, bastando apenas iniciar a jogatina. A paciência é bastante comuns nos sistemas operacionais Windows, sendo que embora existam variações do mesmo jogo, as mais comuns disponíveis nos computadores seguem as regras do jogo manual tradicional. Além de ser um entretenimento é um jogo que trabalha bastante o cérebro.

Aprenda também: Como jogar UNO + regras

7

Se deseja saber alguns jogos de cartas para jogar com mais pessoas, veja estas opções que em umComo temos para si:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como jogar paciência, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: alegauchomestre.wordpress.com
Imagem: blog.netcartas.com.br
Imagem: youtube.com
1 de 3
Como jogar paciência