Aeroportos

Aeroportos mais perigosos do mundo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 21 agosto 2023
Aeroportos mais perigosos do mundo

Os aeroportos são infraestruturas construídas pensando, acima de tudo, na segurança dos milhões de passageiros que viajam de avião. Apesar de ser uma viagem segura, é verdade que algumas delas acarretam alguns riscos acrescidos, por terem pistas de decolagem e aterrissagem de difícil acesso ou de curto comprimento, por se situarem entre montanhas, em locais com condições climáticas adversas... por qualquer motivo que seja, alguns aeródromos não são adequados para todos os tipos de aeronaves e também exigem dos pilotos mais experiência. São os aeroportos mais perigosos do mundo que reunimos nesta lista do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Prédios mais altos do mundo

Índice

  1. Aeroporto Internacional Princesa Juliana (Saint Martin)
  2. Aeroporto de Tenzing-Hillary (Nepal)
  3. Aeroporto de Courchevel (França)
  4. Aeroporto Internacional de Toncotin (Honduras)
  5. Aeroporto Juancho E. Yrausquin (Ilha Saba)
  6. Aeroporto de Wellington (Nova Zelândia)
  7. Aeroporto Internacional de Paro (Butão)
  8. Aeroporto de Skiathos (Grécia)
  9. Aeroporto de Gibraltar (Reino Unido)
  10. Aeroporto Cristiano Ronaldo - Ilha da Madeira (Portugal)
Ver mais >>

Aeroporto Internacional Princesa Juliana (Saint Martin)

Não é apenas um dos aeroportos mais perigosos do mundo, mas também um dos mais chocantes. O motivo é que fica extremamente próximo da paradisíaca praia de Maho, local no qual os aviões têm que sobrevoar, em suas decolagens e pousos, passando por cima de espreguiçadeiras e banhistas a apenas 25 metros de altura.

Ver aeronaves voando tão baixo do solo tornou-se quase uma atração turística, mas o perigo é real. A pista, aliás, tem apenas 2 quilômetros e é limitada pela presença do mar de um lado, e da montanha do outro, por isso os aviões sobrevoam a praia provocando perigosas rajadas de vento em seus caminhos.

Veja neste outro artigo Como trabalhar em um aeroporto.

Aeroportos mais perigosos do mundo - Aeroporto Internacional Princesa Juliana (Saint Martin)

Aeroporto de Tenzing-Hillary (Nepal)

Também conhecido como aeroporto de Lukla, por ficar próximo a esta cidade do leste do Nepal, é um daqueles que exigem pilotos (e passageiros) com nervos de aço. Fica a quase 3.000 metros acima do nível do mar, entre montanhas íngremes onde a neblina é frequente. A pista, com apenas meio quilômetro de extensão, foi construída sobre um penhasco, evitando picos de montanhas, e termina em um penhasco que cai em um desfiladeiro profundo. A necessidade de não cometer erros na decolagem ou no pouso é evidente.

Aeroportos mais perigosos do mundo - Aeroporto de Tenzing-Hillary (Nepal)

Aeroporto de Courchevel (França)

Este pequeno aeroporto é uma das principais portas de entrada para os Alpes franceses, especialmente para os esquiadores que curtem seus picos nevados. Neste caso, trata-se também de um aeroporto de alta montanha, localizado a pouco mais de 2.000 metros acima do nível do mar. O principal perigo reside no seu espaço limitado, de pouco mais de meio quilômetro, que, aliás, teve de se adaptar à orografia do terreno e apresenta uma inclinação significativa e ondulações perigosas.

Aeroportos mais perigosos do mundo - Aeroporto de Courchevel (França)

Aeroporto Internacional de Toncotin (Honduras)

O aeroporto da capital hondurenha está incluído entre os mais perigosos do mundo, embora tenha sido remodelado para tentar reduzir o índice de acidentes. Ainda assim, a pista, não muito larga nem no comprimento nem na largura, o clima adverso, que faz com que o nevoeiro apareça com demasiada frequência, e a proximidade excessiva das casas das localidades vizinhas, fazem com que este aeroporto também seja incluído nesta lista.

Aeroportos mais perigosos do mundo - Aeroporto Internacional de Toncotin (Honduras)

Aeroporto Juancho E. Yrausquin (Ilha Saba)

A pequena ilha de Saba, território caribenho da Holanda, também possui um aeroporto considerado um dos mais perigosos, apesar de nunca ter ocorrido um acidente grave ali. Mesmo assim, vista do céu, sua pista, de apenas 400 metros de extensão, impressiona, pois está localizada em uma pequenina península em uma das pontas da própria ilha, com um paredão de montanhas de um lado e as imponentes falésias quase que completamente cercando a área de pouso e decolagem.

À distância e visualmente, a pista parece sair do chão e só determinados aviões e pilotos altamente experientes se atrevem a pisar nela.

Aeroportos mais perigosos do mundo - Aeroporto Juancho E. Yrausquin (Ilha Saba)

Aeroporto de Wellington (Nova Zelândia)

Neste caso, são os ventos fortes que prevalecem na zona que dificultam as manobras de aproximação ou de partida que os aviões têm de realizar, uma vez que podem provocar turbulências significativas. Para além das rajadas de vento, que têm origem nas altas montanhas próximas e profundos desfiladeiros, há que acrescentar que o percurso é bastante limitado (cerca de 2,5 quilômetros) e que o mar impede que se prolongue.

Aeroportos mais perigosos do mundo - Aeroporto de Wellington (Nova Zelândia)

Aeroporto Internacional de Paro (Butão)

Butão, o pequeno país asiático imerso no Himalaia, também tem um dos aeroportos mais perigosos do mundo, onde operam apenas algumas companhias aéreas e um número muito limitado de pilotos tem permissão para voar.

Não é o único aeródromo do Butão, mas o de Paro é o mais complicado. Está localizado a mais de 2.000 metros de altitude e sua pista, com pouco mais de um quilômetro de extensão, foi construída em um vale entre imponentes montanhas que exigem manobras complexas para passar com ventos fortes.

Aeroportos mais perigosos do mundo - Aeroporto Internacional de Paro (Butão)

Aeroporto de Skiathos (Grécia)

O aeroporto internacional de Skiathos, na ilha grega que lhe dá o nome, é também um dos mais difíceis para os pilotos e de arrepiar os passageiros. Tem a pista mais curta da Europa (1.628 metros) e também foi construído com areia recuperada do mar, por isso a sensação de quase tocar a água durante a decolagem e aterrissagem é impressionante. Tal como no aeroporto da ilha de San Martín, os aviões que se dirigem a este aeroporto sobrevoam zonas habitadas a uma altura mínima, aumentando assim os possíveis riscos.

Aeroportos mais perigosos do mundo - Aeroporto de Skiathos (Grécia)

Aeroporto de Gibraltar (Reino Unido)

O aeroporto da colônia britânica de Gibraltar, no sul da Península Ibérica, é um dos mais surpreendentes dado que a sua única pista atravessa uma via urbana (avenida Winston Churchill) cujo tráfego, logicamente, é interrompido sempre que um avião decola ou pousa.

Essa situação anormal é o que torna o aeroporto perigoso. A pista é também construída em areias recuperadas do mar, e por ele rodeado durante grande parte do seu percurso, o que aumenta a sensação de insegurança.

Aeroportos mais perigosos do mundo - Aeroporto de Gibraltar (Reino Unido)

Aeroporto Cristiano Ronaldo - Ilha da Madeira (Portugal)

Embora o aeroporto internacional da ilha da Madeira, em Portugal, tenha sido remodelado há alguns anos, aumentando também o comprimento da sua temível pista, continua sendo um dos aeródromos mais difíceis de pousar do mundo.

A principal desvantagem que apresenta vem da própria orografia montanhosa da ilha. A pista, construída à beira-mar, enquadra-se frente às poderosas montanhas frequentemente açoitadas por fortes ventos que dificultam notavelmente as manobras de aproximação, que só pilotos com vasta experiência se atrevem a realizar.

Agora que você já sabe quais são os aeroportos mais perigosos do mundo, mostraremos Qual é o país mais seguro do mundo.

Aeroportos mais perigosos do mundo - Aeroporto Cristiano Ronaldo - Ilha da Madeira (Portugal)

Se pretende ler mais artigos parecidos a Aeroportos mais perigosos do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Aeroportos mais perigosos do mundo