Trens mais rápidos do mundo


Os trens de alta velocidade são um excelente meio de transporte por diversas razões, pois conseguem transportar milhões de pessoas de uma cidade a outra ou entre países em poucas horas, graças à sua rapidez. Além disso, são grandes aliados na luta contra as mudanças climáticas.
O Transrapid Maglev, que parte da cidade chinesa de Xangai, é o trem mais rápido do mundo, alcançando uma velocidade máxima de 460 km/h. Para saber mais sobre quais são os trens mais rápidos do mundo e descobrir as velocidades que eles atingem, recomendamos que você continue lendo este artigo do umCOMO.
Transrapid Maglev
A China é a líder global no quesito trens ultrarrápidos. Isso porque, saindo da cidade de Xangai, temos o Transrapid Maglev, o trem mais rápido do mundo. Sua velocidade máxima é de 460 km/h, com uma média de 251 km/h. Ele foi desenvolvido graças à colaboração entre as empresas Siemens e ThyssenKrupp, em parceria com a Shanghai Maglev Transportation Development Company.
Este trem opera entre o Aeroporto Internacional de Xangai Pudong e a região do distrito financeiro da cidade. A distância da viagem é de 30 quilômetros, que ele completa em apenas 8 minutos. Trata-se da primeira rota comercial de levitação magnética de alta velocidade, em operação desde 2004.

CR400AF, Fuxing
Na China, operam diferentes modelos de trens-bala Fuxing, alguns dos quais podem atingir velocidades muito altas, de até 350 km/h. O Grupo Estatal de Ferrovias e Rede é responsável pela operação desses trens. O grupo começou a se desenvolver a partir da década de 2010, como parte do programa de modernização ferroviária de alta velocidade do país. Atualmente, a rede conta com 35.000 quilômetros de vias.
Dentro dessa rede, um dos trens mais conhecidos é o CR400AF. Ele começou a operar em 2017 e possui uma velocidade máxima de 350 km/h, conectando várias das principais cidades do país.

ICE 3
O modelo ICE 3 (Intercity-Express 3) da Alemanha está em operação desde outubro de 2000. Ele atinge velocidades máximas de 330 km/h e opera tanto em rotas nacionais quanto internacionais. Algumas de suas rotas mais populares incluem os trechos: Colônia-Basileia, Berlim-Munique, Frankfurt-Colônia-Amsterdã e Hamburgo-Munique.
O ICE 3 foi o resultado de um programa nacional para modernização e expansão da rede ferroviária alemã de alta velocidade. Esse programa foi financiado pela empresa estatal de ferrovias Deutsche Bahn e por fundos governamentais.

N700 Shinkansen
O Japão foi o primeiro país a desenvolver uma rede de trens de alta velocidade. Isso aconteceu em 1964, visando conectar as regiões do país a Tóquio, a capital. A linha foi lançada com o nome de Tokaido Shinkansen e contou com 515 quilômetros de vias ferroviárias entre as seguintes cidades: Tóquio, Osaka e Nagoya.
As primeiras unidades da linha, atualmente classificadas como parte da série 0, alcançavam uma velocidade máxima de 220 km/h. Hoje, a rede abrange quase 3.000 quilômetros de extensão, e os modelos, construídos pela Kawasaki Heavy Industries e pela Hitachi Rail, alcançam uma velocidade máxima operacional de 320 km/h.
Entre os novos modelos de trens ultrarrápidos está o Shinkansen N700, que começou a operar comercialmente em 2007. Ele cobre trechos como o de Tóquio-Osaka, passando por cidades como Kyoto e Nagoya, e o trecho Osaka-Fukuoka, na ilha de Kyushu, passando por Hiroshima e outras cidades.

TGV
O TGV faz parte da rede SNCF TGV, composta por trens de alta velocidade. Essa rede se estende tanto dentro quanto fora da França e se conecta diretamente com Espanha, Itália, Luxemburgo, Bélgica e Alemanha. Os trens são fabricados pela Alstom e operados principalmente pela empresa francesa SNCF.
Os modelos Réseau, Duplex, Euroduplex e POS atingem uma velocidade máxima de 320 km/h em operações comerciais. O TGV foi inaugurado em 1981, na rota Paris-Lyon, e passou por testes para alcançar recordes de velocidade desde cedo. No ano de seu lançamento, o TGV Sud-Est 16 atingiu 380 km/h. Em 1990, um modelo TGV Atlantique modificado chegou a 515,3 km/h, e em 2007, um TGV POS também modificado alcançou 574,8 km/h, estabelecendo o atual recorde.

Al Boraq
No Marrocos, encontra-se o Al Boraq, uma linha operada pelo Office National des Chemins de Fer du Maroc (ONCF), uma empresa nacional marroquina. Esta linha de trens conecta Tânger a Casablanca e atinge uma velocidade máxima de 320 km/h. O Al Boraq utiliza trens Euroduplex de dois andares, com capacidade para 533 passageiros. Trata-se de um padrão muito mais moderno em comparação aos trens que circulam no restante da África.

AVE S-103
Na Espanha, opera o AVE S-103, o trem comercial mais rápido da Renfe. É um trem de alta velocidade que alcança uma velocidade máxima de 310 km/h na rota Madri-Barcelona. Nesta rota, operam até 26 conjuntos de trens com capacidade para 404 passageiros.
Cada seção do trem possui um sistema de energia independente, um pantógrafo ativo e uma linha de alta tensão que percorre toda a extensão do trem. Esta rede de trens foi fabricada pela Siemens, como parte da família Velaro, e começou a operar na Espanha em 1992, ano em que foi inaugurada a primeira linha conectando as cidades de Madri, Sevilha e Córdoba. Desde então, a rede se expandiu visando conectar as principais cidades espanholas e estabelecer conexões internacionais.
Agora que você já conhece os trens mais rápidos do mundo, descubra quais são "As maiores montanhas-russas do mundo" e "Os carros mais rápidos do mundo".

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