Erupções vulcânicas

Como funciona a energia geotérmica

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como funciona a energia geotérmica

A energia geotérmica, ou geotermal, é o tipo de energia que é gerada a partir do interior da Terra. É um tipo de energia limpa e que não se esgota, chamada energia renovável, pois o interior da Terra está sempre ativo e quente. Esse calor produzido é o que dá origem à energia geotérmica, que é convertida, nas usinas geotérmicas, em eletricidade e utilizada para aquecimento de piscinas, casas e outros. Continue lendo este artigo de umComo.com.br para descobrir como funciona a energia geotérmica.

Também lhe pode interessar: Como funciona a energia eólica

Índice

  1. Fontes de energia geotérmica
  2. Obtenção de energia geotérmica
  3. Vantagens e desvantagens

Fontes de energia geotérmica

Talvez a mais conhecida fonte de energia geotérmica sejam os gêiseres. Tratam-se de nascentes de água termal que por vezes são expelidas com grande força. São relativamente raros no planeta, existindo apenas 1000. Uma variação de gêiseres são as fumarolas, aberturas na crosta da terra, mais pequenas que os gêiseres, e que produzem vapor de água. Na ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores em Portugal, por exemplo, há quem cozinhe seus alimentos com este tipo de energia.

Para obter mais energia geotérmica tem-se vindo a construir usinas um pouco por todo o mundo, e esta é atualmente a forma mais rentável que obter energia geotérmica.

Como funciona a energia geotérmica - Fontes de energia geotérmica
Imagem: abae.pt

Obtenção de energia geotérmica

No caso das ursinas, para obter energia geotérmica são realizados dois furos próximos e bem profundos no solo, de forma a alcançar uma camada de rocha quente. Num desses furos é introduzida água, que será aquecida pela própria rocha e expelida pelo segundo furo, em forma de vapor. Esse vapor quente é transportado através de tubulações até à usina, na qual irá fazer girar as lâminas de uma turbina que, em movimento, e com a ajuda de um gerador, é transformada em energia elétrica. Ou seja, a energia geotérmica faz movimentar as lâminas e estas, através de um processo mecânico, transformam essa energia em energia elétrica pronta a usar.

Já existem habitações a fazer uso da energia geotérmica para aquecer o ambiente nelas. O processo é semelhante ao anterior mas em menor escala. Neste caso são colocados tubos próprios no subsolo, que fazem circular água, que será aquecida a uma determinada profundidade, como na área dos lençóis freáticos.

Como funciona a energia geotérmica - Obtenção de energia geotérmica
Imagem: grupoescolar.com

Vantagens e desvantagens

A energia geotérmica apresenta a grande vantagem de não poluir o ambiente, de poder abastecer de eletricidade comunidades pequenas e de não ser necessária uma área muito grande para a captar. Por outro lado temos as desvantagens: os furos podem criar instabilidade no campo geotérmico da terra, é um tipo de energia pouco rentável pois requer muito investimento e manutenção e é é gerado ácido sulfúrico, prejudicial à saúde.

Como funciona a energia geotérmica - Vantagens e desvantagens
Imagem: asenergiasdofuturo.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a energia geotérmica, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: abae.pt
Imagem: grupoescolar.com
Imagem: asenergiasdofuturo.blogspot.pt
1 de 4
Como funciona a energia geotérmica