Outros Outros jogos

Brincadeiras para fazer na piscina

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 16 maio 2023
Brincadeiras para fazer na piscina

A chegada do verão é muito esperada por todos, mas principalmente pelas crianças. É a época do ano com maior liberdade de horários, já que têm férias escolares e podem curtir com a família e amigos nadando na piscina.

Além de se refrescar, elas adoram brincar na piscina porque é um lugar perfeito para se divertir com seus amiguinhos. Portanto, se você planeja passar vários dias na piscina com as crianças e está preocupado que elas fiquem entediadas em algum momento, no umCOMO oferecemos vários jogos aquáticos para crianças com as quais elas podem se divertir.

Saiba que esses jogos na piscina também são ideais para adolescentes. Para descobrir brincadeiras para fazer na piscina, recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Brincadeiras com água

Índice

  1. Marco Polo
  2. Concurso de salto
  3. Queimada
  4. Caça ao tesouro
  5. Corre eu te pego
  6. Tubarão
  7. Pólo aquático
  8. Natação sincronizada

Marco Polo

Para jogar Marco Polo você deve seguir estes passos simples:

  1. Todos os jogadores devem estar na água.
  2. Um deles fecha os olhos e o resto deve se colocar ao seu redor.
  3. O participante que fechar os olhos deve dizer 'Marco' e os demais responder 'Polo' do mesmo lugar onde estão. Se eles se mexerem, devem dizer 'Polo' constantemente.
  4. O jogador com os olhos fechados ficará encarregado de perseguir o resto dos jogadores, guiado por suas vozes. Portanto, você terá que repetir 'Marco' com frequência para que os outros respondam 'Polo' e você possa localizá-los à medida que se movem.
  5. A criança que persegue os outros participantes pode mergulhar para ser mais rápida e os demais não: eles só podem se mover nadando ou andando.

Concurso de salto

O concurso de saltos é um clássico jogo de piscina. Sempre deve ser jogado com cautela, evitando saltos para trás muito arriscados e saltos próximos a borda. Cumprindo estas medidas de segurança, é um concurso muito divertido e motivador.

Neste jogo, um adulto pode se encarregar de pedir diferentes tipos de saltos às crianças que estão brincando. Por exemplo: "pule com as pernas afastadas", "pule com os braços juntos", "faça o salto do beija-flor" ou o "salto da bailarina". O adulto julgará e pontuará cada salto.

Brincadeiras para fazer na piscina - Concurso de salto

Queimada

Precisa de pelo menos 3 jogadores (muitos mais podem jogar) e uma bola de piscina macia para jogar queimada. Para jogar este jogo, siga as instruções:

  1. Dois dos participantes devem ficar de frente um para o outro, com bastante espaço entre eles.
  2. O restante dos jogadores se colocam no espaço deixado entre eles dois.
  3. O jogo consiste em tentar acertar com a bola nos prisioneiros, ou seja, os jogadores que se encontram no espaço que separa os dois primeiros participantes mencionados.
  4. Quando eles conseguem acertar um deles com a bola, são eliminados.
  5. O vencedor é o último que conseguir não ser atingido pela bola.

Se apenas 3 jogadores participarem, quando um dos dois lançar a bola e atingir o participante que estiver naquele espaço, ele deverá trocar de posição com ele. Ou seja, o rebatedor é colocado na área do prisioneiro e o prisioneiro é movido para a área do lançador. Você já ouviu falar desse jogo de piscina antes?

Caça ao tesouro

É o jogo perfeito para crianças que gostam de mergulhar. Além disso, se for feito em áreas que não cobrem muita água, crianças pequenas também podem participar. Siga esses passos:

  1. Todos os jogadores devem estar na água.
  2. Jogue algo que seja brilhante ou chamativo e afunde nas profundezas da água: uma moeda grande, um anel colorido ou algo brilhante.
  3. Os participantes devem fechar os olhos ao jogar o objeto ou "tesouro" na água.
  4. Eles devem procurá-lo com os olhos já abertos e mergulhando no momento em que você disser "Agora". Todos os jogadores devem ir com óculos de mergulho para poder procurar o tesouro no fundo da piscina.
Brincadeiras para fazer na piscina - Caça ao tesouro

Corre eu te pego

É um jogo muito semelhante ao pega-pega, mas neste caso é jogado na água. Um dos participantes terá que perseguir o resto e tentar pegá-los. Para conseguir isso, você pode nadar ou caminhar. O objetivo não é ser apanhado, e se for apanhado, a pessoa apanhada deve ser a que apanha, e assim sucessivamente.

Tubarão

É um jogo muito parecido também com o de pega-pega, mas acrescentando um fator: o jogador que persegue o resto dos participantes joga como “tubarão”. Portanto, ele poderá dar um pequeno beliscão ou uma mordida falsa quando pegar um dos jogadores que tentam escapar dele. O jogador tubarão só pode se mover nadando. Este é um dos melhores jogos para piscinas!

Pólo aquático

Pode ser praticado em uma área onde a água não cubra muito para que as crianças na piscina não se cansem tão rapidamente. O pólo aquático é um esporte semelhante ao handebol, mas praticado na água. Você precisa de dois gols (podem ser imaginários), uma bola pequena e vários jogadores (no mínimo dois) que tentarão marcar gols jogando a bola com as mãos na direção do gol oposto ao que você está defendendo.

Brincadeiras para fazer na piscina - Pólo aquático

Natação sincronizada

Diferentes movimentos de dança devem ser realizados na água. Se houver muitos participantes é mais divertido porque todos tentarão imitar o movimento proposto por você ou por um dos jogadores que estão participando da coreografia.

O que você acha dessas atividades para crianças? Se depois dos jogos na piscina você quiser continuar se divertindo, não pode perder este artigo do umCOMO: Jogos ao ar livre para crianças

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras para fazer na piscina, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Brincadeiras para fazer na piscina