menu
Partilhar

Brincadeiras na praia

Por Juliana Ribeiro. 13 julho 2022
Brincadeiras na praia

O verão está aí e passar um dia na praia é um dos planos mais desejados de toda a família. Descansar, tomar sol, refrescar-se na água do mar ou dar um passeio agradável pela orla são atividades comuns. Claro, se você for com crianças, as brincadeiras na praia também não podem faltar.

Além de se divertir na água ou fazer mil construções na areia, a praia oferece infinitas possibilidades de diversão com jogos que aliam diversão a exercícios saudáveis. Se nas suas próximas férias quiser experimentar novas opções para se divertir no seu dia de sol e mar, não perca a lista de brincadeiras na praia que propomos neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Dicas de brincadeiras para gincana infantil

Quatro em fila

Desenhar ou escrever mensagens na areia molhada da praia é um dos melhores jogos de praia para os menores, mas se quiser algo diferente, experimente jogar o quatro em fila.

O jogo requer dois participantes e você terá que pintar o 'tabuleiro' na areia, desenhando uma grade com 16 quadrados. Um dos jogadores pode pegar algumas conchas da praia como fichas e outro algumas pedrinhas. O jogo consiste em conseguir colocar quatro em fila formando uma linha horizontal, vertical ou diagonal. Quem conseguir, ganha!

Brincadeiras na praia - Quatro em fila

Pegue o lenço

Correr na praia é uma ótima maneira de praticar algum esporte, mas pode ficar chato. Você quer que seus filhos corram e se divirtam? O jogo de pegar o lenço é um dos melhores jogos esportivos para a praia e, além disso, toda a família e amigos podem participar.

Você tem que formar duas equipes, que estarão separadas a poucos metros de distância e uma de frente para a outra. Entre eles, uma pessoa segura um lenço. Os membros de cada equipe serão numerados. Quando a pessoa que segura o lenço disser seu número, terá que correr para tirá-lo, combinando rapidez e astúcia.

Brincadeiras na praia - Pegue o lenço

Boneco de areia

Um dos melhores jogos na praia, se seus filhos se cansaram dos clássicos castelos e buracos, é fazer um boneco juntos, mas não de neve, e sim de areia e quanto maior, melhor. Você terá que fazer duas bolas grandes e colocar a menor em cima da maior.

Os acessórios do boneco original, que vão atrair mais de um olhar dos banhistas, dependem da sua imaginação: conchas para os olhos, pedrinhas como botões, algumas algas como um cabelo maravilhoso...

Brincadeiras na praia - Boneco de areia

Queimado

Com uma simples bola dá para inventar mil jogos na praia, mas as crianças (e adultos) adoram este, que tem nomes diferentes em diferentes países, porque é uma mistura de voleibol e 'pega – pega'.

Duas equipes participam do jogo e a ideia é 'eliminar' cada um dos jogadores da equipe adversária jogando a bola e tentando acertar o adversário sem tocar na areia. Se a bola bater nele e ele não pegar, ele está fora. Se ele pegar, cuidado com o contra-ataque. Este é um dos jogos de praia com bola mais divertidos!

Brincadeiras na praia - Queimado

Guerra de bolas

Poucas coisas são tão divertidas na praia quanto uma guerra de bolas de areia, mas é preciso ter cuidado para fazer as 'trincheiras' em uma área onde não passa muita gente para não incomodar quem está passeando com uma tremenda bolada. A diversão começa pela construção do muro defensivo e da 'munição', depois as bolas voam e o resultado é imprevisível.

Brincadeiras na praia - Guerra de bolas

Amarelinha

Se você quer algo mais tranquilo, um dos melhores jogos na praia pode ser um jogo tão popular quanto a amarelinha, que é conhecida por muitos outros nomes. Na areia você pode desenhar o tabuleiro particular, com quadrados individuais, que deverão ser saltados com apenas um pé e, também, duplos, sobre os quais ambos os pés podem ser apoiados.

Você tem que jogar a conchinha (nossa pedra da praia) no quadrado 1 sem tocar nas bordas. Se for bem sucedido, o jogador percorre o tabuleiro tendo em conta onde colocar os pés. Assim, até chegar ao quadrado 12. Quem chegar primeiro ganha.

O Tesouro

É um clássico dos jogos infantis, e também pode ser uma boa opção de jogos de praia para crianças. Neste caso, o tesouro pode ser um prêmio na forma de um delicioso e refrescante sorvete para aquele explorador intrépido que encontre um objeto que você escondeu anteriormente.

Seguindo as pistas essenciais (uma mensagem feita com pedrinhas, outra previamente escrita e escondida em uma montanha de areia ou atrás de uma pedra...) os menores vão passar horas entretidos à procura do tão esperado tesouro.

Brincadeiras na praia - O Tesouro

Puxe a corda

Uma corda é tudo o que você precisa para curtir este jogo que mistura exercício com diversão. Você deve marcar uma linha na areia para que cada equipe puxe uma ponta da corda com toda a força para arrastar o adversário. Quem cruzar a linha, perde.

Brincadeiras na praia - Puxe a corda

Um, dois, três... e na água

Faça os menores ganharem o merecido banho com este jogo de praia que é uma adaptação do tradicional 'um, dois, três, esconde-esconde inglês'. Mande-os se afastarem do mar. Enquanto isso, você deve virar as costas e dizer 'um, dois, três, e na água' permitindo que as crianças se aproximem do mar, e, quando você se virar, todos devem ficar muito quietos porque quem se mexer, volta. Quem vai conseguir dar o primeiro mergulho?

Brincadeiras na praia - Um, dois, três... e na água

Figuras "vivas"

Na areia dá para fazer muitos jogos e se você quer se divertir muito curtindo um dos populares jogos de praia, troque as construções clássicas por figuras cheias de imaginação que exigem que alguém seja 'enterrado' na própria areia, transformando-se, por exemplo , em uma linda sereia (com as pernas cobertas formando um lindo rabo com a areia), um polvo incrível ou qualquer outra coisa que você possa imaginar. Risos e diversão garantidos!

Se você gostou deste artigo, talvez se interesse por estes outros artigos do umCOMO sobre Jogos ao ar livre para crianças e 25 brincadeiras ao livre para jovens.

Brincadeiras na praia - Figuras "vivas"

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras na praia, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

Brincadeiras na praia
1 de 10
Brincadeiras na praia

Voltar ao topo da página