Otros A Terra e ciências espaciais

Como acontece a aurora boreal

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 janeiro 2022
Como acontece a aurora boreal

Um dos grandes desejos de muitos viajantes ao redor do mundo é ver a aurora boreal. A dificuldade em vê-la no passado deu origem à criação de mitos em torno desses fenômenos astronômicos, mas os avanços tecnológicos tornaram mais fácil nos últimos anos viajar para vê-la, deixando-a mais popular e acessível.

A maior acessibilidade para ver a aurora boreal permite desmontar ou confirmar alguns dos mitos mais conhecidos a este respeito. Mesmo assim, ainda há um desconhecimento geral sobre o significado desse fenômeno astronômico. Para descobrir como acontece a aurora boreal, quando e onde pode ser vista, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como acontece o eclipse lunar

Índice

  1. O que é a aurora boreal
  2. Como acontece a aurora boreal
  3. Onde ver a aurora boreal

O que é a aurora boreal

Falar sobre a aurora boreal significa falar sobre um fenômeno astronômico e atmosférico que ocorre naturalmente. Consiste em uma grande exibição de luzes através do céu noturno da Terra. Essas luzes são visíveis principalmente nas latitudes mais altas do planeta, por isso são mais fáceis de observar em países localizados em altitudes mais altas que o nível do mar.

Tecnicamente, a aurora boreal são luzes produzidas quando uma série de partículas carregadas, conhecidas como radiação cósmica, colidem com átomos de nitrogênio e oxigênio presentes na magnetosfera (uma camada ao redor da Terra cujo campo magnético desvia o vento solar, criando um escudo protetor contra altas partículas carregadas de energia vindas do Sol).

Assim, a aurora boreal é o resultado de bilhões de moléculas contendo energia atingindo o planeta. Estes produzem pequenos flashes de luz no momento do impacto com a Terra e são visíveis apenas à noite.

Como acontece a aurora boreal

A criação da aurora boreal ocorre no momento em que as partículas emitidas pelo Sol colidem com o campo magnético do planeta Terra. Essas partículas são arrastadas como se fossem ímãs através da magnetosfera na direção dos polos. No caminho, eles colidem com átomos de nitrogênio e oxigênio, gerando flashes de luz devido a essa colisão.

A aurora boreal forma uma atividade solar que explica a emissão de partículas constantemente carregadas, manchas solares e erupções do Sol. Este tipo de plasma deixa o Sol e viaja através do vento solar. Quando a atividade solar aumenta, o Sol emite mais partículas do que o normal, produzindo o que é conhecido como tempestades solares.

Durante uma tempestade solar, podem ser vistas grandes exibições de aurora boreal criadas por enormes aglomerados de partículas solares. A aurora boreal também pode ser exibida por ejeções de massa coronal, ou seja, uma onda feita de vento solar e radiação emitida pelo Sol em um período conhecido como Atividade Solar Máxima.

Como acontece a aurora boreal - Como acontece a aurora boreal

Onde ver a aurora boreal

Os lugares ideais para ver a aurora boreal estão na zona auroral. É uma área que está localizada em alta latitude e na qual a visibilidade da aurora boreal é maior.

Em relação à zona subauroral, ou seja, a área que está localizada abaixo da zona auroral, você também pode ver a aurora boreal. Mesmo assim, para que seja visto nesta parte é necessário que ocorra uma atividade solar mais intensa.

Alguns dos melhores lugares na Terra para ver a aurora boreal incluem:

  • A cidade de Tromso, no norte da Noruega.
  • A parte sul da Islândia.
  • Groenlândia.
  • A cidade finlandesa de Rovaniemi, ou seja, a capital da Lapônia.
  • Whitehorse, no Canadá.
  • Murmansk, na Rússia.
  • Tasmânia, na Austrália.
  • Fairbanks, Alasca.
  • Kiruna, na Suécia.
  • Dunedin, uma cidade na Nova Zelândia.

Como ver a aurora boreal

A aurora boreal pode ser vista de diferentes maneiras. No umCOMO oferecemos as seguintes alternativas e recomendações para que você possa observá-la:

  • Visite um dos destinos da aurora boreal por conta própria ou reserve uma das viagens mais bem organizadas de todo o planeta para vê-la.
  • Antes de fechar todos os detalhes do passeio para ver a aurora boreal, consulte a previsão de nuvens e aurora boreal do destino para o qual pretende viajar.
  • Planeje sua viagem para a melhor época do ano para ver a aurora boreal.
  • Tente ficar o mais longe possível da poluição luminosa para melhor apreciar esse fenômeno astronômico natural.
  • Para observar corretamente a aurora boreal, comece olhando para a direção norte.

Quando ver a aurora boreal

A melhor época do ano para ver a aurora boreal é a temporada de Aurora. Esta fase do calendário é entre o fim de agosto e meados de abril no caso do hemisfério norte. Quanto ao hemisfério sul, a temporada de Aurora começa em maio e termina em setembro.

Agora que você sabe como acontece a aurora boreal, você pode estar interessado em aprender sobre outros fenômenos. Aqui explicamos Como e por que se forma o arco-íris e Como acontece o eclipse lunar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acontece a aurora boreal, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como acontece a aurora boreal