Como escrever um poema
A poesia é uma criação literária que acompanha o homem desde quase suas origens. Expressar os sentimentos de forma escrita e poética é algo que achamos que só os grandes literatos podem fazer, mas também é uma atividade que pode estar ao alcance de sua mão. Ainda que seja difícil de acreditar, não é uma tarefa "divina" o fazer poesia e se realmente deseja isso, você também poderá criar belos poemas que expressem todo o seu sentimento. Em umComo.com.br explicamos como escrever um poema.
Passos a seguir:
Ler muito é essencial para exercer a arte da escrita, seja qual for o gênero. A leitura permite ampliar o vocabulário, desenvolver sua imaginação, sentido crítico e criatividade. Neste caso, é aconselhável ler muita poesia para se adentrar no gênero e conhecer suas características.
Centre-se em um sentimento, o que quiser expressar: amor, ciúmes, ódio, medo... Deixe-o fluir, sinta-o, deixe que se apodere de você e depois pense em tudo que passou, em como se sentiu, o que lhe sugeriu.
No momento em que se sentir com vontade, pegue um papel e lápis e escreva tudo que esse sentimento lhe inspirou a focar e a se expressar. Escreva sem medo e sem pudores sobre o que tem vivido, como isso lhe toca.
Às vezes os sentimentos não podem se expressar com palavras. Se encontra uma situação em que não sabes como nomear alguma de suas experiências, compare-a com algo que lhe tenha acontecido, deixe voar sua imaginação e escreva.
Quando tiver seu poema, leia-o em voz alta e assim poderás verificar se há algo que não chegue a gostar e que desejaria mudar. Tenta aprimorar, assim que estiver como gosta, não penses mais em retocá-lo.
Se durante a escrita não souber como continuar, deixe-o de lado e não escrevas mais. Guarde o que tiver e não pense mais nisso. Volte a retomá-lo quando tiver inspiração e vontade, pois na arte muitas vezes é necessário trabalhar várias vezes em algo para chegar aos resultados que desejamos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um poema, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.
Conselhos
- Deixe fluir os sentimentos e a imaginação.
- Escreva só nos momentos de inspiração, sem os forçar.
- Se pensar em alguém quando escrever, presenteie depois o poema para essa pessoa.