Partilhar

Como fazer um poema de amor

 
Por Redação umCOMO. 2 outubro 2020
Como fazer um poema de amor

No gênero da poesia podemos dizer que o amor é um dos temas mais recorrentes. Inclusive, se você pensar agora em algum dos versos mais emblemáticos da história com certeza virão a mente alguns dos poemas de amor dos mais grandes escritores: Vinícius de Moraes, Olavo Bilac, Álvares de Azevedo...

Os poemas de amor revelam o lado mais íntimo e sensível dos poetas, então se você tem namorado, amante ou um amor platônico, pode ser uma boa ideia escrever um bonito poema para expressar melhor seus sentimentos. A seguir, aqui no umCOMO, te oferecemos passos simples para que você aprenda como fazer um poema de amor. Anote-os e faça com que seu amado se derreta com as suas palavras!

Também lhe pode interessar: Como escrever um poema

1. Conheça as características de um poema romântico

Antes de escrever seus próprios poemas de amor, você deve saber como se caracteriza exatamente a poesia de amor. As chaves que te daremos a seguir são imprescindíveis para aprender como escrever um poema romântico. Então, preste atenção e tome nota das seguintes orientações:

  • Principais temas: como pode imaginar, os poemas de amor estão cheios de obras que tratam do amor romântico, que parte da ideia do sofrimento como componente inseparável do processo de se apaixonar do autor. Este tema inicial nos conduz a outros, também muito comuns nos poemas de amor, como é o caso do destino trágico ou da morte como libertação. (Exemplo: A morte chega cedo, pois breve é toda vida. O instante é o arremedo de uma coisa perdida. O amor foi começado, o ideal não acabou... - Fernando Pessoa).
  • Ingredientes essenciais: a poesia de amor está cheia de conceitos como: o eu, a paixão, a solidão, a melancolia e a exaltação da beleza. Nos poemas que você vai criar não há porque aparecerem todos esses elementos, mas sim, no mínimo, dois deles.
  • Linguagem rebuscada e simbólica: nos poemas de amor é normal ver os aspectos emocionais ressaltados em relação aos racionais. As estrofes dos poemas de amor têm muitas palavras e expressões cheias de significados para que o leitor se sinta mais perto da paixão, do desespero ou da tristeza que o autor sente. É habitual também o uso de expressões exclamativas e interrogativas.
  • Visão crua da realidade: a realidade é muito dura para o poeta romântico, já que ela está em contraposição aos seus sentimentos e desejos. Por isso, é normal observar a rebeldia do autor contra as normas estabelecidas pela sociedade. (Exemplo: Quem vai dizer ao coração que a paixão não é loucura, mesmo que pareça insano acreditar... - Oswaldo Montenegro)
  • Medidas de versos e estrofes: se você quer aprender a como fazer um poema de amor, deve levar em consideração que eles costumam misturar versos e estrofes de diferentes medidas, o que dá mais liberdade ao escritor.
Como fazer um poema de amor - 1. Conheça as características de um poema romântico

2. Explore seus sentimentos

Tanto os poemas de amor curtos como os grandes estão cheios de sinceridade, inclusive, podemos dizer que é uma das características básicas deste tipo de poesia. Assim, para começar você tem que ter consciência de como você se encontra sentimentalmente:

  • Está apaixonado?
  • Se sente rejeitado?
  • Está cético?
  • Se sente confuso?

Procure dentro de si mesmo para encontrar todas aquelas emoções e desejos que queira passar para o papel. Em resumo, descubra exatamente o que você quer explicar honestamente a respeito dos seus sentimentos e emoções.

3. Converta seus sentimentos em palavras

Antes de passar às frases com rimas e falar das melhores palavras para fazer poemas, te aconselhamos a se desfazer de qualquer preconceito e tentar materializar o que sente livremente.

Para isso, te convidamos a realizar um brainstorming, ou tempestade de ideias, sobre o papel e ir escrevendo as frases e rimas que te venham a cabeça, sem se preocupar com os aspectos mais técnicos do poema.

Aqui é o momento de deixar a criatividade fluir, sem pensar na forma que o seu poema romântico vai tomar, mas sim, no conteúdo que você quer que ele tenha.

4. Leia os melhores autores de poemas de amor

Assim como não se pode fazer cinema sem ter aprendido com os melhores cineastas, não se pode escrever uma poesia sem ter aprendido com os melhores poetas. Ler uma boa poesia não só te ajudará a aprender metáforas e analogias que te inspirarão para sua própria escrita, como também você verá como os maiores poetas da história expressaram seus sentimentos e estruturaram seus poemas.

Leia poesias de diferentes estilos e formas para ver com qual sente maior proximidade. Estes são alguns de nossos exemplos preferidos:

  • Meu destino, Cora Coralina;
  • Bilhete, Mário Quintana;
  • Amor, Álvares de Azevedo;
  • Timidez, Cecília Meireles;
  • Cantiga para não morrer, Ferreira Gullar;
  • Amor é fogo que arde sem se ver, Camões;
  • Amar e ser amado, Castro Alves;
  • Soneto da fidelidade, Vinícius de Moraes;
  • As sem-razões de amor, Carlos Drummond de Andrade;
  • Tenta-me de novo, Hilda Hilst.

Veja o que mais se adapta a maneira com que você gostaria de expressar-se e foco na leitura! Assim você pode captar as nuances do autor e ver como ele se expressa.

Como fazer um poema de amor - 4. Leia os melhores autores de poemas de amor

5. Escolha a estrutura do seu poema de amor

Este é o aspecto mais técnico de todo o processo, porque você terá que decidir que tipo de poema quer exatamente, isto é, como será a estrutura externa do poema:

  • Que tipo de estrofes: as estrofes são o conjunto de versos;
  • Como será a métrica: isto é, a quantidade de sílabas que terá cada verso;
  • O poema terá rimas ou verso livre? No caso de querer rimas, elas serão assonantes, com repetição de sons vocálicos, ou consonantes, em que há correspondência total dos fonemas, tendo em vista a última vogal tônica de cada verso.

Você pode eleger uma rima livre ou desviar-se para sonetos ou romances mais clássicos, como preferir. Existem vários tipos de estilo e métrica para cada poema, assim você deve escolher que tipo de estrofe, número de sílabas métricas, tipo de rima, de verso, etc, quer fazer.

Escolha a que se sinta mais cômodo. Se você é iniciante, aqui no umCOMO te recomendamos uma rima simples ou verso livre.

6. Defina bem o tema do seu poema romântico

O seguinte passo para aprender como escrever um poema será especificar exatamente de que sentimento você quer falar. Isso é importante porque ainda que você queira fazer um poema de amor, ele pode falar de coisas diferentes. Quer falar de desamor e da experiência de um coração partido? Quer falar da euforia e da agonia de um primeiro amor? Prefere um poema melancólico e nostálgico?

Dependendo do que escolher, terá que usar certos termos ou outros. Por exemplo, se quer escrever um poema de amor que fale da foça da paixão, tem que usar palavras mais poderosas que incite ao leitor imaginar um sentimento desenfreado. Se quer falar de uma situação ou sentimento mais triste, terá que optar por palavras que incitem a pena.

Lembre-se de escolher bem as palavras para fazer poemas românticos que irão se conectar com o leitor.

7. Aprenda a fazer rimas

Se você está se perguntando como fazer rimas para o seu poema romântico, aqui no umCOMO te recomendamos começar com os versos pareados, isto é, com dois versos que rimem entre si. Se você faz parte do mundo da música é possível que já esteja familiarizado com o processo de como fazer rimas e isso seja fácil para você, no entanto, se nunca rimou antes, pode começar fazendo rimas assonantes, isto é, rimas cujas palavras finais rimem nas vogais tônicas. Veja um exemplo de rima assonante e de consonante:

Rima assonante

Ó meu ódio, meu ódio majestoso

Meu ódio santo e puro e benfazejo

Unge-me a fronte com teu grande beijo

Torna-me humilde e torna-me orgulhoso.

Ódio Sagrado - Cruz e Souza

Rima consonante

Olha estas árvores mais belas

Do que as árvores novas, mais amigas

Tanto mais belas quanto mais antigas

Vencedoras da idade e das procelas.

Velhas Árvores - Olavo Bilac

Se não te resulta fácil ou você fica preso em algum verso, pode recorrer a rimadores online, páginas onde você escreve as últimas letras do seu verso e te oferecem um leque de palavras com as quais você pode rimar sua frase.

Como fazer um poema de amor - 7. Aprenda a fazer rimas

8. Adicione metáforas e comparações

As metáforas e as comparações são chave nos poemas românticos, pois permitem ao autor usar imagens mais visuais para que o leitor entenda seus sentimentos, além de suas palavras. Quando um poeta diz, por exemplo: "Ela penteia seu cabelo, um grande rio dourado", consegue que o leitor compreenda que o cabelo de sua querida é, para ele, tão belo e significativo como os rios, que são fontes de vida.

Utilize, então, metáforas e comparações, mas não caia nos clichês, já que pode fazer com que o seu poema soe ridículo. Os clichês são elementos que já foram utilizados muitas vezes anteriormente e que não são, definitivamente, nada pessoais. Pelo contrário, soam genéricos demais. Invente metáforas que falem sobre suas circunstâncias e que se adaptem perfeitamente aos seus sentimentos pessoais na hora de como fazer um poema de amor para que fique com a sua cara.

9. Crie seu próprio estilo

Se você se pergunta como fazer um poema de amor deve ter clara a importância de comunicar seus sentimentos com um estilo pessoal. Isso significa que por mais que te inspirem outros grandes escritores, terá que deixar sua impressão digital e não a de outra pessoa ao longo dos versos. Afinal, você está falando sobre o seu amor, certo?

Quando acabe de escrever seu poema romântico, leia-o várias vezes e faça as modificações necessárias para homogeneizar seu próprio estilo. E já que o assunto é composição própria, te recomendamos também dar uma olhada no artigo aqui do umCOMO sobre como escrever uma música, caso você também queira declarar o seu amor em forma de canção.

10. Mostre o resultado final do seu poema de amor

Este último passo é controverso, já que existem autores que não querem mostrar seus poemas a ninguém. Isso é compreensível, porque os poemas, normalmente, são a maior expressão de intimidade de alguém... entretanto, mostrar o poema para alguém cuja opinião seja relevante para você pode ser muito positivo para a sua escrita, já que essa pessoa pode te dar uma opinião honesta e te ajudar a polir seu trabalho.

E se você depois disso está pensando em dar um passo além do poema romântico e escrever uma música, não só pode pegar inspiração no artigo como escrever uma música, mas também, ser mais específico e descobrir como escrever uma música romântica, com a ajuda aqui do umCOMO. Se anima?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um poema de amor, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Bibliografia
  • PORTUGUÊS.COM. Classificação das rimas quanto aos tipos de som. Disponível em: <https://www.portugues.com.br/literatura/classificacao-das-rimas-quanto-aos-tipos-som.html> Acesso em: 01 de outubro de 2020.

Escrever comentário sobre Como fazer um poema de amor

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um poema de amor
1 de 4
Como fazer um poema de amor

Voltar ao topo da página