Fundamentos de Química Orgânica

Como fazer flor de sal

Como fazer flor de sal

A flor de sal é uma forma de sal puro de origem marinha que entrou na moda inicialmente na França há uns 20 anos. A flor de sal consiste de finos cristais de sal que se formam e flutuam na superfície das salinas com os primeiros efeitos da concentração do sal. Produzem-se quando o sol se põe ou ao amanhecer, já que o contraste térmico propicia a formação da fina camada de cristais de flor de sal. É muito apreciada na cozinha por sua textura fina e crocante, seu sabor suave e suas propriedades, pois não se comprime. É um produto difícil de colher, de produção muito limitada e portanto caro, às vezes difícil de encontrar. No entanto está ao alcance de todos os que vivem perto do mar já que podem fabricar flor de sal em casa seguindo estes simples passos.

Vai precisar de:

  • Água do mar
  • Uma bandeja
  • Um pote de vidro (opcional)
Também lhe pode interessar: Como fazer um Vulcão de sal

Passos a seguir:

1

Recolha a água do mar.

2

Se desejar e considerar necessário, ferva a água do mar durante pouco tempo, o necessário para a sua desinfecção.

3

Coloque a água em uma bandeja pouco profunda e deixe-a repousar umas horas, de preferência ao sol.

4

Coloque a bandeja na geladeira. Depois de algumas horas, dependendo da profundidade da bandeja, começará a formar uma teia de cristal: Já tem a flor de sal. Vigie o processo com frequência, já que, caso se evapore toda a água, o que obterá é sal, e não flor de sal.

5

Retire a teia de flor de sal com um garfo. Verá que é delicada e que vai se rompendo formando pequenos cristais.

6

Pode guardar a flor de sal como preferir, uma vez que não necessita de condições de preservação especiais. Fica muito bonita em um pote de vidro. Veja também o nosso artigo sobre como fazer sal de alho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer flor de sal, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos

  • A cor final da flor de sal que obtenha pode ser muito variada: transparente, branca, cinza e inclusive rosada. A cor dependerá da composição e a concentração de minerais da região onde você retirou a água do mar.
  • Os cristais resultantes são maiores que os grãos de sal tradicional. Use-a sem medo nos pratos que queira condimentar, a flor de sal se dissolverá com facilidade ao entrar em contato com os alimentos quentes.
  • É recomendável usá-la na última fase dos pratos e ainda que possa ser usada em qualquer tipo de cozinha é preferível aproveitá-la para pratos em que o toque final de sal é vital: saladas, saladas mornas, carnes na chapa e na brasa, verduras na brasa.
  • A passagem na geladeira simula o contraste térmico que se produz nas salinas e acelera o processo, mas também é possível obter flor de sal sem colocar a bandeja na geladeira.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Sara Alves
um artigo muito curioso, não sabia que é assim que se forma flor de sal!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Sara, ainda bem que gostou :) Continue a acompanhar-nos!
Como fazer flor de sal