Sobre as fogueiras

Como fazer uma fogueira

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 agosto 2019
Como fazer uma fogueira

Se está pensando em fazer uma festa na praia ou ir acampar, é essencial que aprenda a fazer fogo. Lembre-se que antes de fazer uma fogueira deve comprovar que se possa fazer fogo na zona e que não põe em perigo nenhuma pessoa, tal como a flora e a fauna do lugar. Se for necessário, peça permissão. no umComo.com.br mostramos-lhe como fazer uma fogueira. Aprenda bem as técnicas e poderá fazer fogo facilmente.

Vai precisar de:
  • Mecha (lenha miúda, papel de jornal, etc)
  • Lenha
  • Fósforos
Também lhe pode interessar: Medidas de segurança para acampar
Passos a seguir:
1

Cave um buraco. Pense que deve ser grande o suficiente para abarcar a fogueira e lembre-se que o buraco deve estar longe de árvores, zonas de acampamento, edifícios, etc.

2

Para se assegurar de que o fogo será seguro, rodeie a fogueira de pedras.

 

Como fazer uma fogueira - Passo 2
3

No centro do buraco, ponha dois troncos ou pedaços de lenha de maneira paralela. Esta será a base da estrutura que formaremos para acender o fogo.

4

Depois, coloque uma pilha de mecha: lascas de madeira, troncos, papel de jornal... Com todos estes materiais conseguirá acender uma fogueira.

 

Como fazer uma fogueira - Passo 4
5

Em cima da mecha ponha lascas secas, isto é, pedaços pequenos. Faça com que se apoiem em ângulo com a lenha e depois coloque outro feixe de lascas, deixando espaço para poder acender o fogo. Deve repetir o processo até observar que a pilha chega à altura de seus joelhos, mais ou menos.

6

Ao redor da fogueira coloque peças grandes de madeira, na vertical, e faça uma espécie de tenda com a lenha. Com esta estrutura conseguirá fechar a pilha de mecha e lascas que fez.

 

Como fazer uma fogueira - Passo 6
7

Acenda o fogo. Tente não estragar a estrutura. Para avivar a chama recomendamos-lhe que sopre suavemente. Aproveite o calor de sua fogueira sem perigo!

Se não tem fósforos nem nenhuma fonte de fogo, veja o nosso artigo em que lhe explicamos como fazer fogo sem fósforos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma fogueira, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos
  • Esta atividade deve ser supervisionada por um adulto.
  • Delimite a fogueira com algumas pedras para evitar que o fogo se alastre.
  • Confirme sempre se é permitido e se pode fazer fogo no local onde se encontra.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como fazer uma fogueira