Partilhar

Medidas de segurança para acampar

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Medidas de segurança para acampar

Acampar é uma grande experiência e uma forma única de desconectar por uns dias da cidade e nos aproximarmos um pouco da natureza. E é justamente por estar num ambiente menos controlado que é necessário ser preventivo e conhecer as medidas de segurança básicas para acampar. A umComo.com.br explica-lhe como pode planear a sua viagem sem correr riscos.

Também lhe pode interessar: Como escolher um bom lugar para acampar
Passos a seguir:
1

Em muitos países, existem áreas de campismo especialmente preparadas que oferecem uma grande quantidade de serviços. Noutras nações, há menos controlo e, por isso, a prevenção é muito importante.

2

Instale a tenda num terreno o mais plano possível e nunca em superfícies que possam quebrar, como árvores, mangais, etc. Também é importante que a sua tenda esteja prudentemente afastada do mar ou do rio.

3

Tenha em conta o vento durante a instalação da tenda. Se for uma área em que há demasiado vento, deve levantar o acampamento contra o vento, para se proteger e evitar o arrastamento da tenda.

4

Não faça fogueiras, de modo a evitar acidentes. É muito melhor levar um fogão a gás portátil do que acender uma fogueira, pois a mesma pode sair do seu controlo, ou ficar mal apagada, e ocasionar um incêndio.

5

Se decidir fazer uma fogueira, procure fazê-la num espaço afastado das tendas, pois uma fagulha pode ser o início de um incêndio. Voltamos a alertar que, se possível, deve evitá-las.

6

Tenha sempre consigo uma mala de primeiros socorros com o essencial. Também deve ter o celular com a bateria carregada, uma bússola, um GPS e um mapa da zona onde se encontra, com as povoações mais próximas assinaladas.

7

Se não conhece a zona onde vai acampar, mantenha-se junto ao seu grupo e evite explorar sozinho. Se o fizer, lembre-se de levar métodos para se orientar, que lhe permitam regressar a salvo ao lugar do acampamento.

8

Leve sempre uma quantidade suficiente de alimentos não perecíveis, como enlatados, assim como muita água, para se manter corretamente hidratado. Também deve consultar a previsão meteorológica para os dias em que planeia acampar

9

Não acampe em sítios proibidos, pois pode passar por uma experiência desagradável. As áreas estabelecidas para acampar têm uma supervisão muito reduzida por parte das autoridades sendo, em teoria, espaços seguros. Por isso, o melhor é respeitar as normas e limitar-se a estas áreas.

10

Nunca saia da cidade para acampar sem avisar um familiar ou amigo como método de prevenção. Informe essa pessoa do local para onde vai, onde pensa acampar e para quando prevê o seu regresso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Medidas de segurança para acampar, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos
  • Seguir estas normas de segurança simples irá permitir-lhe desfrutar da sua viagem sem correr riscos.

Escrever comentário sobre Medidas de segurança para acampar

O que lhe pareceu o artigo?

Medidas de segurança para acampar
Medidas de segurança para acampar

Voltar ao topo da página