PARTILHAR

Como montar uma tenda

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como montar uma tenda

Acampar pode ser uma experiência bastante divertida, especialmente se tiver crianças. Montar uma tenda de tamanho familiar pode ser complicado e requer muito tempo, mas não é impossível. Com apenas duas pessoas, pode armar e montar a sua tenda. Antes de fazer as malas e sair de casa, certifique-se que leva tudo; tecido, estacas, postes. Não se esqueça de levar um maço ou martelo e um rolo de fita adesiva, apenas por precaução. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como montar uma tenda, para poder desfrutar ao máximo das suas férias ao ar livre.

Vai precisar de:
  • Estacas
  • Maço ou martelo
  • Corda
  • Fita adesiva
  • Tenda
Também lhe pode interessar: Como fazer uma barraca de lona
Passos a seguir:
1

Cerifique-se que chega ao seu acampamento antes de escurecer. Montar a sua tenda no escuro, ou com uma lanterna, sem dúvida que pode levar muito mais tempo. Para além disso, pode ser perigoso ou pelo menos incômodo se acabar a dormir sobre um pau que perdeu enquanto limpava a área para montar o acampamento.

2

Comece por limpar a área onde irá montar a tenda. Limpe todas as pedras e paus. Mais tarde podem se tornar incômodos e dolorosos se dormir em cima de um e também pode tropeçar enquanto coloca a sua tenda no lugar.

3

A maioria das tendas vêm com instruções específicas, mas comece por colocar a tenda no solo e amarre-a com vários cabos a diferentes postes. Depois, pegue nas estacas e coloque-as nos aros ou fitas que se encontram nas pontas da tenda. Para isso, vai precisar da ajuda de outra pessoa, para ficar no lado oposto ao seu.

Como montar uma tenda - Passo 3
Imagem: blog.decathlon.com.br
4

De seguida, levante a tenda e prenda-a colocando as estacas no solo. Gire a tenda até que a porta de entrada fique na direção desejada.

Como montar uma tenda - Passo 4
Imagem: agefotostock.com
5

Estique o chão da tenda para que não fiquem rugas, trabalhando a partir de lados opostos da mesma. Se o terreno for muito irregular, isto pode levar algum tempo.

6

Se quiser, pode optar por uma tenda de montagem rápida. Basta tirá-la do saco, atirar para o ar e ela fica praticamente montada sem grande trabalho. Depois é só colocar as estacas para a prender ao solo. Na hora de desmontar é que normalmente fica mais complicado, mas com um pouco de prática e seguindo as instruções, com certeza que conseguirá facilmente desmontar a sua tenda.

Como montar uma tenda - Passo 6
Imagem: omeumundofotografico.blogspot.pt
7

Deve limpar sempre a sua tenda de camping depois de a usar. Não a deve guardar molhada, úmida ou com areia ou terra. Caso não seja possível limpá-la antes de a colocar na bolsa, assim que chegar a casa limpe-a e deixe-a secar completamente. Não deve guardar a sua tenda com sujeira ou úmida, uma vez que pode afetar a impermeabilidade do tecido e gerar mofo.

8

Para que a experiência de acampar seja inesquecível e para que tudo corra sem problemas, veja algumas medidas de segurança para acampar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar uma tenda, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos
  • As tendas de camping costumam ter uma rede mosquiteira junto à porta. Deixe-a sempre fechada, para conseguir dormir melhor.
  • Se possível, monte a sua tenda num local em que o sol da tarde não bata. Isto vai ajudar a conservar a sua tenda, para além de evitar um calor excessivo dentro da sua tenda.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como montar uma tenda
Imagem: blog.decathlon.com.br
Imagem: agefotostock.com
Imagem: omeumundofotografico.blogspot.pt
1 de 4
Como montar uma tenda

Voltar ao topo da página ↑