Outras atividades recreativas ao ar livre

O que fazer no outono

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 7 outubro 2022
O que fazer no outono

As férias de verão começam a ser uma memória e para muitos o outono é visto como uma fase um tanto triste e monótona, mas, na realidade, não tem que ser assim. A temporada que se inicia é caracterizada por temperaturas ainda amenas e por dias em que é possível desfrutar de bastante horas de sol, algo que nos permite fazer planos infinitos para mergulhar de cabeça em uma natureza em mudança que oferece paisagens de grande beleza.

O ambiente urbano também oferece novas opções de lazer e tempo livre e para quem prefere ficar em casa nos dias mais frios, há propostas difíceis de resistir. Se você quer algumas ideias para aproveitar a temporada que está começando, não perca a lista sobre o que fazer no outono que lhe damos neste artigo do umCOMO, com dicas para todos os gostos e que você não vai querer perder!

Também lhe pode interessar: O que fazer no dia das crianças

Índice

  1. Caminhada
  2. Um piquenique
  3. Esportes ao ar livre
  4. Micologia
  5. Observação de pássaros
  6. Visita a vinícolas
  7. Colheita e... doces caseiros!
  8. Na cidade

Caminhada

Pegar a mochila e ter força de vontade de percorrer uma das rotas que mostram belas paisagens outonais é, sem dúvida, uma das melhores atividades para fazer no outono, quando o clima é perfeito para caminhar sem o calor pressionando e sem fazer frio, o que tornaria o passeio desagradável.

Qualquer uma delas será uma experiência e tanto, mas as trilhas mais bonitas nesta época do ano são aquelas que o aproximam das florestas, que no outono guardam uma magia muito especial.

Um piquenique

Entre as atividades de outono, um divertido piquenique é obrigatório. Especialmente os pequenos vão adorar preparar a deliciosa e essencial comida na cesta e depois é só escolher o local perfeito para estender a toalha. Passar um dia tranquilo de outono, talvez nas margens de um rio ou de um lago, é um ótimo plano que pode ser completado com uma boa caminhada e com todos os jogos e atividades ao ar livre que você quiser fazer.

O que fazer no outono - Um piquenique

Esportes ao ar livre

Há tantos esportes ao ar livre que são especialmente atraentes no outono que a lista é longa. Se você gosta de correr, encoraje-se a praticar a corrida desenhando um circuito pelas ruas da sua região ou em um belo parque ou floresta.

Se você prefere andar de bicicleta, as ciclovias estão esperando por você, embora o outono possa ser o momento ideal para experimentar um novo caminho com sua mountain bike para descobrir o encanto da montanha no outono enquanto pedala. Aqui nós te ajudamos a saber Como andar de bicicleta corretamente.

Se você gosta de yoga, agora é a hora de praticá-lo no meio da natureza, porque meditar enquanto contempla um pôr do sol de outono não o deixará indiferente. Neste outro post explicamos Como meditar corretamente.

Micologia

A queda das temperaturas e a chegada das primeiras chuvas fazem do outono a época de colheita de cogumelos por excelência. Níscalos, boletos, chanterelles, cogumelos ostra... cogumelos e fungos se escondem entre as folhas caídas das florestas no outono e estão esperando por você. Caça-los é uma das melhores atividades para fazer no outono, sem esquecer, claro, os pratos requintados que você pode fazer com eles.

Se este mundo é completamente desconhecido para você, uma boa ideia é se inscrever em uma das conferências e cursos introdutórios de micologia organizados neste momento por inúmeras corporações locais. Assim, você pode ir ao campo colher cogumelos com o conhecimento necessário.

Neste outro artigo, explicamos Como identificar cogumelos venenosos.

O que fazer no outono - Micologia

Observação de pássaros

A possibilidade de contemplar inúmeras espécies de aves que migram para regiões mais quentes é outro presente que o outono nos traz. Lagoas e pântanos servem como "áreas de descanso" em sua jornada e são enclaves naturais privilegiados, perfeitos para uma excursão no outono tão interessante quanto divertida. O turismo ornitológico está ganhando popularidade e basta conhecer os pontos de observação de aves que poderá ter nas proximidades, geralmente em parques naturais, e aproximar-se para apreciar o espectáculo das aves quando partem.

Conheça nomes de pássaros de A a Z.

Visita a vinícolas

O fim do verão é a época da vindima e de máxima atividade nas adegas que iniciam a elaboração dos seus vinhos. Visitar uma delas ou fazer uma escapadela enológica, que inclui alguns dias de introdução ao mundo do vinho e uma prova para saborear bons vinhos, é uma das melhores atividades para fazer no outono. Em setembro e outubro, algumas adegas até oferecem a possibilidade de participar na produção do vinho, para que, desta forma, conheça todo o processo que vai do vinho à taça e sinta-se como um verdadeiro vindimador.

O que fazer no outono - Visita a vinícolas

Colheita e... doces caseiros!

O outono não traz apenas cogumelos, traz também a possibilidade de colher inúmeras frutas, especialmente frutas da floresta, como mirtilos ou amoras, que estão no seu melhor momento e que, além disso, permitirão fazer deliciosas compotas caseiras.

Não só isso, mas também árvores como as avelãs, as nozes e, sobretudo, as castanhas, deixam cair os seus frutos no outono para que os possa colher, comê-los ou utilizá-los como ingredientes em inúmeras receitas de outono. Geleias, compotas, castanhas assadas, bolo de nozes... uma tarde de cozinha em casa é também um excelente plano para desfrutar do outono.

Na cidade

Para terminar esta lista de atividades no outono, damos-lhe algumas ideias para o aproveitar na cidade. Após as férias de verão, as cidades recuperam o seu ritmo habitual e é um prazer descobrir as suas ruas, parques e praças fazendo um passeio urbano contemplando o novo aspecto que o outono lhes confere.

Este é também o momento em que as lojas começam com tudo, enchendo as vitrines com as novas tendências da moda, já se preparando para a temporada de Natal. Se, além de curtir o próprio ambiente urbano, você quer uma excelente atividade para fazer no outono sem se afastar muito, confira o outdoor de estreia de cinema e teatro que está cheio de boas propostas no outono.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer no outono, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
O que fazer no outono