Viagens de avião

Como levar instrumentos musicais em um voo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como levar instrumentos musicais em um voo

Viajar carregado de instrumentos e equipamentos musicais é uma tarefa habitual para quem se dedica a esta profissão, mas quando uma pessoa normal decide transportar seu violão para outro país, ou até mesmo um amplificador, um violoncelo ou qualquer outro instrumento, surgem as dúvidas sobre seu transporte: Quais podem ser levados como bagagem de mão? Quais devem ser despachados? Quais posso transportar? Em umComo.com.br esclarecemos o panorama para que saiba como levar instrumentos musicais em um voo.

Índice

  1. Bagagem de mão
  2. No porão
  3. Na cabine
  4. Normas de cada companhia
  5. Recomendações
  6. Contatos

Bagagem de mão

Instrumentos considerados pequenos como violões, violinos entre outros, podem ser levados como bagagem de mão se couberem comodamente no compartimento destinado a este tipo de malas, ou no compartimento de armazenagem localizado na cabine. Caso contrário, deverá despachar como bagagem adicional e assumir as taxas correspondentes.

No porão

Normalmente quando um instrumento musical pesa 32 quilos ou mais, ou quando supera as medidas próximas aos 158 centímetros de comprimento + largura + altura, deve ser levado como bagagem adicional para ser transportado no porão do avião. O espaço para este tipo de instrumentos em muitas companhias aéreas deve ser reservado, portanto, informe-se na hora de adquirir a passagem quando for viajar com este tipo de bagagem.

Na cabine

Se for viajar com um instrumento musical muito grande para levar como bagagem de mão mas muito delicado para despachar, poderá levá-lo na cabine sob certas circunstâncias: deverá pagar uma passagem para que ocupe uma poltrona, preferivelmente do seu lado; o instrumento não pode pesar mais de 46 quilos com o estojo incluído, nem medir mais de 290 centímetros de comprimento; deve estar embalado para não ferir nenhum passageiro; não conter objetos perigosos; não obstruir a vista ou o trajeto dos passageiros; deve poder viajar com o cinto de segurança colocado.

Normas de cada companhia

Além destas diretrizes, cada companhia pode ter suas próprias normas e tarifas para o transporte deste tipo de bagagem, por isso é recomendável se informar antes de adquirir a passagem.

Recomendações

Sempre que fizer uma viagem com instrumentos musicais que não possam ser incluídos na bagagem de mão, é recomendável chegar com tempo ao aeroporto pois o processo de check-in pode demorar, e se for um objeto volumoso você deve informar do seu transporte, medidas e peso na hora de comprar a passagem para que a companhia possa lhe oferecer a melhor opção.

Contatos

Informe-se sempre antes de comprar a passagem, a seguir mostramos-lhe os números de atendimento ao cliente das principais companhias aéreas: GOL é 0800.704.0465, Iberia é 0800.886.8266, TAP Portugal 0800.727.2347, Air France de segunda à sábado 0800.888.9955, KLM 0800.888.1888, Lufthansa (21) 2169.8820 e Delta Airlines 0800.761.7070.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como levar instrumentos musicais em um voo, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como levar instrumentos musicais em um voo