Como levar remédios no avião
Se vai de férias ou em trabalho para outro país previna-se dos imprevistos relacionados com a saúde que podem estragar a sua viagem. Tal como no dia a dia você está sujeito a apanhar uma gripe forte, uma dor de cabeça, torcer o tornozelo ou comer algo estragado. Leve a sua pequena farmácia com a quantidade necessária de medicamentos básicos ou se você é dependente de algum medicamento, o transporte deste é uma necessidade por isso confira o artigo do umComo em que lhe explicamos como levar remédios no avião.
Passos a seguir:
Antes de embarcar, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que procure saber junto das embaixadas ou consulados do pais de destino sobre os medicamentos permitidos e os que eles restringem em termos de tipos e quantidades de medicamentos estrangeiros.
Para não correr o risco de perda de medicamentos essenciais é importante que os leve na sua bagagem de mão, depois de os despachar a sua bagagem poderá extraviar-se e você vai acabar por ficar sem eles em um país estrangeiro. A compra do medicamento pode implicar receita e para isso você terá de marcar e ir a uma consulta. A solução para a perda de medicamentos durante a viagem consiste numa lista com o seu grupo sanguíneo e outros dados da sua história clinica, a dosagem dos medicamentos prescritos e as suas designações genéricas (nome reconhecido internacionalmente) que poderá adquiri junto do seu médico. Para poder receber tratamento ou adquirir medicamentos no estrangeiro é necessário que tenha o documento designado para isso.
Transporte uma dose e meia ou duas vezes a dose normal de medicamentos pois os voos por vezes sofrem alterações de rotas ou podem atrasar a partida, é necessário que tome atenção a estes imprevistos.
Na hora da passagem pela inspeção de segurança (momento do raio-x) apresente os medicamentos e as respetivas receitas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda que os remédios sejam mantidos nas embalagens originais e que a quantidade transportada, seja a quantidade necessária para toda a estadia fora do pais.
Medicamentos Isentos de Prescrições
Estes medicamentos são livres e podem ser levados ou trazidos desde que cumpram as especificações impostas e sejam apenas para uso pessoal do passageiro.
Medicamentos controlados
Estes medicamentos - Tarja vermelha e preta - podem ser levados e trazidos na bagagem do passageiros desde que acompanhados por uma prescrição médica e respeitem igualmente os critérios de transporte e acondicionamento e apenas a quantidade necessária para o uso durante a estadia.
- Tarja vermelha
Esta tarja indica que os medicamentos exigem a apresentação de uma prescrição impressa em papel branco e ser retida pelo farmacêuticos.
Os medicamentos com traja preta são considerados os de maior controle porque interferem no sistema nervoso central podendo causar dependência física ou psíquica. A venda é apenas permitida com a apresentação da receita médica azul e também ficará retida na farmácia.
Peça também ao seu médico uma versão em inglês ou francês da prescrição, com o número de caixas ou cartelas, tanto para os medicamentos controlados como para os livres se forem em grande quantidade pois poderá sofrer uma fiscalização sanitária.
Medicamentos contínuos
Se vai ter um voo com diversos fusos horários aconselhamos que consulte o seu médico pois pode causar perturbações nas tomas de medicação com intervalos regulares.
Passageiros diabéticos deverão trasportar a insulina e outros líquidos necessários na sua bagagem de mão mas na quantidade necessária para a viagem e junto da receita médica da mesma com a especificação da quantidade autorizada. Para os medicamentos injetáveis o processo é o mesmo, as agulhas devem estar bem embaladas em recipientes lacrados e serem apresentadas aos fiscais de segurança acompanhadas da receita. O transporte de objetos perfuro-cortantes a bordo não é permitido em casos normais.
Farmacinha
Para a sua mini farmácia não precisa de receitas mas deverá ter atenção aos líquidos levados na bagagem de mão com limite de 100 ml por frasco. Coloque-os num necessaire transparente de 20 x 20 centímetros assim como todos os cremes, pastas e sprays que você não despachar. Tome atenção para não exceder 1 litro.
Recomendamos que leve para qualquer viagem , dentro ou fora do país um remédio para:
- dor de garganta
- gripe
- diarreia
- dor de estômago
- má digestão
- enjoo
- dor de cabeça
- febre e cólicas
- Termômetro
Dica: Acesse também esse artigo para saber como levar medicamentos no avião.
Agora que já sabe como levar remédios no avião recomendamos a leitura dos seguintes artigos:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como levar remédios no avião, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.