Partilhar

O que pode e não pode levar na bagagem de mão

O que pode e não pode levar na bagagem de mão

As viagens são momentos prazerosos e muito esperados pela maioria de nós. Planejar uma viagem, arrumar as malas e embarcar em um voo é se abrir ao novo, ao desconhecido e viver uma nova aventura. Porém, uma dúvida sempre surge antes embarque: o que pode e não pode levar na bagagem de mão? As companhias aéreas, tanto nacionais quanto internacionais, nem sempre são claras quanto a essas informações. Pensando na tranquilidade do seu voo, o umCOMO elaborou um guia com informações sobre o que pode e não pode levar na bagagem de mão. Senhores passageiros, apertem os cintos: vamos decolar!

Também lhe pode interessar: Quanto pode pesar a minha bagagem

Pode levar perfume na bagagem de mão?

Apesar de o avião ser um meio de transporte muito veloz, voos internacionais costumam contar com muitas conexões e períodos mais longos de voo. Muitas pessoas se sentem incomodadas com o próprio cheiro após algumas horas sem banho e gostam de ter um frasco de perfume sempre ao alcance da mão. Para elas, a boa notícia é que pode levar perfume na bagagem de mão - em voos nacionais embarca-se com perfumes sem problemas, e em voos internacionais há uma restrição de perfumes de no máximo 100 ml, que deverão estar embalados em uma sacola com lacre (como o modelo Ziplock, por exemplo).

Veja também: Qual o tamanho da bagagem de mão no avião

Pode levar desodorante na bagagem de mão?

As regras para levar desodorante na bagagem de mão variam de companhia aérea para companhia aérea. Em geral, não se permite levar desodorante aerosol em voos tanto domésticos quanto internacionais. Contudo, desodorantes roll-on e em bastão podem ser levados sem problemas na bagagem de mão em voos nacionais e também em internacionais, desde que observem a regra de não ultrapassar 100 ml e estarem embalados em sacola com lacre, no caso de voos para fora do país.

Sugestão: antes de montar sua necessaire, confira nosso artigo “Que cosméticos posso levar no avião?"

Pode levar comida no avião?

Chicken or pasta? Os menus dos aviões não são conhecidos por serem especialmente gostosos. Comer no avião pode ser um desafio ainda maior se você for vegetariano ou tiver alguma restrição alimentar, como intolerância à lactose ou alergia a glúten. Você pode levar comida no avião desde que os alimentos estejam devidamente embalados, seja em voos domésticos ou internacionais. Essa prática é cada vez mais comum e adotada por pessoas famosas (como a apresentadora Bela Gil), que sempre postam fotos de suas “marmitas aéreas” em redes sociais como o Instagram. No entanto, fique atento! Por questões de segurança, alguns países possuem restrições quanto a entrada de alguns alimentos. Sempre busque informação antes do embarque para evitar aborrecimentos.

O que pode levar na bagagem de mão - voo internacional

  • Aparelhos eletrônicos (celulares, notebooks, tablets, e-readers, câmeras fotográficas, etc);

O que não pode levar na bagagem de mão

Após o atentado de 11 de setembro e a escalada global do terrorismo nos últimos anos, as companhias aéreas ficaram bem mais rigorosas com o transporte de certos objetos na bagagem de mão. Geralmente, o que não se pode levar na bagagem de mão são os seguintes itens:

  • Substâncias inflamáveis (gasolina, acetona, fluido para isqueiro);
  • Armas de fogo;
  • Objetos perfurantes (tesouras, alicates, pinças, facas, etc);
  • Líquidos acima de 100 ml.

Veja também: Como levar mais bagagem no avião

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode e não pode levar na bagagem de mão, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Conselhos
  • Perder um voo é uma enorme dor de cabeça. Para evitar passar por isso, chegue no aeroporto duas horas antes do embarque para voos nacionais e quatro horas antes do embarque para voos internacionais.
  • Tenha sempre em mãos seus documentos necessários para o embarque (como carteira de identidade e passaporte) e suas passagens.
  • Em caso de voo internacional, lembre-se sempre de já viajar com um pouco de dinheiro na moeda local. Não conte com a sorte: pode haver algum problema com seu cartão internacional ou com os caixas ATM.
  • Evite viajar com roupas e sapatos com apliques metálicos, como botas e cintos com spikes e tachas. Apesar de estiloso, você terá que retirar os objetos metálicos para passar pelo detector de metais, o que pode ser um tanto quanto embaraçoso.
Referências
Bibliografia
  • https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem

Escrever comentário sobre O que pode e não pode levar na bagagem de mão

O que lhe pareceu o artigo?

O que pode e não pode levar na bagagem de mão
O que pode e não pode levar na bagagem de mão

Voltar ao topo da página