Malas

O que levar na mala de mão

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 25 maio 2023
O que levar na mala de mão

São muitos os detalhes para preparar na hora de viajar. Reserva de hotéis, documentos, seguro viagem, dinheiro, malas. Todo o planejamento que é necessário para não se preocupar durante uma viagem pode estressar e deixar muita gente na dúvida.

A bagagem de mão é mais uma dessas preocupações. Afinal, quais são as regras? O que é permitido e o que é proibido? Neste artigo do umComo traremos um guia para você não passar perrengue na hora de definir o que levar na mala de mão.

Também lhe pode interessar: Como levar os sapatos na mala

Índice

  1. O que posso levar na bagagem de mão
  2. O que levar na mala de mão em viagem nacional
  3. O que levar na mala de mão em viagem internacional
  4. O que fazer se a bagagem de mão passar de 10kg

O que posso levar na bagagem de mão

Na hora de viajar, muita gente opta por levar apenas a bagagem de mão. Seja porque a viagem é de curta duração, seja pelo alto custo atualmente cobrado para despacho, seja por medo do extravio. Qual seja a motivação, os passageiros devem se atentar para as regras das companhias de aviação na hora de montar e organizar a sua mala de mão.

Em geral, ao comprar uma passagem você tem direito a levar um item pessoal, aqui compreendido por uma bolsa, uma mochila ou uma sacola pequena, e uma bagagem de mão, que é um volume maior que você pode levar dentro da cabine, sem precisar despachar, independente da tarifa que você pagou pela passagem. Essa mala de mão deve ser colocada nos bagageiros superiores e o item pessoal embaixo da poltrona à sua frente.

Qual o tamanho da mala de mão

Contudo, existem algumas regras e limites para esse tipo de bagagem. As companhias aéreas nacionais exigem que a mala de mão tenha as dimensões de 35 cm de largura por 25 cm de comprimento e 55 cm de altura, incluindo rodinhas e alças[1]. Há ainda uma lei que determina que o passageiro pode levar neste tipo de bagagem até 10kg sem custo adicional ao já pago pela passagem.

Para o item pessoal ou mochila, as dimensões permitidas são de 35 cm de largura por 20 cm de comprimento e 45 cm de altura. Para voos internacionais, estas regras podem variar conforme a companhia aérea.

O que não pode levar na mala de mão

Além das restrições de peso e dimensão, não é qualquer tipo de item ou objeto pessoal que podem ser levados nas malas de mão. Algumas coisas devem obrigatoriamente ser levadas na bagagem de mão e outras você necessariamente deverá despachar. Há também itens que são proibidos em qualquer situação.

Ainda, em voos muito lotados, é comum a companhia solicitar que os passageiros despachem inclusive as bagagens de mão, sem custo. Para não ter aborrecimentos caso isso aconteça, sugerimos que você não leve objetos de valor na sua mala de mão e sempre tenha consigo um cadeado extra para proteger a sua bagagem caso te peçam para despachar. Veja a seguir algumas dicas para montar a sua mala de mão.

O que levar na mala de mão em viagem nacional

Em geral, você pode levar na sua mala de mão qualquer item que não ofereça nenhum risco à tripulação ou aos demais passageiros, além dos seus itens de uso pessoal[2]. Segue uma lista de objetos que podem ser levados na bagagem de mão em viagens nacionais:

  • Carteira e documentos essenciais;
  • Celular e outros aparelhos eletrônicos;
  • Carregadores e adaptadores;
  • Óculos de grau e/ou de sol;
  • Casaco leve;
  • Itens de higiene pessoal, como escova de cabelo, escova e pasta de dentes, fio dental, desodorante, entre outros;
  • Alimentos rápidos;
  • Medicamentos de uso vital, desde que acompanhados da prescrição médica;
  • Outros medicamentos que não precisam de prescrição, como colírios e descongestionantes nasais;
  • Livros ou Kindle;
  • Guarda-chuva (desde que pequenos e não sejam pontiagudos).

Em voos nacionais, não há restrições quanto ao transporte de líquidos em geral (pasta de dente, desodorantes, álcool em gel, cremes, entre outros). Contudo, o total destes itens não deve exceder dois litros por pessoa e cada embalagem não deve conter mais de 500ml. Os aerossóis são permitidos dentro desta regra e se estiverem “protegidos por uma tampa ou outro meio adequado para impedir a liberação inadvertida do conteúdo”[3].

Estão proibidos em bagagens de mão de voos nacionais: armas de fogo de qualquer tipo (incluindo réplicas e as de brinquedo); objetos cortantes ou perfurantes; spray de pimenta; isqueiros; líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos. É sempre recomendável confirmar as restrições com a companhia de viagem antes de viajar.

O que levar na mala de mão em viagem internacional

Viagens internacionais em geral são mais longas e a entrada em um país estrangeiro requer uma maior atenção e cuidado na hora de incluir ou não itens na sua bagagem de mão. Veja as nossas sugestões para você levar na sua mala de mão em viagem internacional:

  • Carteira, passaporte e outros documentos essenciais;
  • Cópia do seguro de viagem internacional;
  • Cópia da reserva do hotel no destino ou endereço onde você ficará hospedado;
  • Certificados médicos;
  • Celular e outros aparelhos eletrônicos;
  • Carregadores e adaptadores;
  • Óculos de grau e/ou de sol;
  • Casaco leve;
  • Manta ou echarpe;
  • Travesseiro de pescoço;
  • Máscara de dormir;
  • Muda de roupa extra;
  • Itens de higiene pessoal, como escova de cabelo, escova e pasta de dentes, fio dental, desodorante, entre outros;
  • Alimentos rápidos;
  • Medicamentos de uso vital, desde que acompanhados da prescrição médica;
  • Outros medicamentos que não precisam de prescrição, como colírios e descongestionantes nasais;
  • Livros ou Kindle;
  • Guarda-chuva (desde que pequenos e não sejam pontiagudos).

Para voos internacionais, as especificações para líquidos são mais rígidas e restritivas. O armazenamento deve ser em frascos de embalagem plástica transparente de até 100 ml. E a quantidade total máxima desses líquidos não pode ser superior a um litro por passageiro. Sugerimos que você acondicione todos os frascos dentro de uma nécessaire também de material transparente para facilitar a sua passagem pelo sistema de Raio-X. Aerossóis não são permitidos.

Recomendamos ainda que você sempre confira as regras específicas da companhia aérea com a qual você vai viajar. No caso de voos internacionais, é interessante checar as restrições de alimentos e medicamentos do país ao qual você se destina. Companhias aéreas lowcosts internacionais também podem ter regras específicas.

O que fazer se a bagagem de mão passar de 10kg

Aqui te damos dicas para reduzir sua bagagem de mão e evitar dores de cabeça no aeroporto:

  1. Leve itens pesados na bolsa pessoal – normalmente as companhias aéreas não pesam as bolsas e mochilas consideradas como item pessoal. Por isso, deixe para levar objetos pesados como câmeras fotográficas, notebook, carregadores, adaptadores de tomada, entre outros, nela. Lembrando que ela deve ter uma dimensão que caiba embaixo do assento à sua frente;
  2. Escolha roupas versáteis – só leve o essencial, de acordo com a quantidade de dias de viagem e adequadas ao clima do destino. Pense de antemão nas combinações possíveis. Opte por roupas com tecidos especiais, multifuncionais, próprios para viagens, que não amassem. Leve calçados que você já sabe que são confortáveis;
  3. Viaje vestindo o seu casado ou leve-o na mão – assim não ocupam lugar, nem pesam, na sua bolsa ou bagagem de mão. Regra parecida serve para o calçado, viaje calçando o mais pesado ou volumoso.
  4. Evite itens que você não usa – Se você não costuma usar determinado objeto no seu dia a dia, provavelmente não irá utilizá-lo durante a sua viagem. Deixe-o em casa.
  5. Use embalagens pequenas – Em uma viagem, você não precisará dos potes de cosméticos do mesmo tamanho que você usa no seu dia a dia em casa. Opte por kits de viagem que contenham frascos menores para você levar somente a quantidade necessária para aqueles dias que você ficará fora.
  6. Reduza o tamanho dos acessórios – secadores de cabelo, escovas de cabelo e de dentes são alguns exemplos de acessórios que, se indispensáveis, podem ser levados em versões menores e mais simplificadas.
  7. Diminua os volumes – utilize os sacos à vácuo para embalar roupas, casacos e itens muito volumosos e, assim, otimize espaço na sua mala de mão.
  8. Leve uma balança de bagagem – e pese a sua mala de mão antes, durante e na volta da sua viagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que levar na mala de mão, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Referências
  1. BAGAGEM DE MÃO. Disponível em: <https://www.melhoresdestinos.com.br/bagagem-de-mao.html/>. Acesso em 18/05/2023.
  2. O QUE LEVAR NA BAGAGEM DE MÃO. Disponível em: <https://www.transportal.com.br/noticias/informacoes-uteis/o-que-levar-na-bagagem-de-mao/>. Acesso em 18/05/2023.
  3. OBJETOS RESTRITOS E PROIBIDOS. Disponível em: <https://www.latamairlines.com/br/pt/experiencia/prepare-sua-viagem/bagagem/objetos-restritos-e-proibidos/>. Acesso em 18/05/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que levar na mala de mão