Outras atividades

Desafios em família

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 dezembro 2021
Desafios em família

Enfrentar desafios divertidos em família é um método educacional útil para aumentar a criatividade e as habilidades de todos os membros, mas é especialmente essencial para os membros mais jovens da família. A partir de desafios culinários, desafios de linguagem e muito mais, a família se reunirá para se divertir, estimulando o desenvolvimento cognitivo e emocional.

Além disso, para aprimorar outros aspectos importantes, como equilíbrio e coordenação, os desafios esportivos são ideais para melhorar as habilidades motoras do corpo. Isso ajuda a promover o exercício físico em adultos e crianças. Se você quer descobrir 10 desafios em família, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Índice

  1. Experimentar pratos diferentes
  2. Saltar 15 vezes em uma perna só
  3. Fazer artesanato de Origami
  4. Criar uma história fictícia
  5. Cozinhar receitas diferentes
  6. Desenhar em família
  7. Descobrir trava-línguas
  8. Brincar de imaginar
  9. Criar um novo instrumento musical

Experimentar pratos diferentes

O paladar das crianças necessita desenvolver diferentes estímulos, por isso propomos uma atividade que consiste em degustar diversos pratos com os olhos fechados ou com um lenço que cubra a visão. Desta forma, irá envolver os menores, pois eles vão tentar adivinhar quais os alimentos que contém o prato, podendo até ajudar prepará-los.

E para adicionar um componente competitivo a este desafio em casa, crie rodadas no jogo para que cada membro adivinhe qual é o prato. Quem tiver mais acertos, ganha! Os desafios individuais para fazer em casa também são divertidos, mas são mais completos se feitos em grupo, este é um exemplo claro.

Saltar 15 vezes em uma perna só

Trata-se de pular com uma perna enquanto segura a outra com as mãos, evitando que uma das pernas se apoie no chão. Com este exercício você vai estimular o equilíbrio corporal e o controle dos espaços. Você deve fazer isso primeiro com uma perna e depois com a outra.

E para dar mais diversão aos desafios para fazer em casa, defina um número específico de saltos para ver quem é capaz de atingir a meta ou quem consegue dar mais saltos em um curto período de tempo. Neste caso estabelecemos 15 saltos.

Desafios em família - Saltar 15 vezes em uma perna só

Fazer artesanato de Origami

Entre os desafios para fazer com crianças, o artesanato é sempre uma aposta segura. Além disso, fazer figuras de Origami estimula a criatividade. Ressaltamos que na internet você encontrará muitos exemplos para que cada membro da família tente reproduzir uma figura diferente.

De qualquer forma, você também pode competir fazendo a mesma figura para ver quem faz melhor ou até mais rápido. Você tem coragem?

Desafios em família - Fazer artesanato de Origami

Criar uma história fictícia

Criar histórias em família incentiva a criatividade e o pensamento das crianças da casa. Cada participante deve contribuir com algum conteúdo até que a história seja concluída. Para fazer isso de maneira ordenada, você pode completar a história em várias rodadas. Além disso, você pode imaginar os protagonistas e o lugar. Assim, cada um poderá contribuir com sua imaginação para o fim da história.

Desafios em família - Criar uma história fictícia

Cozinhar receitas diferentes

Para ensinar e aprimorar as habilidades culinárias das crianças, entre os desafios em família, cozinhar é um dos mais divertidos. Além disso, são muitas opções, já que inclusive você pode inventar uma receita e experimentar novos sabores. Em qualquer caso, a intenção é que os menores estejam ativos na cozinha e desempenhem várias tarefas, como, por exemplo, fazer uma mistura de ingredientes ou ficar encarregados de decorar a preparação. Desta forma, sua agilidade e criatividade também serão estimuladas. O que você acha desses desafios para fazer com crianças?

Desenhar em família

As crianças geralmente são apaixonadas por desenhar, então eles não vão colocar nenhum impedimento ao desenho em família. É uma atividade ideal para testar o seu lado mais criativo, sendo um canal para expressar sentimentos e emoções. O desafio é fazer um belo desenho por todos da família. Cada membro contribuirá com alguns detalhes para aperfeiçoar a ilustração. Primeiro você deve escolher o tema do desenho e, depois, a imaginação se encarregará de modelá-lo. Esses desafios para fazer em casa são muito divertidos!

Descobrir trava-línguas

Os trava-línguas são um clássico para o desenvolvimento linguístico e o pensamento crítico, mas com um componente adicional de diversão. Cada membro da família deve repetir o mesmo trava-línguas sem cometer erros: o vencedor será aquele que disser mais rápido e com mais clareza. Para aumentar progressivamente a complexidade do desafio, comece com trava-línguas simples e vá aumentando a dificuldade. Esse também serve como opção entre os desafios para fazer com os amigos!

Brincar de imaginar

Trata-se de perguntar a cada membro da família que animal seria ou quem ou o que se tornaria, por exemplo, um alimento, país, planeta ou qualquer categoria que você possa imaginar. É um desafio perfeito para as crianças ampliarem o vocabulário, ajudando-os a se conhecerem melhor. Para adicionar mais dificuldade ao jogo, você pode praticar em outro idioma para que as crianças aprendam novas palavras e revisem o vocabulário.

Criar um novo instrumento musical

Inventar um instrumento musical para que os pequenos de casa possam tocá-lo é outra forma de aproveitar o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico das crianças. E embora você possa buscar ideias na internet para criar um novo instrumento, pode optar por chocalhos feitos com garrafas cheias, por exemplo: você pode enchê-las com feijões ou areia da praia, também pode fazer tambores com copos plásticos. Até mesmo uma guitarra com cordas esticadas em uma madeira.

O que você acha desses desafios fáceis em família? Com esses desafios em família, você fará com que crianças e adultos se divirtam! E, se você também deseja conhecer mais Jogos em família em casa e brincadeiras em família, recomendamos que leia estes outros artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Desafios em família, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Desafios em família