menu
Partilhar

Jogos em família em casa

 
Por Redação umCOMO. 8 maio 2021
Jogos em família em casa

Já faz um ano que começamos a nos acostumar com ritmos bem diferentes dos que conhecíamos antes, de trabalhar de casa e de lidar com as escolas e creches fechadas. A essa altura, já conseguimos mil maneiras distintas tornar a convivência algo mais agradável e, inclusive, começamos a valorizá-la.

Neste artigo do umCOMO, compilamos 35 jogos em família em casa, para brincar e criar aqueles momentos em que percebemos o valor do tempo com pessoas queridas e aproveitá-lo cada vez mais e melhor.

Também lhe pode interessar: Como fazer o jogo da argola

Jogos divertidos em família em casa

Há uma série de jogos populares e conhecidos por todos nós, aos quais sempre podemos recorrer em casa sem necessidade de tabuleiro ou conexão com a internet. Aqui, trazemos nossos jogos para jogar em casa com a família, para que você experimente as brincadeiras quando encontrar um tempinho livre na agenda e espantar o tédio.

Telefone sem fio

Na infância esse jogo nos ajudou a despertar nosso senso de humor e notar as dificuldades que envolvem a comunicação, enquanto que na adolescência a brincadeira foi capaz de nos lembrar sobre como é bom rir de alguns absurdos.

Neste jogo, todos os participantes sentam-se em uma roda. Um deles pensa em uma frase e a sussurra para a pessoa à sua direita. Quando a informação chegar ao fim da roda, a última pessoa deve dizer o que acabou de entender. É perfeito para brincar com as crianças, mas também entre os mais velhos, enquanto bebem alguma coisa.

Desenho encadeado

É um jogo divertido que desperta a criatividade de qualquer pessoa, independentemente da idade. Além disso, por contar com o trabalho em equipe, ajuda a desenvolver a união e o senso colaborativo.

Um dos participantes deve desenhar um traço ou rabisco em uma folha de papel e passá-lo aos demais, seguindo a ordem do círculo para que possam continuar o desenho. Ajuda a desenvolver a expressão e a compreensão artísticas, além de descobrir que a imaginação não tem limites.

História coletiva

Similar ao jogo anterior, essa é outra ideia usada pelos artistas surrealistas dos anos 20 para despertar a criatividade. Se você procura por jogos para jogar em família em casa usando lápis e papel, siga os pontos:

  • Você vai precisar de uma folha em branco, que será usada para que o primeiro participante comece a escrever a primeira história. A pessoa deve dobrar o papel de modo que a frase não fique visível para o próximo participante.
  • A próxima pessoa a jogar deve escrever outra fase, e dobrar novamente o papel.
  • O jogo segue dessa forma até chegar ao fim, quando a última pessoa deve ler o texto completo: ele pode nos fazer rir, mas também ser um ótimo estímulo para a imaginação.

Esse é o modelo original do jogo, mas ele também pode ser reproduzido em voz alta. A sugestão não é melhor nem pior, apenas diferente: nesse caso, devemos estar atentos ao que foi dito anteriormente para inventar a continuidade da história.

Quer algo ainda mais difícil? Cada pessoa que jogar deve repetir a história desde o início até aquele momento e, além disso, adicionar a nova frase. Se ela falhar, deve voltar para o início. Esse é, também, um jogo amplamente utilizado para aprender línguas, além de um daqueles grandes jogos para adolescentes para serem jogados em casa.

Jogos em família em casa - Jogos divertidos em família em casa

Ache o erro

Esse é um daqueles jogos divertidos para a família que as crianças costumam gostar. Ele consiste em retirar um ou dois membros da família da sala, enquanto os que ficam lá dentro decidem trocar um ou mais objetos do seu lugar, ou então fazê-los desaparecer. É um ótimo exercício de memória fotográfica, e também uma forma de aprender a valorizar a nossa casa, conhecendo-a um pouco melhor e para onde vai tudo.

Canção muda

Um jogo bastante útil quando precisamos com urgência entreter as crianças em uma festa de aniversário, no carro ou antes de uma refeição em família.

Primeiro, deve ser escolhida uma música conhecida por todos, e também uma pessoa que será o maestro da orquestra. Todos começam a cantar a música juntos e, quando o maestro pedir por silêncio mediante um gesto previamente acordado, todos devem fazer silêncio – mas continuar cantando a música mentalmente. Assim, quando o maestro da orquestra der a ordem de retomar a canção, todos terão que saber continuar sem errar. É ótimo para que as crianças exercitem a atenção e o senso de ritmo.

Se você busca por mais jogos para festas em família, especialmente em dezembro, recomendamos que visite nosso artigo Jogos de Natal para brincar em família.

Palavras encadeadas

Outro clássico que também é ideal para entreter as crianças. Muitos nos lembramos de quando fazíamos longas viagens de carro com nossos pais, certo? Pois esse jogo é ótimo para isso. O primeiro participante deve escolher uma palavra e, o próximo, continuar com outra que comece pela letra com que termina a palavra anterior. Você também pode trocar letras por sílabas, mas o jogo fica um pouco mais difícil nesse caso.

Procurando por outras formas de entreter aos pequenos em viagens longas? Aqui te deixamos os melhores jogos para jogar no carro viajando.

Palavras ao contrário

As crianças costumam se divertir muito com esse jogo, que também é um excelente exercício de agilidade cerebral. Na brincadeira, devemos dizer uma palavra ao contrário, mudando as sílabas de lugar. Os participantes devem adivinhar que palavra é essa.

Um truque que os diverte muito, pois quando a palavra contém apenas duas sílabas, é aconselhá-los a repeti-la como está, ao contrário, muito rapidamente e de novo, até que eles próprios possam ouvi-la direito.

Adivinha o que é

Esse jogo é divertido e tem tudo a ver com a linguagem. Todos os participantes devem escrever palavras aleatórias em pequenos pedaços de papel, que serão dobrados e deixados em uma tigela. Quanto mais opções, melhor. A categoria não importa: podemos escolher um campo semântico, um tema, uma música ou títulos de filmes. O ideal é formar duas equipes e, por sua vez, um dos participantes deve adivinhar as palavras que a equipe adversária vai jogar em um minuto.

Se você não conseguir avançar com uma palavra, pode pular e continuar. Quando o tempo terminar, o número de palavras que foram adivinhadas é anotado. As categorias serão tabu, desenho e mímica. Cada vez que a categoria é alterada, todas as palavras são colocadas de volta na tigela para avançar para a próxima, com as mesmas palavras. O jogo é parecido com o Party&Co, mas você verá que, como são sempre as mesmas palavras, chega um momento em que você estará rindo cada vez mais.

Personagens

Esse é um jogo que você provavelmente já conhece. Para brincar, basta ter papel, caneta e fita adesiva para colar na testa o papel com o nome de um personagem escrito.

Ninguém sabe o que está escrito na própria testa, ou seja, ninguém sabe qual é seu próprio personagem. Para adivinhar, você terá que fazer perguntas de sim ou não aos demais participantes, que conseguem ler o nome. Cada participante tem direito a uma pergunta por turno. Os que vão acertando seus respectivos personagens vão deixando o jogo e, o primeiro a deixá-lo, é o vencedor.

Bingo

Esse é o típico jogo que todo mundo gosta. Podemos jogá-lo em casa ao introduzir em uma tigela diferentes bolinhas de papel com os números escritos nelas. Para desenhar as cartelas do bingo, os números devem ser divididos, como se estivéssemos em um jogo de cartas, e cada um irá preencher sua cartela com os números, de maneira aleatória. Logo, as cartelas devem ser trocadas entre os participantes, e o jogo começa. Uma forma de tornar tudo ainda mais interessante é jogar o bingo após uma tarde inteira fazendo artesanatos, que podem virar prêmios.

Descubra aqui como fazer uma cartela de bingo!

Jogos de tabuleiro para jogar em família

Se você está se perguntando como se divertir em casa com a família, os jogos de tabuleiro são sem dúvida um dos melhores investimentos para qualquer ambiente. Abaixo, criamos uma lista com alguns dos melhores jogos clássicos e aqueles que prometem fazer sucesso em breve.

Dixit

Um jogo que pode ser muito divertido, principalmente quando jogado por pessoas com quem existe uma certa cumplicidade ou lugares comuns. Válido para todas as idades a partir dos 6 anos e muito apreciado pelos adultos, principalmente aqueles que curtem jogos com cartas.

A base material do Dixit é um baralho de cartas com belas ilustrações que evocam ideias, conceitos, filmes, objetos, etc. Um jogador é o narrador, e ele deve escolher uma de suas 6 cartas e narrar algo relacionado a ela.

Cada jogador deve escolher uma carta que tenha relação com a história do narrador e, após embaralhá-las, o objetivo será adivinhar qual foi a carta do narrador. Você ganha se sua carta for a escolhida ou se você adivinhar a do narrador.

Aventureiros ao trem

Um jogo que, aos poucos, vem ganhando muita fama. É muito fácil de jogar, mas também de prender os participantes por horas. Ele consiste em unir cidades ao longo de um mapa, e quem conseguir obter as linhas ferroviárias mais longas vence. As partidas são longas, mas assim que você começar a jogar não vai querer que elas cheguem ao fim. É fácil e para todas as idades, a partir dos 8 anos.

Azul

Um jogo para o desenvolvimento de estratégia e criatividade a partir dos oito anos, baseado em uma ideia preciosa. Nesse jogo somos azulejistas, e o nosso objetivo é construir os mais criativos e coloridos mosaicos e composições. Um jogo original, simples e divertido.

Jogos em família em casa - Jogos de tabuleiro para jogar em família
Imagem: Reprodução/tiratu.com

A ilha proibida

Mais jogos em família divertidos! Esse jogo de tabuleiro é adequado para maiores de 10 anos, e a sua originalidade reside no fato de que, em cada jogo, o tabuleiro é diferente e, portanto, a ilha também. O objetivo é construir o tesouro antes que a água do mar suba e inunde a ilha.

Vírus

Muito apropriado para fazer com que crianças maiores de 8 anos entendam a situação pela qual estamos passando. São partidas de cartas simples em formato de bolso que os adultos também adoram. As ilustrações são divertidas e você não vai conseguir parar de jogar.

A mariposa trapaceira

Um jogo diferente em que os participantes (a partir dos 7 anos) têm de trapacear para ganhar o jogo. Esse é um dos jogos para crianças que elas adoram e é ideal para canalizar a sua energia nos momentos em que não podem sair de casa com muita frequência.

Dobble

Esse jogo é hilário e muito bom para que as crianças a partir dos 6 anos desenvolvam muitas habilidades. Ele consiste em uma série de objetivos que serão propostos ao acaso ao tirar as cartas dois a dois. As combinações são infinitas.

Trivial Família

Não poderia faltar esse clássico e, nesse caso, recomendamos a edição Família. A partir dos 8 anos, ela contém perguntas para todos os habitantes da casa, mais uma opção excelente de jogos em família.

Jogo da velha

É um jogo básico em qualquer casa, e o tabuleiro é tão simples quanto um desenho quadrado de 3x3. As peças clássicas são quatro cruzes para um jogador e cinco círculos para o outro. O objetivo é fazer uma linha com suas peças, evitando que seu oponente forme as dele.

Tem dúvidas como jogar? Aprenda aqui!

Jogo da vida

O jogo da vida é ótimo para inserir as crianças em situações cotidianas da vida ao mesmo tempo que transportar os adultos para situações que eles já conhecem, mas, dessa vez, em um universo imaginário. A partir dos 7 anos, todo mundo pode brincar!

Detetive

Quem matou Carlos Fortuna? Se a família for boa de investigação, chegarão à reposta! Além de divertido, estimula o raciocínio para buscar as pistas e resolver o crime. A partir dos 8 anos podem jogar de 3 a 7 pessoas.

Catan

É provavelmente o jogo de tabuleiro mais jogado no mundo nos últimos anos. Um jogo para desenvolver habilidades de estratégia, astúcia e negociação com o objetivo de conquistar a ilha de Catán. A partir dos 10 anos.

Twister

Dos jogos de tabuleiro esse tem um tabuleiro diferente! Ele fica no chão e as peças são as mãos e os pés. Quem será que vai conseguir se movimentar no Twister sem levar um tombo? Essa é uma das brincadeiras em família das mais divertidas, que vai arrancar boas risadas!

Cara a cara

Tem cabelo loiro? Tem olhos castanhos? Faça perguntas sobre as características físicas da pessoa até encontrar quem é o dono da carinha do cartão do seu oponente. O bom do cara a cara é que, além de divertido, podem jogar somente 2 pessoas. Ideal para famílias pequenas ou brincadeiras para fazer a dois.

Imagem: Reprodução/Estrela

Jogos online para jogar em família

Você não precisa apostar apenas nos jogos físicos, há também muitas opções de videogames aos quais podemos acessar facilmente usando a internet ou os consoles que temos em casa. A seguir, veja uma lista com alguns dos nossos jogos online para jogar em família.

Stop!

Também o conhecemos pelo nome de adedonha. É o jogo de criar listas de coisas por categorias a partir de uma letra inicial. O tempo se esgota quando o primeiro a terminar sua lista diz "STOP!" Você consegue encontrar uma versão em forma de aplicativo móvel disponível para download.

Bloop

É uma boa opção para jogar no tablet, e cada jogador tem uma cor que deve pressionar a cada vez que ela aparecer na tela. É um jogo muito competitivo que você pode baixar em forma de aplicativo pago.

Perguntados

Também está disponível como aplicativo e é um tipo de quiz clássico com uma grande variedade de perguntas para cada categoria: arte, entretenimento, história, geografia, ciências e esportes.

Mario Kart Tour

As crianças adoram jogos de corrida, enquanto os pais adoram a sensação de voltar a jogar um dos jogos com os quais cresceram. Esse jogo de Mario pode ser jogado em família porque tem uma opção multijogador com até 8 dispositivos conectados à história, e está disponível para iOS e Android.

Jogos em família em casa - Jogos online para jogar em família

Among Us

Esses bonequinhos se tornaram muito famosos nos últimos tempos, e deve existir um bom motivo para isso. Parte dos participantes devem perseguir um objetivo a bordo de uma nave espacial, enquanto que o restante tenta sabotar a missão. Além disso, ao mesmo tempo você pode discutir e votar por meio do chat para adivinhar quem de todos eles é o impostor. Disponível para iOS, Android, Windows e Nintendo Switch.

Apalavrados

É o jogo perfeito para exercitar tanto a criatividade quanto o vocabulário. Também conhecido como Scrabble ou Intelect, está disponível em versão online para iOS e Android.

Monopoly

Esse é um jogo de tabuleiro básico no armário de qualquer família, mas se você não tiver, também pode jogar sua versão online sem nenhuma variação. Teste a si mesmo comprando e vendendo propriedades baixando-o na AppStore ou na PlayStore.

Pinturillo

No início ele só existia na web (e ainda existe) para jogar online e sem necessidade de download. No entanto, ele já está disponível em forma de aplicativo, e funciona como o Pictionary com o qual você já está acostumado(a): consiste em adivinhar a palavra ou o conceito que um dos participantes tenta desenhar. Válido para qualquer idade, sem deixar a desejar na diversão.

Just Dance Now

As clássicas músicas do Just Dance, mas no celular! Ideal como opção de jogos para crianças, mas que também será capaz de divertir os adultos. O celular, na sua mão direita, funciona como um sensor que reconhece os passos de dança, com a tela do computador sincronizada para que você siga a coreografia. Para que vários membros da família possam jogar, você precisará apenas inserir um código.

Whooo?

É um jogo muito parecido com o ‘Cara a Cara’, aquele de tabuleiro em que dois jogadores se enfrentam como em uma partida de batalha naval, baixando as imagens dos personagens segundo erros e acertos, de acordo com as perguntas que um faz ao outro. A versão digital leva o nome de Whooo?, e está disponível para Android e iOS.

Houseparty

Por último, esse aplicativo de videochamadas merece destaque pois é, na realidade, um pack que contém vários jogos diferentes, como o Trivia e o Pictionary, mas prontos para jogar em família e com até 8 participantes de uma só vez. Perfeito para estar conectado aos amigos e familiares à distância, o jogo é todo feito em ligações de vídeo.

Se você quiser saber mais opções, não hesite em visitar nosso artigo Jogos para jogar com os amigos online.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Jogos em família em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Jogos em família em casa
Imagem: Reprodução/tiratu.com
Imagem: Reprodução/Estrela
1 de 10
Jogos em família em casa

Voltar ao topo da página