Maiores bibliotecas do mundo
As bibliotecas são acervos que nos permitem conhecer a cultura de uma localidade, bem como as suas tradições. Porém, elas guardam não apenas livros, mas também mapas, partituras, planos e outros elementos que mostram a riqueza de uma nação ou povo. Entre as maiores bibliotecas do mundo estão o Congresso dos Estados Unidos, a Biblioteca Britânica, a Biblioteca Nacional do Canadá, a Biblioteca Pública de Nova Iorque, entre outras.
No caso da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, ela não se limitou a coletar parte da história do país, mas de toda a humanidade e é possível encontrar de tudo, desde cartazes a gravuras, fotografias icônicas e outros objetos. A seguir, no umCOMO faremos um tour pelas maiores bibliotecas do mundo e por que elas são consideradas assim. O melhor é que algumas delas até oferecem educação gratuita para sua comunidade.
- Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos
- Biblioteca Britânica
- Biblioteca Nacional do Canadá
- Biblioteca Pública de Nova York
- Biblioteca Estatal Russa
- Biblioteca Nacional do Japão
- Biblioteca Nacional Francesa
- Biblioteca Nacional da Rússia
- Biblioteca Nacional da China
- Biblioteca Nacional da Espanha
Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos
Esta é uma das bibliotecas mais famosas do mundo, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, pois está distribuída em três partes, que foram construídas durante vários períodos presidenciais e diferentes anos: edifício Thomas Jefferson, em 1897; o edifício John Adams, construído em 1938 e o edifício James Madison, que é o mais recente e foi construído em 1981.
Seu acervo contém uma coleção de mais de 171 milhões de unidades, impressas em mais de 450 idiomas, mais de 70 milhões de manuscritos, além de filmes, conteúdos jurídicos, partituras, mapas, gravações, entre outros. Também possui os livros mais raros conhecidos no mundo.
Biblioteca Britânica
Esta biblioteca está localizada no Reino Unido e possui inúmeros outros arquivos, além de uma tradição de pesquisa que é uma das mais antigas e completas do mundo. Tanto entidades empresariais como comunidades científicas, acadêmicas e outras instituições dedicadas à investigação utilizam esta biblioteca.
Entre seus acervos estão mais de 170 milhões de elementos de diversos períodos da história da humanidade, entre publicações impressas e digitais, gravações, jornais de antigamente, desenhos, gravuras, patentes, manuscritos, mapas, entre outros artefatos, além de levar em conta que novas pesquisas continuam sendo adicionadas a cada ano.
Biblioteca Nacional do Canadá
Em princípio, esta biblioteca chamava-se Dominion Archives, foi fundada em 1872 e era administrada pelo Reino Unido, mas em 1912 foi renomeada como Arquivos Públicos Canandianos e, em 1987, finalmente obteve seu nome e reconhecimento como Arquivo Nacional do Canadá.
Em 2004, o Arquivo Nacional foi anexado à Biblioteca Nacional do Canadá, de 1953. Com esta união, foram abrigados mais de 54 milhões de artefatos, considerados patrimônio documental, não só para as gerações atuais, mas para as do futuro.
Biblioteca Pública de Nova York
A Biblioteca Pública de Nova Iorque foi fundada em 1895 e tem contribuído para a educação dos nova-iorquinos desde então, fornecendo livros, informação e educação para todos, há mais de 120 anos. O melhor é que acontece de forma altruísta, sem cobrar nada em troca. Mais do que uma biblioteca, é um sistema ou rede de bibliotecas públicas muito difundida no país, onde existem mais de 90 localidades que se beneficiam de suas contribuições, como no Bronx, Manhattan e Staten Island.
O centro de pesquisa Stephen A. Schwarzman alcançou renome mundial, assim como o Centro Schomburg, que possui um espaço especial para pesquisas sobre Cultura da Cor. Também possui espaços para artes cênicas.
A coleção de seus artefatos chega a milhões, somados ao seu acervo de empréstimos, tornando-a a maior e mais completo banco-biblioteca já vista, com acesso gratuito ao público.
Biblioteca Estatal Russa
Esta biblioteca, no início, foi propriedade de Sergei Pretróvicj Rumyántesev, mas em 1861 o museu mudou-se para Moscou e em julho de 1862 Alexandre II aprovou a data como aniversário, abrindo assim o primeiro museu do país, com a primeira biblioteca pública em Moscou que oferecia acesso gratuito à informação.
Possui mais de 44 milhões de elementos que ocupam 275 quilômetros em seu prédio, o que equivale a cerca de 10 campos de futebol. A biblioteca recebeu escritores de estatura inestimável, como Leo Tolstói, Dostoyevski e Chéjov, Mendeléyev.
Biblioteca Nacional do Japão
Em 1948, a Biblioteca da Assembleia Nacional do Japão foi declarada herdeira da Biblioteca Imperial do Japão. Possui mais de 41 milhões de obras e na sua entrada está a frase libertadora, escrita tanto em japonês quanto em grego: A verdade liberta.
Biblioteca Nacional Francesa
Recebeu este nome em 1994 e, desde então, é a biblioteca nacional desta república. Suas coleções pertenceram à realeza e datam da Idade Média. É uma das bibliotecas mais antigas. Possui também mais de 40 milhões de livros, entre mapas, gravuras, partituras, entre outros.
Biblioteca Nacional da Rússia
Foi fundada em 27 de maio de 1795. Ao longo de seus mais de dois séculos de história e trajetória, condensam-se as eras de Catarina, a Grande, Alexandre I, Nicolau I, além de prevalecerem durante acontecimentos importantes, como a Revolução de Fevereiro de 1917, a Revolução de Outubro e a Segunda Guerra Mundial. Atualmente são mais de 30 milhões de obras e é considerada a segunda maior biblioteca de todo o país.
Biblioteca Nacional da China
Ela tem mais de 35 milhões de livros em seu currículo e o melhor é que muitos estão disponíveis em mais de 100 idiomas. Foi fundada em 1909 e está localizada em Pequim. É parada obrigatória para qualquer turista, pois é considerada a maior biblioteca de toda a Ásia.
Biblioteca Nacional da Espanha
Está localizado em Madrid e possui mais de 30 milhões de obras, entre manuscritos, alguns textos impressos e outros digitais. O objetivo tem sido preservar a história bibliográfica do país.
Agora que você conhece as maiores bibliotecas do mundo, não perca As maiores catedrais do mundo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Maiores bibliotecas do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.