menu
Partilhar

Maiores estátuas do mundo

 
Por Juliana Ribeiro. 13 dezembro 2023
Maiores estátuas do mundo

Nós, humanos, gostamos e chamamos a atenção durante séculos por podermos representar nossas crenças e culturas em monumentos gigantes como estátuas. Algumas delas, pelo seu tamanho colossal, destacam-se como verdadeiras maravilhas da escultura e da engenharia.

A grande façanha de poder construir grandes corpos e representações para adorar o seu simbolismo é algo que tem merecido grande reconhecimento e é por isso que hoje existem alguns exemplos que desafiam as leis da física. Neste artigo do umCOMO propomos uma viagem ao redor do mundo para conhecer algumas das maiores estátuas do mundo e saber um pouco melhor sobre sua história e significado.

Também lhe pode interessar: Maiores catedrais do mundo

A Estátua da Unidade, Índia

A Estátua da Unidade, localizada na Índia, é considerada segundo dados a estátua mais alta do mundo, com uma altura incrível de 182 metros. Foi erguida em homenagem a Sardar Vallabhbhai Patel, líder essencial na luta pela independência da Índia.

A estátua está localizada especificamente em uma ilha no rio Narmada e se tornou um poderoso símbolo nacionalista para todo o país. A sua construção foi um grande desafio monumental para a época que exigiu excepcionais competências de engenharia. Tudo isso faz com que hoje turistas de todo o mundo a visitem.

Maiores estátuas do mundo - A Estátua da Unidade, Índia

O Buda Gigante de Laykyun Sekkya, Birmânia

O Buda Gigante de Laykyun Sekkya, na Birmânia, atinge uma altura imponente de 129 metros, tornando-se uma das estátuas mais altas do mundo. Esta monumental estátua de Buda está localizada no Mosteiro Bodhi Tahtaung, perto da cidade de Monywa.

Foi concluída em 2008 e representa Siddhartha Gautama, o Buda histórico. Os visitantes podem subir a estátua através de uma escada interna, que permite ver de perto sua majestosidade. Esta estátua é um testemunho claro da profunda devoção espiritual na Birmânia, tornando-se uma expressão da fé budista, da peregrinação e da meditação para milhares de crentes e turistas.

Maiores estátuas do mundo - O Buda Gigante de Laykyun Sekkya, Birmânia

Estátua do Buda Ushiku, Japão

Com 120 metros de altura, a estátua do Buda Ushiku é considerada uma das mais altas de todo o Japão. Representa o Buda Amitabha e está localizada em um belo parque com jardins.

Esta altura foi projetada para que os visitantes possam subir até uma plataforma de observação interna para desfrutar de incríveis vistas panorâmicas. A estátua foi concebida como uma expressão do desejo de paz e felicidade no mundo e simboliza a busca espiritual pela iluminação.

Maiores estátuas do mundo - Estátua do Buda Ushiku, Japão

Nascimento do Novo Mundo, Porto Rico

O Nascimento do Novo Mundo é uma estátua de 110 metros localizada na costa atlântica de Arecibo, Porto Rico. É a maior estátua da América. Esta estátua foi projetada pelo escultor russo Zurab Tsereteli para comemorar o 500º aniversário da primeira viagem à América. A estátua mostra Cristóvão Colombo com um leme e ao fundo representações das três caravelas: a Niña, a Pinta e a Santa María, atravessando o Oceano Atlântico.

Maiores estátuas do mundo - Nascimento do Novo Mundo, Porto Rico

Estátua de Guanyin, China

A estátua de Guanyin em Sanya é uma impressionante escultura de 108 metros de altura que representa a deusa budista da compaixão. Esta estátua fica em uma ilha artificial na Baía de Nanshan e se tornou um local de peregrinação e meditação.

Guanyin é uma figura espiritualmente significativa na tradição budista e é por isso que todos os anos recebe milhares de turistas e devotos que querem prestar-lhe homenagem e contemplar a imponente construção. Como se não bastasse, tem uma localização privilegiada frente ao mar, criando um ambiente tranquilo e propício à meditação.

Maiores estátuas do mundo - Estátua de Guanyin, China

A Estátua da Liberdade, Estados Unidos

Sem dúvida, um dos ícones mais reconhecidos dos Estados Unidos e do mundo é a incrível Estátua da Liberdade. Com 93 metros de altura, foi um presente da França em 1886 e representa a liberdade e a democracia. Ao longo dos anos, milhões de visitantes subiram ao topo para desfrutar de vistas panorâmicas da cidade de Nova York.

Esta estátua é um farol de esperança e oportunidade para os imigrantes de todo o mundo, uma vez que saudou a sua chegada à América no início do século XX.

Maiores estátuas do mundo - A Estátua da Liberdade, Estados Unidos

O Grande Buda de Leshan, China

O Grande Buda de Leshan é uma estátua gigante de Buda esculpida em um penhasco perto de Chengdu, na China. Com altura total de 71 metros, é considerada a maior estátua de Buda do mundo. Foi esculpida no século VIII e é um importante local religioso e turístico. Esta impressionante escultura, voltada para o rio Dadu, é um testemunho da rica história budista da China e destaca o talento da época para alcançar tal feito escultural.

Monges budistas locais iniciaram a sua construção para acalmar as águas turbulentas do rio Dadu, que causou numerosos acidentes. A estátua tornou-se um poderoso símbolo de proteção e espiritualidade, e sua presença imponente continua atraindo turistas de todo o mundo.

Maiores estátuas do mundo - O Grande Buda de Leshan, China

Estátua de Hanuman, Índia

A cosmologia da Índia está repleta de divindades e por isso dentro do país existem diversas estátuas imponentes, como a de Hanuman, localizada na cidade de Shimla. Esta é uma representação impressionante do deus Hanuman, uma importante divindade da mitologia hindu. Com 33 metros de altura, esta estátua fica acima do Templo Jakhu, dedicado a Hanuman.

Além do seu significado religioso, a estátua de Hanuman oferece vistas panorâmicas excepcionais de Shimla e do majestoso Himalaia. Subir até a base da estátua envolve uma caminhada por florestas exuberantes e uma subida por escadas íngremes, mas a recompensa pelas vistas é magnífica.

Maiores estátuas do mundo - Estátua de Hanuman, Índia

O Buda de Lótus, Tailândia

Pode não ser uma das estátuas mais altas, mas não poderíamos ignorar o Buda de Lótus, localizado em Bangkok. Esta é uma estátua excepcional tanto pelo seu tamanho como pelo seu design elegante. Com 32 metros de altura, esta construção representa Buda sentado sobre uma flor de lótus. O desenho do templo e da estátua reflete a filosofia budista de pureza e renascimento espiritual.

O Buda de Lótus é um lugar de paz e contemplação no meio da agitação de Bangkok, tornando-o um dos lugares mais preciosos da cidade. A estátua e o seu ambiente tranquilo oferecem uma oportunidade para escapar da agitação da capital e encontrar a calma espiritual.

Maiores estátuas do mundo - O Buda de Lótus, Tailândia

O Grande Buda de Tōdai-ji, Japão

O Grande Buda de Tōdai-ji, em Nara, é considerado uma das maiores e mais antigas estátuas de bronze do mundo. A sua altura de 15 metros pode não ser comparável aos restantes da lista, mas o seu brilho e presença fazem dela uma imponente figura do Buda Vairochana, tanto que foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO. A estátua está localizada dentro do Grande Salão do Buda, uma estrutura monumental no complexo do templo Tōdai-ji.

Agora que você conhece algumas das maiores estátuas do mundo, também pode se interessar por estes artigos sobre os Maiores aquários do mundo e as Maiores piscinas do mundo.

Maiores estátuas do mundo - O Grande Buda de Tōdai-ji, Japão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Maiores estátuas do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Maiores estátuas do mundo
1 de 11
Maiores estátuas do mundo

Voltar ao topo da página