Museus, Parques e Monumentos

Maiores catedrais do mundo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 9 janeiro 2024
Maiores catedrais do mundo

As maiores catedrais do mundo são a Basílica de São Pedro, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, a Catedral de Sevilha, a Catedral de São João o Divino, a Catedral de Milão, a Basílica de Nossa Senhora do Líquen, a Catedral Anglicana de Liverpool, a Igreja da Santíssima Trindade de Fátima, a Basílica do Pilar e a Catedral de São Sava. Estes locais, que nasceram para estabelecer a ligação entre o homem e o seu Criador, foram construídos para serem joias arquitetônicas que, apesar da passagem dos séculos, continuam a impressionar os seus espectadores.

Não importa se a pessoa é religiosa ou não, muitos as visitam apenas para admirar sua beleza e contemplar cada detalhe, principalmente quando se trata das maiores catedrais góticas do mundo, caracterizadas pela beleza monumental. A seguir, no unCOMO contaremos quais são as maiores catedrais do mundo, para que você possa incluí-las em seus planos de turismo, na próxima vez que quiser se deliciar admirando as belezas que o homem construiu aqui na Terra.

Também lhe pode interessar: Maiores bibliotecas do mundo

Índice

  1. Basílica de São Pedro
  2. Basílica de Nossa Senhora Aparecida
  3. Catedral de Sevilha
  4. Catedral de São João o Divino
  5. Catedral de Milão
  6. Basílica de Nossa Senhora do Líquen
  7. Catedral Anglicana de Liverpool
  8. Igreja da Santíssima Trindade de Fátima
  9. Basílica do Pilar
  10. Catedral de São Sava
Ver mais >>

Basílica de São Pedro

Este edifício monumental está localizado na Cidade do Vaticano e tem uma área de 23.000 metros quadrados. Esta é sem dúvida a maior catedral do mundo e tem 136,57 metros de altura.

Além disso, impressionam as obras artísticas de arquitetos como Michelangelo, Rafael, Bramante e Bernini. Oferece vistas panorâmicas aos seus visitantes e sua cúpula foi projetada por Michelangelo, sendo a Pietà de Michelangelo uma das obras mais contempladas, uma joia do Renascimento italiano.

Maiores catedrais do mundo - Basílica de São Pedro

Basílica de Nossa Senhora Aparecida

O estilo é neo-romano e uma homenagem é prestada a esta padroeira brasileira, todo dia 12 de outubro. Possui uma área de 18 mil metros quadrados e seu ponto mais alto fica a 100 metros. É considerado o maior templo da América Latina. Em 1980 recebeu a visita do Papa João Paulo II, e em 2007 o Papa Bento XVI também a visitou.

Maiores catedrais do mundo - Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Catedral de Sevilha

Está localizada na cidade de Sevilha. A UNESCO a reconheceu como Patrimônio Mundial em 1987. Além disso, recebeu reconhecimento como Bem de Valor Universal Excepcional, distinções que demonstram seus 18.000 metros quadrados de superfície e sua altura de 100 metros, onde, além disso, encontram-se cerca de 600 pinturas, serralharias, esculturas e outras peças artísticas. Seu teto foi construído em forma de abóbada e recebe milhares de visitantes por ano.

Maiores catedrais do mundo - Catedral de Sevilha

Catedral de São João o Divino

Está localizada em Nova York e é um espetáculo para seus visitantes, que podem observar a impressionante beleza de um templo que ainda não foi concluído, apesar de sua construção ter começado em 1888. Tem 70,7 metros de altura e 11.900 metros quadrados de superfície. Além disso, é composta por sete capelas que se encontram em seu interior, denominadas Capelas das Línguas, relacionadas à imigração. Seu estilo é neogótico.

Maiores catedrais do mundo - Catedral de São João o Divino

Catedral de Milão

A área de superfície excede 11.000 metros quadrados. Seu ponto mais alto chega a 45 metros. O seu período de construção foi longo; começou em 1386 e terminou em 1965. Seus vitrais são compostos por cenas bíblicas e seu estilo predominante é o gótico.

Maiores catedrais do mundo - Catedral de Milão

Basílica de Nossa Senhora do Líquen

Está localizada na Polônia, tem uma superfície de 10.090 metros quadrados e 98 metros de altura. Neste país, esta é a maior igreja. A arquitetura foi liderada por uma mulher, a arquiteta Barbara Bielecka, que cuidou de cada detalhe, inclusive das doze colunas da parte interna, remetendo aos discípulos de Jesus Cristo.

Além disso, suas janelas fazem alusão aos 365 dias do ano. As portas também fazem parte do calendário, já que são 52; em 1999 este local de peregrinação recebeu a visita e benção do Papa João Paulo II.

Maiores catedrais do mundo - Basílica de Nossa Senhora do Líquen

Catedral Anglicana de Liverpool

Seus 101 metros de altura se destacam pelos 9.687,4 metros quadrados de superfície. O arquiteto responsável foi Gilbert Scott. Sua construção começou em 1904 e foi concluída em 1978. Seu estilo é gótico e foi construída em arenito vermelho, material diferenciado nas melhores construções do mundo. Do seu alto, na sua torre, avista-se uma paisagem incomparável. O local ressoa diante de seus visitantes e é verdadeiramente surpreendente, com seus mais de 10 mil tubos.

Maiores catedrais do mundo - Catedral Anglicana de Liverpool

Igreja da Santíssima Trindade de Fátima

Esta bela igreja está localizada em Portugal, tem 18 metros de altura e uma área de 8.700 metros quadrados. As suas portas foram abertas ao público em 2007. O responsável pelo seu design foi o arquiteto Alexandro Tombazis. Foi construída graças às doações de seus peregrinos e fervorosos adoradores.

Maiores catedrais do mundo - Igreja da Santíssima Trindade de Fátima

Basílica do Pilar

Tem 94 metros no seu ponto mais alto e no mês de outubro Saragoça regressa ao seu famoso ambiente, com o Festival do Pilar. Esta catedral foi erguida para o seu padroeiro. Tem 94 metros de altura e área de 8.318,5 metros quadrados. Em 1904 foi reconhecida como Bem de Interesse Cultural. Seu estilo é barroco e conta com afrescos de Francisco de Goya. Está localizada na Plaza del Pilar, ponto de encontro social em Saragoça.

Maiores catedrais do mundo - Basílica do Pilar

Catedral de São Sava

Esta catedral mede mais de 80 metros de altura. Está localizada em Belgrado. Sua extensão ultrapassa os 3.000 metros quadrados. É a catedral mais surpreendente pela sua dimensão no Sudeste da Europa e nasceu como um templo nos Balcãs, para homenagear São Sava, santo relevante para o grupo de religiosos ortodoxos sérvios.

Foi construída entre 1935 e 2004 e, de fato, ainda não está concluída, pelo que o resultado poderia ser mais impressionante, principalmente a sua decoração. Este projeto foi uma realidade graças ao fato de muitas pessoas terem feito importantes doações.

Agora que você sabe quais são as maiores catedrais do mundo, não perca Os monumentos mais importantes de Roma e Os principais lugares para visitar em Barcelona.

Maiores catedrais do mundo - Catedral de São Sava

 

 

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Maiores catedrais do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Maiores catedrais do mundo