Otros Acampar

Brincadeiras para acampamento

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 28 junho 2023
Brincadeiras para acampamento

O bom tempo chega e com ele a possibilidade de desfrutar de uns dias na natureza participando de um divertido acampamento. Há para crianças e jovens de todas as idades e também há a opção de acampar com a família e amigos.

Em todo o caso, as brincadeiras para acampamento não podem faltar na hora de planejar atividades para dias inesquecíveis em que o esporte, o riso e a aventura são os protagonistas. Acompanhe e descubra neste artigo do umCOMO algumas brincadeiras para acampamento para se divertir ao ar livre.

Também lhe pode interessar: Como organizar um acampamento

Índice

  1. Seguindo as pistas
  2. Polícia e ladrão
  3. Gincana
  4. Cabo de guerra e o lenço
  5. Charadas com mímica
  6. Guerra de água
  7. Verdade ou consequência
  8. Pique bandeirinha
  9. Jogo de tabuleiro
  10. A grande fuga
Ver mais >>

1. Seguindo as pistas

É um clássico entre os jogos de acampamento que possui múltiplas versões e pode ser adaptado para crianças de qualquer idade. Um dos mais apreciados é o jogo do tesouro, que consiste em criar uma série de pistas para que uma leve à outra até chegar àquele tesouro que pode ser, por exemplo, um maravilhoso saco de doces para os intrépidos exploradores que o descobrirem.

Esconda as pistas no ambiente natural, pratique técnicas de orientação, decifre hieróglifos... as possibilidades dos jogos de pistas podem ser as mais engenhosas e variadas.

Brincadeiras para acampamento - 1. Seguindo as pistas

2. Polícia e ladrão

Entre as brincadeiras ao ar livre sem equipamentos, a de polícia e ladrão é a mais divertida porque é um típico 'pega-pega' mas ainda mais divertida. É jogado dividindo o grupo em duas equipes: os policiais e os ladrões.

Claro, os policiais devem fazer o possível para prender os ladrões. Não é só correr. Vale a pena se esconder, tentar ser o mais ágil subindo em árvores, ou tentar libertar um dos presos fugindo da vigilância do policial encarregado de mantê-lo preso. Que história!

3. Gincana

As gincanas, que incluem provas de todo tipo aliando esporte e habilidade, são um dos jogos de acampamento mais apreciados, pois com as provas mais loucas, a risada de todos é garantida.

Subir em postes escorregadios (previamente ensaboado), avançar alguns metros mas... dentro de um saco, rastejar para passar por baixo de uma corda estrategicamente colocada bem perto do chão, dar alguns passos de dança sempre que o monitor tocar a campainha, brincar de boliche humano e escapar da bola lançada pelo adversário... com uma gincana bem preparada, a diversão é garantida.

E se estiver calor, neste artigo te contamos quais são as brincadeiras com água.

4. Cabo de guerra e o lenço

São dois jogos de equipe que requerem pouca estrutura, mas exigem a união de esforços. Puxar uma corda em esforço conjunto, cada equipe em uma ponta tentando arrastar a outra sobre a marca estabelecida no chão é o objetivo da disputa do cabo de guerra.

O jogo do lenço consiste em atribuir um número aos integrantes de cada equipe para que, ao serem nomeados, se aproximem da pessoa que segura um lenço. O primeiro a pegá-lo deve correr para se refugiar com seus companheiros, marcando assim um ponto para seu time.

Brincadeiras para acampamento - 4. Cabo de guerra e o lenço

5. Charadas com mímica

Este é um jogo de acampamento ideal para noites tranquilas, adequado para todas as idades. Como você deve imaginar, trata-se de adivinhar o que nosso companheiro de equipe está tentando dizer, apenas com mímica. Pode ser o título de um filme, um livro ou até mesmo o nome de um personagem conhecido, um animal... qualquer coisa que a equipe adversária tenha inventado e que, explicada sem palavras, possa levar à disputa acirrada.

Neste outro artigo você pode encontrar mais de 200 ideias de frases para mímica.

6. Guerra de água

No calor, nada melhor que uma guerra de água para animar o acampamento. Não importa se a água é lançada com mangueira, com pistola de água, com baldes ou com balões devidamente cheios... o importante é surpreender o adversário e dar um banho de água divertido.

Neste outro artigo do umCOMO falamos sobre As melhores brincadeiras para fazer na piscina.

7. Verdade ou consequência

Este jogo, do qual existem inúmeras versões e que também é comum em festas, é perfeito para o grupo de crianças ou jovens do acampamento se conhecerem e ganharem confiança nos primeiros dias de convivência. Funciona muito bem, principalmente quando o grupo não é muito grande e envolve cada participante fazendo uma breve apresentação sobre a qual os demais podem fazer perguntas. Se preferir não responder, terá que superar um pequeno e sempre divertido desafio.

Caso se trate de um grupo de maiores de 18 anos, você pode se inspirar na nossas perguntas pesadas para verdade ou desafio.

8. Pique bandeirinha

Pique bandeirinha é uma das atividades de acampamento favoritas de muitas crianças porque é um jogo de estratégia, onde a engenhosidade e a capacidade de elaborar o melhor plano para atacar o acampamento inimigo é diversão garantida.

Como o próprio nome já diz, cada time tem uma bandeira em sua base de operações que o adversário tentará caçar. Faça seu próprio acampamento em local estratégico, por exemplo, em uma colina para detectar uma possível abordagem com antecedência, projete elementos defensivos ou possíveis rotas de fuga, desde planejar um ataque noturno e, em um movimento rápido, conquistar a bandeira inimiga, até lutar com seus amigos como se estivesse em uma batalha. É um jogo que com um pouco de imaginação, a diversão e a emoção estão garantidas.

Brincadeiras para acampamento - 8. Pique bandeirinha

9. Jogo de tabuleiro

Se você tem um espaço grande e plano perto do acampamento, desenhar o tabuleiro no chão e fazer com que cada participante se torne uma peça humana do jogo é uma ótima ideia para passar uma tarde ao ar livre. Basta fazer um grande dado (por exemplo, com uma caixa de papelão) que cada jogador terá de lançar para avançar pelas casas e talvez pular algumas ou ir de casa em casa. Quem chegará primeiro?

10. A grande fuga

Existem também muitas versões deste jogo projetadas para acontecer em uma das noites de acampamento. Meninos e meninas ficarão felizes em tentar escapar sem serem vistos! Saindo de suas barracas ou cabanas e tentando fugir do perímetro previamente estabelecido. Camuflados, tentarão não ser descobertos (não vale a pena rir) porque se algum dos monitores apontar sua lanterna para os fugitivos, o participante será eliminado do jogo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras para acampamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Brincadeiras para acampamento