Outras atividades recreativas ao ar livre

O que é bucket list

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. Atualizado: 20 julho 2023
O que é bucket list

Você já ouviu falar na expressão "bucket list"? Em inglês to kick de bucket significa chutar o balde, porém, tem uma conotação diferente que para gente. Enquanto para nós brasileiros chutar o balde é algo como desistir, abrir mão, entregar para Deus (haha), na língua inglesa significa morrer, bater as botas. Daí vem a expressão bucket list que seria a lista de coisas para fazer antes de morrer.

Agora que você já sabe o que é bucket list, pode ser que você queira fazer a sua própria. Veja neste artigo do umCOMO o passo a passo para criar uma bucket list.

Também lhe pode interessar: O que levar para um piquenique

Bucket list: tradução

Para traduzir a expressão bucket list é preciso entender a expressão em inglês "to kick the bucket", que significa chutar o balde. Para nós brasileiros, chutar o balde significa desistir, mas para os americanos essa expressão seria o nosso bater as botas ou morrer. Então, o significado de bucket list é lista de coisas a fazer antes de morrer. Você já se perguntou o que você gostaria de colocar na sua?

Muitas pessoas só param para pensar nisso quando estão bem perto de morrer, mas, quanto mais cedo pensamos na nossa bucket list mais vivemos a vida ao máximo, como ela deve ser vivida, e aproveitamos os bons momentos que temos.

Há quem queira colocar coisas que nunca imaginou fazer em uma bucket list, já outras pessoas querem usá-la como guia para viver uma vida com mais propósito e fazendo tudo aquilo que gosta com mais frequência. Também existem pessoas que criam a famosa lista 30 coisas para fazer antes dos 30, e, pensando bem, eu já deveria ter começado a minha porque quase estou atrasada!

Como fazer uma bucket list: passo a passo

1. Dê um nome à sua lista

Existem vários formatos de bucket list, uma bem famosa é a já citada 30 coisas pra fazer antes dos 30, mas você pode nomear a sua lista da maneira que você quiser. Como, por exemplo: 100 sonhos para realizar antes de morrer; 50 coisas para fazer antes de ter filhos; 365 coisas para fazer em um ano sabático. Veja qual o melhor formato para você e mãos à obra.

2. Determine um tempo para realizá-la

No passo 1 eu já dei um spoiler do segundo passo. Quando você marca o tempo em que deseja realizar os itens da sua lista é muito mais fácil cumpri-los. Ou seja, no meu caso, se eu decido nomear a minha lista 30 coisas para fazer antes dos 30, sei que tenho alguns meses para realizar aqueles 30 itens. Ou, se você deseja ter filhos aos 35 e hoje tem 30 e quer fazer suas 50 coisas antes de ter filhos, sabe que tem 5 anos para realizar o que se propõe.

3. Guarde sua bucket list onde você possa vê-la

Sonhos escondidos são sonhos esquecidos. Faça sua lista e coloque-a em um lugar onde você sabe que vai vê-la com frequência para lembrar-se de cumprir com aqueles desejos. A vida vai acontecendo e às vezes é muito fácil lembrar-nos de nossas obrigações e esquecer-nos das nossas vontades. Não deixe isso acontecer com a sua bucket list.

4. O que colocar em uma bucket list

Depois de escolher a temática da sua bucket list você precisa saber o que colocar nela, certo? Uma das sugestões é fazer um brainstorming, isto é, uma tempestade de ideias. Passe para o papel tudo o que vier à mente que você deseja fazer e aos poucos você vai aparando as arestas.

Outra forma de encontrar itens para sua lista é falar com amigos e familiares sobre ela e ouvir as sugestões deles. Daí podem aparecer muitas ideias que talvez você não tivesse pensado no seu brainstorming.

Também responda a perguntas como:

  • O que eu faria se tivesse todo o tempo do mundo?
  • O que eu faria se tivesse todo o dinheiro do mundo?
  • O que eu sempre quis aprender?
  • Qual o lugar que eu sempre quis visitar?
  • Qual show eu sempre quis ir?
  • O que eu sempre quis fazer, mas não tive coragem?
  • Quais comidas eu gostaria de provar?
  • Que tipo de trabalho social eu gostaria de fazer?
  • Se eu pudesse ter 3 desejos realizados hoje, quais seriam?

5. Como organizar uma bucket list

Bucket lists são muito pessoais, por isso você deve organizá-la da maneira que faça mais sentido para você. Porém, caso você queira uma sugestão, é a seguinte: organizar por categorias e dentro das categorias especificar cada item. Algumas das categorias possíveis são:

  • Viagens;
  • Experiências sensoriais;
  • Relacionamentos;
  • Anseios profissionais;
  • Hobbies;
  • Experiências radicais e esportes;
  • Educação por prazer (cursos que não tenham nada a ver com o trabalho);
  • Comidas.

6. Quanto mais específico, melhor

É sempre mais fácil realizarmos alguma coisa quando somos específicos em relação ao que queremos. "Viajar mais" é diferente de "visitar 5 países no período de 1 ano", pois assim você tem uma meta para cumprir. E, se puder, seja mais específico ainda: conhecer França, Itália, Suécia, Espanha e Dinamarca até o fim do ano.

Mas, seja realista, França, Itália e Espanha são países próximos, assim como Dinamarca e Suécia, dessa forma é possível em uma única viagem conhecer os três primeiros e em outra viagem os outros dois. Seria mais difícil conhecer México, Japão, África do Sul, Marrocos e Suécia em um ano.

7. Não cumpra só por cumprir

O mais importante da bucket list é aproveitar aquilo que você está fazendo, é viver com mais plenitude e melhor. Não cumpra um item da lista de qualquer jeito só para falar que cumpriu. O mais importante de tudo é aproveitar o momento e viver as experiências plenamente.

8. Faça quantas listas quiser

Você não precisa ter apenas uma lista que englobe tudo. Se você quer começar devagar, você pode, por exemplo, criar uma lista de 10 coisas legais para fazer antes do Natal ou 30 filmes para ver este ano e conforme você for pegando o gosto e vendo o quanto é legal cumprir uma bucket list, você pode ir fazendo listas maiores, com objetivos mais ousados.

E aí, já sabe como vai ser a sua bucket list?

Você também pode se interessar pelo nosso artigo como descobrir um hobby e como aprender dois idiomas ao mesmo tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é bucket list, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que é bucket list