Outras atividades recreativas ao ar livre

Pode entrar com comida no cinema?

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. Atualizado: 29 junho 2022
Pode entrar com comida no cinema?

Você já se perguntou se pode entrar com comida no cinema? Muita gente pode ficar com essa dúvida na hora de sair para assistir a um filme nas telonas. Afinal, comprar comida no próprio cinema pode encarecer bastante o programa, principalmente se você estiver em família.

Além disso, também é comum que as pessoas não gostem das opções de snacks e bebidas oferecidas nas salas de cinema e preferem levar de caso alguma comida que seja mais do seu gosto. Se você está com essa dúvida, não se preocupe. Hoje, no umCOMO, vamos te contar de uma vez por todas se pode ou não pode entrar com comida no cinema. Continue lendo para descobrir!

Também lhe pode interessar: O que fazer no outono

Índice

  1. Pode entrar com comida no cinema?
  2. Pode entrar com comida no Cinemark?
  3. Pode entrar com comida no UCI?
  4. Pode entrar com comida no cinema Kinoplex?
  5. Pode entrar com comida no cinema Cinépolis?
  6. Como entrar com comida no cinema

Pode entrar com comida no cinema?

Afinal, vamos a pergunta que não quer calar: pode entrar com comida no cinema? De acordo com o Procon, o consumidor tem, sim, o direito de entrar em cinemas, casas de shows e teatros com alimentos que tenham sido comprados fora do estabelecimento, desde que a comida não ofereça riscos ao local ou ao bem-estar dos frequentadores.

Em geral, é entendido pelos juízes de Direito que proibir o consumidor de entrar com comida no cinema é uma prática abusiva que configura venda casada. Afinal, ao proibir a entrada de comida comprada em outros locais, o cliente ficaria restrito a comprar apenas os alimentos vendidos no próprio cinema.

Os únicos alimentos que podem ser proibidos são aqueles que configuram algum risco à saúde ou higiene públicas. Ainda sim, o consumidor deve sempre ser avisado com antecedência de que não pode entrar com aquele alimento, através de e-mail, placas, panfletos ou outras formas de comunicação.

Muitos advogados entendem que vedar a entrada de comida nos cinemas seria ferir o artigo 39, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que determina que "É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço".

No entanto, vale lembrar que essa é uma questão que varia de acordo com a interpretação de vários juristas. Ainda não existe uma única legislação de abrangência nacional que proíba ou permita os estabelecimentos de barrarem clientes que levam comida de fora. Por isso, nossa dica é buscar o Procon da sua cidade ou estado em caso de dúvidas.

Pode entrar com comida no Cinemark?

O Cinemark é uma das maiores redes de cinema do Brasil. A empresa tem salas de cinema espalhadas em 17 estados e o Distrito Federal. Quando a pergunta é se pode entrar comida no Cinemark, a resposta é a mesma que já mencionamos anteriormente. A proibição é considerada abusiva pelo CDC, então se for impedido de entrar com alimentos comprados fora do estabelecimento, vá atrás dos seus direitos.

Leia também: Pode levar comida no avião?

Pode entrar com comida no UCI?

E pode entrar com comida no UCI? A rede UCI Cinemas (United Cinemas International Ltda.) está presente no Brasil há 20 anos em 13 cidades. A regra geral entendida para os cinemas também é válida nesse caso. Em teoria, os cinemas não podem impedir os consumidores de entrar nas salas com comidas que eles tenham trago de casa ou comprado em outro local.

Pode entrar com comida no cinema Kinoplex?

A rede de cinemas Kinoplex, conhecida anteriormente como Cinemas Severiano Ribeiro, tem mais de 100 anos de história no Brasil. Hoje, a empresa conta com 271 salas distribuídas por todo o Brasil. E se você quer saber se pode entrar com comida no cinema Kinoplex, saiba que a resposta é sim. Apesar de contar com um menu extenso de guloseimas vendidas nos cinemas da rede, o consumidor tem o direito de levar outras comidas para assistir ao filme.

Pode entrar com comida no cinema Cinépolis?

Pode entrar com comida no cinema Cinépolis, sim. A rede de cinemas, que é a maior de toda a América Latina, conta com 738 salas em 15 países do continente. Diferente de outras empresas, a Bombiniere do Cinépolis conta com um cardápio que vai além das guloseimas tradicionais, como pipoca, refrigerante e chocolates. O cinema também oferece combos com hambúrguer, batata frita, nuggets, entre outros. Ainda sim, é válido entrar com seu próprio lanche se você preferir.

Como entrar com comida no cinema

Apesar de o Código de Defesa do Consumidor entender que o consumidor tem, sim, o direito de entrar com comida no cinema, é importante usar o bom senso. Por isso, ao se perguntar "como entrar com comida no cinema", leve em consideração as dicas a seguir:

  • Opte por levar ao cinema comidas e lanches que não tenham o odor muito forte.
  • Evite fazer muito barulho ao comer no cinema para não incomodar os demais espectadores do filme.
  • Ao terminar de comer, recolha todo o seu lixo e jogue-o fora em uma lixeira apropriada. Nunca deixe a sala de cinema suja!
  • Tente levar uma quantidade moderada de comida para o cinema.
  • Leve a comida para o cinema em recipientes higiênicos, como potes de plástico, sacos próprios para snacks, ziplocks, entre outros.
  • Conheça as regras de cada rede de cinemas sobre os alimentos que são permitidos e proibidos nas salas de cinema.

Além disso, se estiver em dúvida sobre entrar ou não com comida no cinema, vale questionar o estabelecimento de antemão para evitar problemas na hora H e ser pego de surpresa. E se for impedido de entrar para assistir ao filme com comida que não tenha sido comprada na bomboniere do cinema, não deixe de conversar com o gerente para contornar a situação e explicar seus direitos. Se mesmo assim não funcionar, converse com o Procon da sua cidade.

Se gostou de saber se pode entrar com comida no cinema, você também pode se interessar por: Como fazer uma sessão de cinema para crianças.

Pode entrar com comida no cinema? - Como entrar com comida no cinema

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode entrar com comida no cinema?, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Bibliografia
  • PROCON PAULISTANO. É proibido levar comida ao cinema? Disponível em: <http://www.proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br/noticias/e-proibido-levar-comida-ao-cinema> Acesso em: 10 de junho de 2022
  • JUSBRASIL. Posso levar comida ao cinema? Disponível em: <https://alvesaraujoadv.jusbrasil.com.br/artigos/393411574/posso-levar-comida-ao-cinema> Acesso em: 10 de junho de 2022
  • STJ. STJ protege liberdade do consumidor ao condenar venda casada em cinema. Disponível em: <https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias-antigas/2019/2019-02-09_06-57_STJ-protege-liberdade-do-consumidor-ao-condenar-venda-casada-em-cinema.aspx> Acesso em: 10 de junho de 2022
  • G1. Estabelecimentos não podem proibir entrada de alimentos, diz Procon. Disponível em: <https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/04/estabelecimentos-nao-podem-proibir-entrada-de-alimentos-diz-procon.html> Acesso em: 10 de junho de 2022
  • PROCON MARANHÃO. Cinema não pode proibir a entrada de alimentos de outro estabelecimento, alerta PROCON/MA. Disponível em: <https://www.procon.ma.gov.br/cinema-nao-pode-proibir-a-entrada-de-alimentos-de-outro-estabelecimento-alerta-o-proconma/> Acesso em: 10 de junho de 2022

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pode entrar com comida no cinema?