Outras atividades recreativas ao ar livre

Como fazer bolha de sabão gigante

Como fazer bolha de sabão gigante

Você já notou como as crianças se aproximam daquele coleguinha que começa a fazer bolhas de sabão? A verdade é que é difícil não fazer isso, porque não há quem não caia na tentação de soprá-las ou fazê-las estourar, quando é possível. O problema surge quando o líquido mágico se acaba e, com ele, a diversão.

Para saber como fazer bolha de sabão gigante, continue lendo este artigo do umCOMO. Vamos te contar o que fazer, passo a passo, para aprender as técnicas mais simples e sofisticadas para fazer bolhas de sabão resistentes que não estouram em casa.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma guerra de bexigas d'água

Índice

  1. Como fazer bolhas de sabão resistentes
  2. Como fazer bolhas de sabão resistentes em casa
  3. Como fazer bolha de sabão gigante
  4. Brincadeiras com bola de sabão gigante

Como fazer bolhas de sabão resistentes

Fazer bolhas de sabão gigantes ou normais é uma atividade apreciada por adultos e crianças. Não apenas se tornou a diversão favorita das crianças no verão como inclusive em muitos casamentos tornou-se moda soprar bolhas de sabão ao invés de jogar arroz na noiva e no noivo.

Embora não exista uma data exata, acredita-se que esta atividade simples, mas extremamente divertida, remonta ao século XVII. No entanto, não foi até 1940 que uma empresa localizada em Chicago, Estados Unidos, teve a grande ideia de comercializar o líquido para fazer essas bolhas.

A verdade é que fazer bolhas de sabão evolve toda uma técnica científica que já foi estudada várias vezes, uma vez que o desempenho das bolhas de sabão resistentes dependerá dos ingredientes usados para criar o líquido de bolhas. Algumas das dúvidas mais comuns quando se trata de fazer bolhas de sabão em casa incluem saber como fazer bolhas de sabão resistentes que não estouram com facilidade e como fazer bolhas de sabão sem usar produtos tóxicos. A seguir, aqui no umCOMO, vamos te mostrar alguns métodos para criar bolas de sabão em casa de maneira fácil e eficiente.

Como fazer bolhas de sabão resistentes em casa

Uma bolha de sabão gigante, precisa ser resistente. Os ingredientes comuns para fazer o líquido de bolhas são a água e o sabão. A quantidade que se utiliza de cada um vai influenciar na força e durabilidade das bolhas de sabão, e é por isso que às vezes um terceiro ingrediente é adicionado à combinação: glicerina. Este composto torna as bolhas de sabão mais resistentes, fazendo-as durar mais tempo. Se você quer saber como fazer bolha de sabão que não estoura com glicerina, aqui estão algumas receitas eficazes.

Como fazer bolha de sabão com glicerina

Para fazer bolhas de sabão resistentes, você deve adicionar glicerina à solução do sabão.

  1. Você vai precisar de 1 xícara de água morna, 1 colher de sopa de glicerina base (ou glicerina para fazer sabão), 2 colheres de sopa de açúcar e 1/3 xícara de sabão líquido.
  2. Misture todos os ingredientes e deixe descansar por aproximadamente 15 minutos para estabilizar. Tenha em mente que o açúcar deve estar completamente dissolvido na água antes de adicionar o sabão.

Se você não conhece este produto e quer aprender mais sobre ele antes de usá-lo, não perca este artigo que fala de quais são os usos da glicerina.

Como fazer bola de sabão sem glicerina

Retirar a glicerina da mistura pode tornar as bolhas de sabão menos resistentes. Mesmo assim, com esta mistura simples, você conseguirá bolhas finas e leves que irão divertir toda a família. Para fazer bolhas de sabão sem glicerina em casa, você precisará de 1 xícara de água para ½ xícara de detergente ou sabão líquido para louças. Nós do umCOMO recomendamos que você evite sabonetes cremosos e aposte naqueles de tipo transparente, pois eles são geralmente mais eficazes.

Receita de bolha de sabão que não estoura

Embora pareça surpreendente, esta receita permitirá que você faça bolhas de sabão que não estouram e que quicam em superfícies macias, como roupas ou grama.

  1. Para preparar, você precisará de: gelatina, glicerina, água e sabão. Dissolva 4 colheres de sopa de gelatina em ¾ xícara de água morna.
  2. Em seguida, adicione o sabão e a glicerina para conseguir fazer bolhas de sabão resistentes e duráveis. Esta preparação funciona melhor se a mistura for mantida quente e se for deixada descansando por 15 minutos.
  3. Depois que passar este tempo, ela estará pronta para uso!

Como fazer bolha de sabão resistente com xarope de milho

Outra receita alternativa para fazer bola de sabão é adicionar xarope de milho à fórmula, que é a seguinte: 3 partes de água, para 2 partes de detergente e 1 parte de xarope de milho ou açúcar.

  1. Comece misturando apenas a água e o xarope de milho;
  2. O xarope é mais grosso, portanto, é importante mexer bastante;
  3. Quando essa mistura estiver com um aspecto homogêneo, acrescente o detergente;
  4. Essa é uma fórmula para fazer bolhas de sabão gigantes e resistentes que pede um pouco mais de tempo. Com quanto mais antecedência você puder prepará-la antes de fazer as bolhas de sabão gigantes, melhor. O ideal é que ela possa descansar por 2 dias sem mexer nela.
  5. Então, você já terá uma fórmula potente para fazer uma bolha de sabão gigante e resistente!

Como fazer bolha de sabão gigante com maizena

Outra opção é utilizado amido de milho na receita das bolhas de sabão gigantes. O resultado serão bolhas resistentes que não estouram. A fórmula é a seguinte:

  1. Encha uma bacia com 12 xícaras de água;
  2. Adicione 1 xícara de maizena misturada com água e dissolva na bacia com água, mexendo bem;
  3. Acrescente, então, 1 xícara de detergente, 2 colheres pequenas de glicerina e 2 colheres pequenas de fermento químico;
  4. Misture tudo até conseguir um líquido homogêneo;
  5. Deixe a mistura descansar por 1 hora, mas se você perceber que a maizena começa a descer para o fundo da bacia, mexa-a suavemente;
  6. Agora você já tem uma receita prontinha para fazer uma bolha de sabão gigante.

Abaixo você confere opções de instrumentos para fabricar o aro da bolha de sabão gigante.

Como fazer bolha de sabão gigante - Como fazer bolhas de sabão resistentes em casa

Como fazer bolha de sabão gigante

A seguir, falaremos sobre os utensílios necessários para fazer bolhas de sabão gigantes e simples.

O instrumento mais comum para fazer bolhas de sabão são os aros que vêm dentro dos tubos de sabão líquido. No entanto, eles também podem ser fabricados de outras formas mais caseiras com a mesma eficiência para fazer bolhas de sabão gigantes.

Como fazer bolhas de sabão gigantes: aro simples

  1. Para fazer seu próprio aro para bolha de sabão gigante, pegue um cabide de roupas de arame e, com a ajuda de um alicate, desenrole o gancho.
  2. Em seguida, estique um pouco o arame, corte-o de maneira que fique reto e enrosque-o para formar um círculo completamente fechado.
  3. Se a intenção é brincar com crianças e você quer evitar que se machuquem, pegue um limpador de canos e faça um círculo com uma ponta.
  4. Certifique-se de juntar o fechamento do círculo à base para que ele não se abra no momento do uso. Outra forma simples de fazer o aro para fazer bolha de sabão gigante, e na qual as crianças também podem participar, é unir 4 canudos.
  5. Você só precisa cortá-los ao meio e juntá-los com um fio ou cordão antes de introduzir uma extremidade no sabão líquido e soprar na outra.

Como fazer bolhas de sabão gigantes com canudos

  1. Se o que você quer é fazer bolha de sabão gigante com canudinho, pegue dois canudos e atravesse-os com um fio de arame.
  2. Amarre as extremidades do arame e certifique-se de que seu soprador fique com a forma de um quadrado. Coloque a mistura de sabão que você preparou em uma tigela para ponche ou em qualquer outro recipiente grande, insira o seu instrumento de bolha de sabão e levante-o rapidamente.
  3. Se você mover o instrumento rapidamente de um lado para o outro, conseguirá bolhas grandes e alongadas que vai aproveitar ao máximo.

Bolha de sabão gigante com raquete

Outra opção bem simples para fazer aquela bolha de sabão gigante perfeita é utilizar uma raquete sem as cordas. O oco da raquete e o cabo perfeito para segurar, são uma opção simples e eficaz na hora de fazer uma bolha de sabão gigante.

Sugestão: Como fazer experiências com ar

Brincadeiras com bola de sabão gigante

Agora que você já sabe como faze bolha de sabão gigante, só precisa incluir as crianças e se divertir muito com elas. Algumas ideias de brincadeiras com bolhas de sabão gigante são:

  • Concurso da maior bolha de sabão: não tem segredo. Basta estimular os participantes a fazerem bolhas de sabão gigantes e ver quem consegue a maior bolha de sabão gigante;
  • Corrida de bolhas de sabão: isso mesmo! Essa brincadeira consiste em ver qual bolha de sabão gigante voa mais alto ou chega mais longe;
  • Uma bolha dentro da outra: com muito cuidado, utilizando a técnica do canudinho, é possível fazer uma bola de sabão dentro de outra, sem estourá-las.

Veja também: 10 brincadeira com bexigas para crianças

Como fazer bolha de sabão gigante - Brincadeiras com bola de sabão gigante

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolha de sabão gigante, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Sandro macedo
Gostaria de saber qual receita de bolha de sabão é a mais eficiente, vi uma receita com álcool e outra com Veja multiuso, qual a função desses produtos?
1 de 3
Como fazer bolha de sabão gigante