Viajes en tren

Primeiro metrô do mundo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 13 fevereiro 2024
Primeiro metrô do mundo

Os metrôs são usados ​​hoje por milhares de pessoas, mas poucos imaginam há quanto tempo foram construídos ou as histórias que escondem, os grandes escritores que por lá viajaram ou os cidadãos que os usaram para fugir das guerras. Destacam-se também aqueles que não puderam usar do meio de transporte por ter acesso restrito por motivos discriminatórios, assim como outras pessoas que ficaram para a história.

Ou seja, não se trata apenas de metrôs, mas de todo o significado histórico que existe entre a sua construção e os seus vagões. Entre os metrôs mais antigos está o de Londres, inaugurado em 1863, seguido pelo metrô de Istambul; existem também outros muito antigos, como o de Budapeste ou o de Paris.

A seguir contaremos no umCOMO sobre o primeiro metrô do mundo, bem como algumas particularidades dele.

Também lhe pode interessar: Maiores catedrais do mundo

Índice

  1. O primeiro metrô do mundo: Londres (1863)
  2. Istambul (1875)
  3. Chicago (1892)
  4. Glasgow (1896)
  5. Budapeste (1896)
  6. Paris (1900)
  7. Berlim (1902)
  8. Nova York, o metrô que está sempre aberto (1904)
  9. Buenos Aires (1913)
  10. Madri (1919)
Ver mais >>

O primeiro metrô do mundo: Londres (1863)

Todos concordam que o metrô de Londres é o mais antigo que existe, desde que foi inaugurado em 1863, especificamente em 10 de janeiro daquele ano. Naquela época, o que se usava eram locomotivas a vapor. Atualmente, existe uma rede subterrânea que conta com mais de 400 quilômetros de linhas que estão ativas e podem transportar pessoas para qualquer ponto da cidade grande. Quem quiser explorar um pouco esse tema pode ir ao Museu dos Transportes de Londres.

Primeiro metrô do mundo - O primeiro metrô do mundo: Londres (1863)
Imagem: Reprodução/Eulixe

Istambul (1875)

Este é o segundo metrô mais antigo do mundo e o primeiro de toda a Europa continental. Começou a operar em 1875. Tem uma distância curta, apenas 573 metros, mas uma capacidade enorme, já que pode transportar mais de 10 mil passageiros por dia.

Primeiro metrô do mundo - Istambul (1875)
Imagem: Reprodução/TRT Espanhol

Chicago (1892)

Começou a operar em 1892, seu nome vem do termo 'elevado', pois possui áreas em que o trem sobe à superfície. É um dos mais utilizados no mundo, podendo transportar mais de 60 mil pessoas por semana. Fazendo este passeio de trem, você poderá conhecer diversos atrativos da cidade.

Primeiro metrô do mundo - Chicago (1892)
Imagem: Reprodução/Chicago History Today

Glasgow (1896)

Além de ser um dos metrôs mais antigos do mundo, também é muito particular, pois, em 1896, quando começou a operar, possuía uma única linha que era circular e que, além disso, se conserva até hoje, mas claro renovado.

Primeiro metrô do mundo - Glasgow (1896)
Imagem: Reprodução/Glasgow Live

Budapeste (1896)

Possui 52 estações e apenas 4 linhas. Em 1896 foi ativada sua primeira linha, que foi declarada Patrimônio da Humanidade em 2002. Quem se aproxima pode sentir-se em outra época, já que algumas partes mantêm sua decoração antiga.

Primeiro metrô do mundo - Budapeste (1896)
Imagem: Reprodução/La Vanguardia

Paris (1900)

Sua primeira linha começou a operar em 1900 e depois foram instaladas diferentes bocas de ferro forjado, inspiradas no movimento artístico Art Nouveau. O acesso ao metrô de Paris no ano de 1900, e durante muito tempo, foi separado em duas classes: primeira classe e segunda classe.

Primeiro metrô do mundo - Paris (1900)
Imagem: Reprodução/ Paris Secret

Berlim (1902)

Em uma hora pode percorrer 72 quilômetros, tem mais de 170 estações e cerca de 159 quilômetros de trilhos. Fez parte de acontecimentos históricos importantes. Durante a Segunda Guerra Mundial foi usado como bunker e de 1945 a 1989, os cidadãos de Berlim Oriental não podiam entrar nele livremente, pois era restrito ao bunker. Há um tour com o qual você pode aprender mais sobre esses acontecimentos do Muro de Berlim e a Guerra Fria.

Primeiro metrô do mundo - Berlim (1902)
Imagem: Reprodução/Berliner-verkehrsseiten

Nova York, o metrô que está sempre aberto (1904)

Começou a operar em 1904. Sua construção exigiu a mão de obra de mais de 3.000 trabalhadores e no primeiro dia de operação movimentaram-se cerca de 128.000 pessoas. A partir deste metrô você pode visitar locais emblemáticos, como o MoMa ou o Empire State. A melhor notícia é que este metrô funciona 24 horas por dia.

Primeiro metrô do mundo - Nova York, o metrô que está sempre aberto (1904)
Imagem: Reprodução/El Mundo

Buenos Aires (1913)

Foi inaugurado em 1913 e é emblemático por ter sido o primeiro metrô construído na América Latina. Além disso, é também o mais antigo de toda a América do Sul. Começou a operar entre o trecho que começa na Plaza de Mayo até a Plaza Miserere. Esta foi sua primeira turnê histórica. Hoje continua atraindo muita gente, graças ao fato de possuir murais que apresentam obras artísticas.

Uma curiosidade é que, entre as suas decorações, há alusões a paisagens e monumentos que são da Espanha. Isso porque, após a Guerra Civil Espanhola, muitas pessoas decidiram começar uma nova vida na Argentina. Como emigrantes, um dos seus locais preferidos eram as estações com os murais, que os ajudavam a recordar a Espanha, mantendo assim viva a história das suas origens.

Primeiro metrô do mundo - Buenos Aires (1913)
Imagem: Reprodução/Wikipédia

Madri (1919)

Madri tem um dos metrôs mais antigos do mundo e, de fato, foi o primeiro metrô da Espanha. La Latina, Gran Vía e Moncloa podem ser visitadas através da viagem de metrô, o qual começou a operar em 1919, graças ao rei Alfonso XIII, que o inaugurou no dia 17 de outubro. Quem passeia por esta bela cidade pode pegar o bonde e ir até a estação Chamberí, que está abandonada e cheia de mistérios.

Você pode estar interessado em aprender mais sobre Como se deslocar por Barcelona.

Primeiro metrô do mundo - Madri (1919)
Imagem: Reprodução/Ediciones de la libreria

Se pretende ler mais artigos parecidos a Primeiro metrô do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/Eulixe
Imagem: Reprodução/TRT Espanhol
Imagem: Reprodução/Chicago History Today
Imagem: Reprodução/Glasgow Live
Imagem: Reprodução/La Vanguardia
Imagem: Reprodução/ Paris Secret
Imagem: Reprodução/Berliner-verkehrsseiten
Imagem: Reprodução/El Mundo
Imagem: Reprodução/Wikipédia
Imagem: Reprodução/Ediciones de la libreria
1 de 11
Primeiro metrô do mundo