Ideias para escrever

Como escrever um poema

Como escrever um poema

A poesia é uma criação literária que acompanha o homem desde quase suas origens. Expressar os sentimentos de forma escrita e poética é algo que achamos que só os grandes literatos podem fazer, mas também é uma atividade que pode estar ao alcance de sua mão. Ainda que seja difícil de acreditar, não é uma tarefa "divina" o fazer poesia e se realmente deseja isso, você também poderá criar belos poemas que expressem todo o seu sentimento. Em umComo.com.br explicamos como escrever um poema.

Também lhe pode interessar: Como fazer um poema de amor

Passos a seguir:

1

Ler muito é essencial para exercer a arte da escrita, seja qual for o gênero. A leitura permite ampliar o vocabulário, desenvolver sua imaginação, sentido crítico e criatividade. Neste caso, é aconselhável ler muita poesia para se adentrar no gênero e conhecer suas características.

2

Centre-se em um sentimento, o que quiser expressar: amor, ciúmes, ódio, medo... Deixe-o fluir, sinta-o, deixe que se apodere de você e depois pense em tudo que passou, em como se sentiu, o que lhe sugeriu.

3

No momento em que se sentir com vontade, pegue um papel e lápis e escreva tudo que esse sentimento lhe inspirou a focar e a se expressar. Escreva sem medo e sem pudores sobre o que tem vivido, como isso lhe toca.

4

Às vezes os sentimentos não podem se expressar com palavras. Se encontra uma situação em que não sabes como nomear alguma de suas experiências, compare-a com algo que lhe tenha acontecido, deixe voar sua imaginação e escreva.

5

Quando tiver seu poema, leia-o em voz alta e assim poderás verificar se há algo que não chegue a gostar e que desejaria mudar. Tenta aprimorar, assim que estiver como gosta, não penses mais em retocá-lo.

6

Se durante a escrita não souber como continuar, deixe-o de lado e não escrevas mais. Guarde o que tiver e não pense mais nisso. Volte a retomá-lo quando tiver inspiração e vontade, pois na arte muitas vezes é necessário trabalhar várias vezes em algo para chegar aos resultados que desejamos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um poema, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos

  • Deixe fluir os sentimentos e a imaginação.
  • Escreva só nos momentos de inspiração, sem os forçar.
  • Se pensar em alguém quando escrever, presenteie depois o poema para essa pessoa.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ivanil caldas pereira
quero ensinar os meus alunos escrever poemas, não sei como devem começar.
Como escrever um poema