PARTILHAR

Como escrever uma carta para um senador

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como escrever uma carta para um senador
Imagem: tempora-mores.blogspot.pt

Sendo o senador uma figura importante no controlo do poder de um país, é natural que os cidadãos sintam necessidade de se dirigir a ele. A melhor forma de contatar com um senador é através do envio de carta, um procedimento formal e correto para lhe comunicar o que é pretendido, ao invés de esperar por ele à porta do parlamento, sem grandes chances. Para que você não sinta dificuldades em saber como escrever uma carta para um senador, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e consiga uma carta exemplar!

Também lhe pode interessar: Como escrever uma carta de amor
Passos a seguir:
1

Se prepare para escrever a carta no computador, pois uma carta digitada tem uma aparência muito mais cuidada que uma carta escrita à mão, além do seu texto ser mais legível.

2

Use um programa de escrita simples, como o Microsoft Word e selecione um tipo de letra padrão, como o Times New Roman ou Arial, em tamanho 12.

3

Inicie a carta do lado direito, escrevendo a data por extenso. Faça um parágrafo e, do lado esquerdo, se dirija à pessoa em questão, usando a fórmula "Excelentíssimo Senhor Deputado", "Excelentíssimo Senhor Senador da República" ou ainda "Ilustríssimo Senhor Senador Federal do Estado (...)", seguido do nome da pessoa.

Como escrever uma carta para um senador - Passo 3
Imagem: chicoalmir.blogspot.pt
4

A carta deve ser redigida segundo os critérios de uma carta formal, por isso adote um estilo de escrita cuidado, evitando os erros ortográficos, tratando na terceira pessoa do plural o indivíduo a quem se dirige ou, de preferência, tratando-o pelo seu nome e cargo. Consulte o nosso artigo "Como escrever cartas a dignatários" para obter mais conselhos relativos à sua carta para o senador.

5

Comece o corpo da carta apresentando-se: "O meu nome é (...), sou um cidadão brasileiro residente em (...)", fornecendo os dados necessários para criar sua identidade. Em seguida apresente o motivo pelo qual escreveu a carta, iniciando com "Venho por este meio", seguido de "dar a conhecer", "informar o Excelentíssimo Senhor", "solicitar", etc.

6

Sua carta deverá ser breve tendo, no máximo, 2 páginas e apresentar o conteúdo de forma clara. Para isso faça uso dos parágrafos, em que cada um encerra uma determinada ideia, enunciada sem grandes rodeios.

Como escrever uma carta para um senador - Passo 6
Imagem: greenpeaceportoalegre.blogspot.pt
7

Se sua carta visa criticar as ações levadas a cabo pelo senador ou políticas que ele defende, se lembre também de sugerir soluções para os problemas apresentados. Desta forma você não se limitará a criticar, será também um cidadão corretamente participante na vida política.

8

Confira à sua carta um sentido de consciência e unidade, referindo como o problema em questão afetará você e seus membros da comunidade ou outras pessoas relacionadas. Por outro lado, se você redigir a carta para elogiar o senador, fale apenas em seu nome ou em nome do grupo que você representa.

9

Quando tiver apresentado todas as ideias, finalize a carta com uma conclusão, relembrando o que o levou a escrevê-la, as questões que o atormentam e o que você defende. Se fizer questão de obter uma resposta à sua carta, solicite-a educadamente.

Como escrever uma carta para um senador - Passo 9
Imagem: vitalidadeintegrada.wordpress.com
10

Termine com um cumprimento, que pode ser "Atenciosamente", "Respeitosamente", Grato pela atenção dispensada", sua assinatura manuscrita ou inserida no documento e acompanhada do seu nome por extenso, e seus contatos telefônicos e endereço para obter uma possível resposta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma carta para um senador, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
edvan
escrever uma carta a um senador da republica com a finalidade de nomeação em seu gabinete no cargo de assessor de orçamento com as intenções de ideias de como contribuir em seu mandado.
Como escrever uma carta para um senador
Imagem: tempora-mores.blogspot.pt
Imagem: chicoalmir.blogspot.pt
Imagem: greenpeaceportoalegre.blogspot.pt
Imagem: vitalidadeintegrada.wordpress.com
1 de 4
Como escrever uma carta para um senador

Voltar ao topo da página ↑