Como escrever uma carta para um senador
Sendo o senador uma figura importante no controlo do poder de um país, é natural que os cidadãos sintam necessidade de se dirigir a ele. A melhor forma de contatar com um senador é através do envio de carta, um procedimento formal e correto para lhe comunicar o que é pretendido, ao invés de esperar por ele à porta do parlamento, sem grandes chances. Para que você não sinta dificuldades em saber como escrever uma carta para um senador, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e consiga uma carta exemplar!
Passos a seguir:
Se prepare para escrever a carta no computador, pois uma carta digitada tem uma aparência muito mais cuidada que uma carta escrita à mão, além do seu texto ser mais legível.
Use um programa de escrita simples, como o Microsoft Word e selecione um tipo de letra padrão, como o Times New Roman ou Arial, em tamanho 12.
Inicie a carta do lado direito, escrevendo a data por extenso. Faça um parágrafo e, do lado esquerdo, se dirija à pessoa em questão, usando a fórmula "Excelentíssimo Senhor Deputado", "Excelentíssimo Senhor Senador da República" ou ainda "Ilustríssimo Senhor Senador Federal do Estado (...)", seguido do nome da pessoa.
A carta deve ser redigida segundo os critérios de uma carta formal, por isso adote um estilo de escrita cuidado, evitando os erros ortográficos, tratando na terceira pessoa do plural o indivíduo a quem se dirige ou, de preferência, tratando-o pelo seu nome e cargo. Consulte o nosso artigo "Como escrever cartas a dignatários" para obter mais conselhos relativos à sua carta para o senador.
Comece o corpo da carta apresentando-se: "O meu nome é (...), sou um cidadão brasileiro residente em (...)", fornecendo os dados necessários para criar sua identidade. Em seguida apresente o motivo pelo qual escreveu a carta, iniciando com "Venho por este meio", seguido de "dar a conhecer", "informar o Excelentíssimo Senhor", "solicitar", etc.
Sua carta deverá ser breve tendo, no máximo, 2 páginas e apresentar o conteúdo de forma clara. Para isso faça uso dos parágrafos, em que cada um encerra uma determinada ideia, enunciada sem grandes rodeios.
Se sua carta visa criticar as ações levadas a cabo pelo senador ou políticas que ele defende, se lembre também de sugerir soluções para os problemas apresentados. Desta forma você não se limitará a criticar, será também um cidadão corretamente participante na vida política.
Confira à sua carta um sentido de consciência e unidade, referindo como o problema em questão afetará você e seus membros da comunidade ou outras pessoas relacionadas. Por outro lado, se você redigir a carta para elogiar o senador, fale apenas em seu nome ou em nome do grupo que você representa.
Quando tiver apresentado todas as ideias, finalize a carta com uma conclusão, relembrando o que o levou a escrevê-la, as questões que o atormentam e o que você defende. Se fizer questão de obter uma resposta à sua carta, solicite-a educadamente.
Termine com um cumprimento, que pode ser "Atenciosamente", "Respeitosamente", Grato pela atenção dispensada", sua assinatura manuscrita ou inserida no documento e acompanhada do seu nome por extenso, e seus contatos telefônicos e endereço para obter uma possível resposta.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma carta para um senador, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.