Outros Jogos para crianças

Brincadeiras com bola na educação infantil

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 26 setembro 2022
Brincadeiras com bola na educação infantil

Em meio a toda essa era tecnológica em que parece que as pessoas vivem conectadas a uma tela, a educação dos pequenos é um desafio e uma busca pelo equilíbrio entre a educação digital e o desenvolvimento de suas capacidades físicas ao ar livre. Apesar de cada vez mais crianças preferirem brincar com seus celulares do que sair com os seus amigos na rua, a verdade é que hoje temos uma vasta gama de jogos que podem incentivá-los e animá-los a jogar com os seus amigos ao ar livre, praticar esportes e desenvolver todas as suas habilidades psicomotoras.

Nem sempre você precisa focar as aulas em futebol ou basquete, os professores hoje têm muitas ferramentas para entreter e educar os pequenos e é por isso que, neste artigo do umCOMO, vamos dar algumas ideias de brincadeiras com bola na educação infantil para que, se você tem filhos, sobrinhos ou se dedica ao ensino, possa escolher entre diferentes opções.

Também lhe pode interessar: Brincadeiras com crianças

Índice

  1. Queimada
  2. Bola voadora
  3. 21
  4. Bola envenenada
  5. Bandeira
  6. Um, x, dois
  7. Ladrão de bola
  8. Gêmeos siameses

Queimada

Um dos jogos infantis com bola mais clássicos parajogar de forma divertida e ágil é a queimada. Os meninos e as meninas devem ser divididos em dois grupos iguais e o jogo consiste em cada equipe ter que eliminar os membros do outro lado jogando a bola e tentando acertar alguém. Quem for tocado pela bola é eliminado, sai de campo e vence a equipe que eliminar todos os seus adversários.

Se quiser conhecer as regras da queimada, confira o nosso outro artigo.

Brincadeiras com bola na educação infantil - Queimada

Bola voadora

Este jogo é ideal para grupos de crianças pequenas, pois incentiva a coordenação em equipe. Você precisa de um pano grande que todos vão segurar em um círculo. No centro, devem ser colocadas bolas de plástico leves do tamanho de bolas de tênis, que podem ser das cores usuais usadas para piscinas de bolinhas, e todos devem jogá-las ao ar. O objetivo é coletar o maior número de bolas com o pano após lançá-las.

Brincadeiras com bola na educação infantil - Bola voadora

21

Se você tem uma quadra de basquete, não há jogo melhor que o 21. Essa atividade não serve apenas como treino para praticar a pontuação, mas também é muito ágil e divertida para jogar com os amigos. O objetivo é ser o primeiro a atingir 21 pontos. Para fazer isso, você deve atirar de diferentes distâncias: um metro um ponto, dois metros dois pontos e três metros três pontos.

Brincadeiras com bola na educação infantil - 21

Bola envenenada

Este jogo é ideal para desenvolver a agilidade mental dos pequenos. Suas regras são muito simples: todos ficam em círculo e uma pessoa no centro propõe um tema e joga a bola para um deles. Por exemplo, se a pessoa do centro disser “inverno”, a pessoa que receber a bola dirá algo relacionado e passará para o próximo (neve, frio, Natal, etc.). Quando um deles disser "veneno" na sua vez, o próximo deve ficar em silêncio e, se não o fizer, será eliminado.

Este jogo é como se fosse uma batata quente, porém mais elaborado!

Bandeira

Este é uma das melhores brincadeiras com bola na educação infantil e também é muito conhecido e popular. A cada pessoa é atribuído um país antes de começar e a pessoa da vez deve jogar a bola para cima gritando um dos nomes dos países que foram atribuídos aleatoriamente. A pessoa com aquele país designado deve correr para procurar a bola que está no ar e, ao pegá-la, terá a oportunidade de dar até três passos para se aproximar de um companheiro e tentar eliminá-lo batendo nele com a bola.

Um, x, dois

Este jogo tem um ar semelhante ao vôlei, mas é muito mais rápido e dinâmico. Com apenas três movimentos, os participantes devem ser capazes de eliminar um dos adversários, vencendo a equipe que eliminar primeiro todo o time adversário.

A metodologia é simples: com um leve toque dos dedos, a primeira pessoa tem que passar a bola para um participante dizendo em voz alta "um", quem receber tem que passar para o próximo dizendo "x", mas a terceira pessoa que a receber, em vez de passá-la, deve tentar eliminar dando a bola a outro participante ao grito de "dois".

Ladrão de bola

O jogo do ladrão de bolas é muito divertido e popular entre as crianças, pois exige agilidade e velocidade. Cada um dos participantes terá uma bola para participar, exceto um deles, que será o ladrão. Durante o jogo, todos terão que começar a quicar a bola dentro de sua área enquanto o ladrão tentará roubá-la. Se ele conseguir, aquele que ficar sem a bola torna-se o ladrão.

Gêmeos siameses

Este jogo requer grande concentração e compenetração e é ideal para jogar em grupo. Antes de começar, os participantes devem se reunir em duplas e o objetivo principal será que ambos mantenham a bola entre eles sem que ela caia. Para fazer isso, eles devem ser colocados com as costas um contra o outro, colocando a bola entre as duas costas e segurada por uma corda na cintura. Os animadores devem desenhar uma pista de obstáculos e os participantes devem conseguir concluir o trajeto antes que a bola caia no chão.

Se gostou desta lista de brincadeiras com bola na educação infantil, recomendamos que descubra estas brincadeiras ao ar livre para crianças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras com bola na educação infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Brincadeiras com bola na educação infantil