menu
Partilhar

Brincadeiras com crianças

 
Por Maria Antônia Rocha. 17 janeiro 2022
Brincadeiras com crianças

Brincar é essencial para o desenvolvimento infantil. É o que demonstra um estudo da Universidade de Brasília[1], segundo o qual "A brincadeira permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir-se a si mesma, aprender a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo". Seja para praticar habilidades motoras, fazer amizades ou se divertir, as brincadeiras com crianças tem um papel importante na vida dos pequenos, e cabe aos adultos estimulá-las no dia a dia. Por isso, aqui neste artigo do umCOMO reunimos algumas ideias de atividades para fazer com as crianças. Confira!

Também lhe pode interessar: Salada mista: brincadeira

Como inserir brincadeiras com crianças no dia a dia

Além de ser uma ótima forma de acelerar o desenvolvimento infantil e a criatividade, as brincadeiras para crianças também representam uma oportunidade para os pais se engajarem na vida dos filhos e passarem tempo de qualidade juntos. Se o seu/sua filho/a já tem uma rotina pré-definida, que inclua momentos como refeições, ir à escola e cursos extracurriculares, vale a pena tentar encaixar um espaço no dia a dia para as brincadeiras.

A dica é identificar as atividades que as crianças mais gostam de fazer: assim, o momento de brincar não se torna mais uma obrigação, e sim uma diversão extra no cotidiano.

Para os pais que querem estimular as crianças a desenvolver independência, pode ser interessante estimular brincadeiras que elas possam fazer sozinhas. Quando os pequenos brincam sozinhos, eles aprendem a lidar com o tédio, aguçam a imaginação e podem desenvolver habilidades como resolução de problemas e resiliência. Conforme indica o pediatra Kenneth R. Ginsburg[2] em um artigo para a American Academy of Pedriatics: "Crianças lidam com ansiedade e estresse brincando de forma livre. É uma forma natural de construir resiliência".

Confira algumas sugestões de como incluir brincadeiras com crianças no dia a dia:

  • Passe um tempo brincando com a criança antes de deixá-la sozinha
  • Deixe a criança escolher do que quer brincar
  • Elogie as ideias da criança e faça perguntas para participar ativamente da brincadeira
  • Permita que a criança fique entediada para que ela possa bolar ideias para superar o tédio por conta própria
  • Ensine pelo exemplo, mostrando para a criança que você também faz atividades sozinho(a) no seu tempo livre

Brincadeiras legais para crianças

Quer conhecer algumas opções de brincadeiras para fazer com crianças? Preparamos uma seleção especial abaixo:

1) Brincadeiras ao ar livre

Levar as crianças para brincar ao ar livre traz inúmeros benefícios para a saúde e ainda pode ajudar a melhorar o humor:

  • Jogar futebol na grama
  • Construir castelos de areia na praia
  • Apostar corrida em um parque
  • Fazer bolhas de sabão
  • Circuito de corrida com obstáculos
  • Competição de bexiga d'água

2) Brincadeiras para fazer em casa com crianças

Seu/sua filho/a gosta de passar mais tempo dentro de casa? Sem problemas! Mesmo sem sair do conforto do lar, ainda existem várias brincadeiras que podem manter crianças entretidas:

  • Atividades manuais: massinha, pintura, desenhos, recorte e colagem, entre outros trabalhos manuais, são exemplos de brincadeiras que, além de divertidas, ajudam a desenvolver habilidades psicomotoras e criatividade.
  • Brincadeiras em família: se está procurando brincadeiras para crianças que vão divertir toda a família, que tal jogar uma partida de mímica? Estátua, passa anel, telefone sem fio, caça ao tesouro são outras opções fáceis e práticas para jogar em casa.
  • Estimule a criatividade e imaginação: faça com que seu filho se divirta imaginando outras realidades e criando histórias. Teatro de fantoche, detetive, acampamento e cabana de lençóis também são ótimas pedidas para isso.
  • Jogos de tabuleiro ou cartas: para crianças mais velhas, jogos de tabuleiro tem o potencial de estimular o raciocínio lógico e a auto estima. Jogos como UNO, Perfil, Dooble e jogo da memória podem trazer boas doses de risadas para os pequenos.
  • Cozinha: que tal conseguir uma mãozinha na cozinha estimulando seus filhos a ajudarem a preparar biscoitos, bolos e outras doçuras? Assim, eles têm contato desde cedo com a textura dos alimentos e podem se divertir participando da preparação da comida - e experimentando depois!

Além das brincadeiras para crianças tradicionais, você também pode criar atividades com materiais que tenha em casa. Em vez de jogar fora garrafas PET vazias e tampinhas de garrafas, junte-se com seus filhos e crie novas brincadeiras do zero. Com uma caixa de ovos velha, por exemplo, faça furos no fundo de cada curva e peça para o seu filho encaixar cotonetes ou palitos nos buracos.

Para ter inspiração, confira nosso outro artigo: Jogos em família em casa.

3) Brincadeiras para duas crianças

As brincadeiras para duas crianças são ideais para as famílias que tem uma dupla de filhos/as, principalmente se eles/as tiverem idades próximas. Brincar a dois estreita os laços familiares entre os irmãos, além de fazer com que a criança aprenda a lidar com as diferenças, saiba ouvir opiniões diferentes da sua e respeite o outro mesmo quando divergirem. Tamém são opções ideais quando seu filho/a recebe um/a amiguinho/a em casa.

A seguir, trouxemos ideias de brincadeiras para duas crianças:

  • Contar histórias: os pequenos se revezam em turnos. O primeiro precisa inventar uma história e o segundo complementa o conto com novos personagens, cenários e ideias. Depois, eles invertem os papeis. Assim, as crianças interagem e estimulam a imaginação e a fantasia.
  • Esconde esconde: perfeito para quem tem uma casa com vários cômodos. Uma das crianças vira de costas para a parede e conta até 30 com os olhos fechados. Enquanto isso, a outra corre para se esconder. Quando a primeira terminar de contar, ela deve procurar a segunda, que por sua vez deve tentar voltar ao lugar inicial antes que seja pega.
  • "Quem sou eu?" é uma brincadeira perfeita para duas crianças. Uma delas pensa em um personagem ou celebridade e escreve em um papel, que será colado na testa da outra. Quem estiver com o cartaz na testa deve fazer perguntas para tentar adivinhar quem é a pessoa que está escrita no papel.
  • Jogo da velha: o jogo da velha é perfeito para brincar a dois. Na brincadeira, as crianças desenham nove quadrantes no papel, cruzando duas linhas verticais e duas horizontais. Em seguida, elas escolhem quem vai ficar com cada símbolo (O ou X) e então preenchem cada quadrante com seu símbolo alternadamente. O primeiro a completar uma trinca - isto é, o mesmo símbolo na vertical, diagonal ou horizontal - vence!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras com crianças, recomendamos que entre na nossa categoria Jogos para crianças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras com crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Referências
  1. Universidade de Brasilia. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/paideia/a/yWnWXkHcwfjcngKVp6rLnwQ/?lang=pt> Acesso em: 11 de janeiro de 2022
  2. SCHOLASTIC. How to encourage free play. Disponível em: <https://www.scholastic.com/parents/family-life/parent-child/how-to-encourage-free-play.html> Acesso em: 11 de janeiro de 2022
Bibliografia
  • CHILD DEVELOPMENT INSTITUTE. Playing with your child. Disponível em; <https://childdevelopmentinfo.com/child-development/play-work-of-children/pl5/#gs.m3te3u> Acesso em: 11 de janeiro de 2022
  • PARENTS. Learning to play with your kids. Disponível em: <https://www.parents.com/parenting/better-parenting/advice/learning-to-play-with-kids/> Acesso em: 11 de janeiro de 2022
  • TODAY'S PARENT. An age-by-age guide to playing with your kid. Disponível em: <https://www.todaysparent.com/family/family-life/how-to-play-with-your-kid/> Acesso em: 11 de janeiro de 2022

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Brincadeiras com crianças
Brincadeiras com crianças

Voltar ao topo da página