Outros Jogos para crianças

Brincadeiras para o primeiro dia de aula

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 20 junho 2022
Brincadeiras para o primeiro dia de aula

As brincadeiras para o primeiro dia de aula são clássicos para fazer com as crianças quando elas voltam do recesso escolar. Os professores adoram fazer esse tipo de exercício em sala de aula porque ele estimula a interação entre os alunos. Além disso, esse exercício é uma ótima forma de conhecer melhor a individualidade de cada estudante, entender como ele se expressa, quais atividades ele mais gosta de fazer, como é a sua vivência em casa, entre outros.

Pode parecer que não, mas todas essas características são de extrema importância não só para o bem-estar da criança em si como também para o seu desempenho em sala de aula. Afinal, um aluno que se sente confortável para conversar e se abrir com o professor provavelmente se sentirá mais motivado a tirar dúvidas em sala e se esforçar durante as aulas. Quer conhecer algumas dicas de dinâmicas para o primeiro dia de aula? Confira as sugestões que reunimos abaixo.

Também lhe pode interessar: Brincadeiras para colônia de férias

Brincadeiras para o primeiro dia de aula

Quando o assunto é pensar em uma dinâmica para início das aulas, usar a criatividade é essencial. Afinal, as crianças já estão acostumadas a se apresentar e contar o que fizeram nas férias. Mas se você quer uma atividade mais divertida e diferenciada, veio ao lugar certo. Aqui, reunimos algumas ideias de brincadeiras para o primeiro dia de aula que você pode adaptar para fazer com seus alunos e ganhar a simpatia deles logo de cara.

É válido pensar tanto em dinâmicas que envolvam a relação entre estudante e professor quanto em atividades que estimulem as crianças a se conhecerem e interagirem entre si. O primeiro dia de aula é uma ótima oportunidade para fazer novos amigos, e por que não estimular desde o começo que as crianças formem esses laços?

Se você se interessa por assuntos relacionados à educação infantil, confira também: Como alfabetizar uma criança.

1. Encontre um amigo

Essa primeira dica de brincadeira para o primeiro dia de aula é super simples e fácil de fazer. O professor deve preparar folhas que contenham alguns hobbies comuns entre as crianças. Alguns exemplos incluem esportes (futebol, vôlei e basquete), entretenimento (séries, filmes, música, desenhos animados), comidas (pizza, hamburguer, refrigerante, etc). Cada aluno deve receber um folheto e marcar nele quais são as coisas que eles mais gostam dentre as opções disponíveis. Em seguida, deixe os alunos livres para circular na sala e encontrar colegas que tenham interesses semelhantes. Essa é uma ótima forma de quebrar o gelo e fazer com que as crianças encontrem um primeiro tópico de conversa.

2. Jogo dos elogios

Nesse jogo, as crianças devem receber uma folha de papel e canetinhas coloridas. A folha de papel deve ser colada nas costas de cada um com fita adesiva. A ideia da brincadeira é que cada aluno escreva um elogio no papel nas costas do estudante que está sentado logo à sua frente. Seguindo esse fluxo, logo todas as crianças terão recebido elogios. Além de ser uma atividade super amigável, ela também estimula a confiança e a auto-estima dos pequenos.

3. O que você prefere?

Entre as dinâmicas para primeiro dia de aula, essa brincadeira é ótima para estimular um debate saudável entre os alunos. A ideia é preparar algumas perguntas para fazer a cada estudante, colocando duas situações hipotéticas frente a frente para descobrir como cada um deles reagiria a elas. Alguns exemplos de perguntas são:

  • Você prefere brincar ao ar livre ou dentro de casa?
  • Você prefere comer brigadeiro ou bolo?
  • Você prefere visitar o espaço por uma semana ou ficar em um resort embaixo d'água por uma semana?

Tente pensar em situações engraçadas e apropriadas para a idade das crianças. Cada aluno deve responder em voz alta qual é a sua preferência. Já o professor pode guiar e mediar o debate que com certeza vai surgir quando os outros estudantes derem suas opiniões sobre o mesmo tópico.

4. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma dinâmica para início das aulas que vai estimular a interação e o trabalho em equipe. Antes das crianças entrarem em sala, você deve esconder alguns objetos ao redor do espaço. Quando os alunos chegarem, você deve dizer a eles quais são os itens que eles precisam procurar. Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, divida a turma em grupos e ofereça um prêmio - como um chocolate, por exemplo - para o grupo que encontrar mais objetos.

5. Duas verdades e uma mentira

Entre as dinâmicas para primeiro dia de aula, "duas verdades e uma mentira" com certeza é um jogo que você já ouviu falar. Funciona assim: cada estudante deve escrever em um papel três curiosidades ou fatos sobre si mesmos e suas vidas. Mas a graça é justamente que duas das afirmações serão verdadeiras e uma será falsa. Cabe ao resto dos estudantes adivinhar qual é a informação falsa. Essa é uma brincadeira engraçada que pode levar a vários debates e estimular que os colegas se conheçam entre si.

6. Desenhar um auto-retrato

Essa dica vai para os professores interessados em artes. Para fugir um pouco do óbvio no primeiro dia de aula, pode ser interessante propor para os estudantes fazer um auto-retrato. Pode ser pintura, desenho, corte e colagem, ou um mix de todas essas coisas. É uma ótima forma de estimular a criatividade e o autoconhecimento dos pequenos.

7. Brainstorming

Que tal propor atividades para o primeiro dia de aula que incluam brainstorming de ideias? O brainstorm nada mais é do que reunir os estudantes em grupos para que todos possam dar suas opiniões e ideias sobre um determinado tópico. Como a ideia é fazer essa brincadeira no primeiro dia de aula, o tópico da discussão pode ser, por exemplo, quais as atividades que as crianças gostariam de desenvolver na disciplina ao longo do ano letivo. Assim, a criançada se sente mais participativa!

Agora você já conhece algumas opções de brincadeiras para o primeiro dia de aula. Coloque algumas das sugestões em prática e comece o ano letivo conquistando o coração dos seus alunos! Quer saber mais sobre o comportamento das crianças dentro da escola? Então confira esse artigo Como se destacar na escola.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras para o primeiro dia de aula, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Bibliografia
  • TEACH THOUGHT UNIVERSITY. 10 team-building games for the first day of class. Disponível em: <https://www.teachthought.com/pedagogy/team-building-games-first-day/> Acesso em: 27 de maio de 2022
  • PRODIGY. 17 fun first day of school activities to try. Disponível em: <https://www.prodigygame.com/main-en/blog/first-day-of-school-activities/> Acesso em: 27 de maio de 2022
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Brincadeiras para o primeiro dia de aula